Mais de 30 mil exigem demissão do governo

Dezenas de milhares de trabalhadores do sector público da Roménia, manifestaram-se, dia 27, em Bucareste, junto ao parlamento, no dia em que o governo de Emil Boc foi sujeito a uma moção de censura apresentada pela oposição social-democrata.

Enquanto cá fora, um mar de gente, 30 mil segundo dados da polícia, protestava contra os cortes dos salários, das pensões e dos benefícios sociais em geral, no hemiciclo a coligação governamental evitou a derrocada por uma escassa margem de 18 votos, num total de 471 deputados.

Na praça diante do edifício, onde estava instalado um ecrã gigante que transmitia a sessão em directo, os manifestantes vaiaram a uma só voz o primeiro-ministro sempre este usou da palavra. Esta foi uma das maiores concentrações de protesto na Roménia desde o derrube do regime socialista em 1989, convocada conjuntamente, pela primeira vez, por cinco centrais sindicais.



Mais artigos de: Europa

Greves terminam, luta prossegue

Os sectores em greve há várias semanas, em França, retomaram o trabalho após a última jornada de dia 28. Mas, no próximo sábado, 6, os franceses voltam às ruas para exigir a não promulgação da lei das pensões entretanto aprovada.

Atentado social

Os chefes de Estado e de governo da UE anunciaram, dia 29, a abertura de um processo de consultas sobre uma revisão do Tratado de Lisboa que visa impor novos constrangimentos financeiros aos estados.

Pela paz, contra a NATO

O Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL) promoveu, dia 29, em Lisboa, uma conferência subordinada ao tema «Pela paz no mundo. Contra a NATO e a militarização da UE» Como referiu a deputada do PCP, Ilda Figueiredo, esta iniciativa...

Londres e Paris assinam tratado militar

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o presidente francês, Nikolas Sarkozy, assinaram, na terça-feira, 2, um novo tratado de cooperação militar estritamente bilateral, que prevê a realização de testes conjuntos do arsenal nuclear, numa base situada na...

O espectro, o medo e o futuro

Anda um espectro pela Europa. O espectro percorre latitudes e longitudes diversas: do Báltico ao Mar Egeu, do Mediterrâneo ao Mar do Norte, do Mar Negro ao Atlântico. Milhões de homens, de mulheres e de jovens, com graus muito diversos de desenvolvimento e de...