Estudantes em luta a 10 de Novembro

Acção de protesto

No dia 10 de Novembro, os estudantes do ensino secundário e básico vão sair à rua por uma escola pública, gratuita, democrática e de qualidade para todos.

Não podemos admitir que chova dentro das escolas

Image 6021

Esta acção de luta, promovida pela Delegação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (DNAEESB), visa denunciar os cortes na Acção Social e a criação dos mega-agrupamentos, que levam a que haja menos funcionários, psicólogos e técnicos». «Este é mais um paço na privatização das escolas», refere, em nota de imprensa, a DNAEESB, onde contesta o Estatuto do Aluno, «que aumenta os poderes do director, passando unicamente por este decisões como a suspensão e expulsão, e diminui a participação dos estudantes na vida democrática da escola».

Os estudantes estão ainda contra a degradação das instituições de ensino. «Não podemos admitir que chova dentro das escolas, que não haja aquecimento no Inverno, que em muitas escolas não exista um pavilhão para a prática da educação física, que exista meia dúzia de computadores acessíveis a centenas de estudantes», salienta a DNAEESB, que alerta para «a falta de funcionários e de professores» e exige a «real implementação da Educação Sexual nas escolas» e o «fim dos exames nacionais», que, todos os anos, «barram o acesso ao ensino superior a milhares de jovens».

Os problemas no ensino secundário e básico estendem-se ainda ao aumento dos custos com a educação, à privatização dos serviços das escolas e com a intensão, por parte do Governo, de cortar nos passes sociais.

Ontem, a Associação de Estudantes da Escola Profissional de Ciências Geográficas lançou um abaixo-assinado, com o objectivo de recolher quatro mil assinaturas, a nível nacional, de modo a afirmar a importância de uma intervenção urgente do Governo para assegurar um ensino profissional que inclua, entre outras medidas, um «sério investimento», a «eliminação de propinas e de qualquer outro tipo de emolumentos» e o «desenvolvimento de medidas de apoio a estudantes através de pagamento de subsídio de alimentação, transporte e alojamento».