Editorial

DESINFORMAÇÃO ORGANIZADA

Numa situação caracterizada por uma profunda crise económica e social, por um violentíssimo ataque aos direitos...
Opinião
Actual

Em português nos entendemos

«Nós somos pela estabilidade no emprego!», respondeu, sem pestanejar, Passos Coelho à jornalista que lhe perguntou...
Actual

Fugas…

A publicação de documentos militares secretos dos EUA respeitantes à guerra do Afeganistão tem importância....
A talhe de foice

Já basta!

(...) «Basta de gente que ganha num dia aquilo que outros ganham num ano. Tem que haver alguém que ponha cobro a isto e que tenha...
Crónica Internacional

Liberdade comercial

A Wells Fargo, uma das maiores instituições financeiras dos EUA, confessou em tribunal que a sua unidade bancária...
PCP

Regionalização – entre as palavras e os actos

Recorrentemente, ditada quase sempre por razões de dispersão de atenções de outras e mais instantes questões, o tema da regionalização é retirado da forçada hibernação a que a política de direita o condenou e reintroduzido na agenda política.

Em Foco

O futuro constrói-se aqui e agora!

Inserido na campanha «Paz Sim! NATO Não!» e com o objectivo de divulgar o 17.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes – que tem lugar em Dezembro em Joanesburgo, na África do Sul –, realizou-se no fim-de-semana, em Avis, um acampamento com mais de 250 jovens de todo o País.

O inestimável valor de resistir

O Acampamento de Avis serviu também para divulgar o 17.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), que se realiza em Dezembro na África do Sul. As expectativas em torno do evento são elevadas.

Não à privatização dos CTT

Representantes de trabalhadores e utentes dos CTT garantiram que lutarão unidos para impedir a entrega do serviço público de correios ao capital privado.

PCP

Valores essenciais para o futuro do País

Jerónimo de Sousa alertou, no dia 22, para as manobras em curso em torno das propostas de revisão constitucional do PSD, lembrando que a situação actual do País resulta da convergência entre este e o PS.

Engordar à custa da extorsão e dos benefícios

Anunciados na segunda-feira, os lucros de três dos quatro maiores bancos privados nacionais confirmam, para o PCP, o «escandaloso benefício que continua a ter o sector bancário em Portugal».

Trabalhadores

Pelo direito à greve

Uma acção de protesto vai acompanhar, amanhã de manhã, a apresentação de resultados da Galp Energia. Uma resposta de luta à repressão patronal foi dada igualmente noutras empresas.

À medida dos grandes

O PCP apelou à indignação e ao protesto de trabalhadores e comerciantes, e vai confrontar o Governo para impedir que se concretize a livre abertura das grandes superfícies comerciais nos domingos e feriados.

Mais ânimo para lutar

Pela força da unidade e mobilização dos trabalhadores ou por decisão judicial, estes dois casos levam os sindicatos da CGTP-IN a reafirmar que vale a pena lutar e exercer os direitos conquistados.

Mello explora enfermeiros

No novo Hospital de Braga, inserido na rede pública mas construído em regime de parceira público-privada, com...

Pela saúde militar

Uma tribuna pública contra a destruição dos serviços de saúde dos militares e das suas famílias teve...
Assembleia da República

Mais crise, injustiças, desigualdades

A sessão legislativa não resolveu os problemas do País, antes os agravou. Quem o afirma é o PCP, para quem este quadro torna ainda mais clara a urgência de uma ruptura com esta política e o incremento de uma «política patriótica e de esquerda».

Promiscuidade e impunidade

Um dos processos que conheceu o seu epílogo na semana que antecedeu o encerramento da Assembleia da República para férias...

Problemas agravados

Os dados da execução orçamental entre Janeiro e Junho atestam que as medidas de austeridade do Governo não...

Travar mercantilismo

Não passou no Parlamento o projecto de lei do PCP que propunha a eliminação das taxas do Instituto de...
Nacional

Utentes não vão ficar parados

A Carris pôs em prática mais uma fase da «Rede 7», deixando as populações com menos transportes, lesando, sobretudo, os mais idosos e as pessoas com mobilidade condicionada.

 

Situação dramática na Madeira

A Secretaria Regional de Educação e Cultura da Madeira está a dar instruções às Delegações Escolares para reduzirem drasticamente o número de professores e educadores de infância nas escolas a tempo inteiro.

 

Relatórios contraditórios

Segundo os comunistas da Madeira, os sucessivos relatórios sobre as consequências e causas do temporal de 20 de Fevereiro,...

PCP apresenta propostas

Segundo o PCP, o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC), aprovado pelo PS e pelo PSD, prevê para o concelho de Coruche uma...

Solidariedade com Cuba

Mais de 120 cicloturistas participaram numa iniciativa de solidariedade para com a Revolução Cubana, que ligou, no...

Falar de saúde

Cerca de 50 pessoas participaram, dia 9 de Julho, na Colectividade Sporting Clube Lavradiense, no Barreiro, num debate sobre a saúde...
Europa

Sindicalistas sequestrados

Após o referendo realizado na semana passada, a administração da fábrica de caixas de velocidade da General Motors em Estrasburgo (França) prossegue a chantagem e recorre à violência para vergar os operários e os seus representantes mais consequentes.

Galiza para o povo

Milhares de galegos manifestaram-se, dia 26, nas ruas de Santiago de Compostela, em Espanha, para exigir a proclamação da Galiza como «uma nação», num protesto convocado pelo Bloco Nacionalista Galego (BNG).

<i>Amnistia</i> avisa Sarkozy

A Amnistia Internacional, em conjunto com uma série de organizações anti-racistas francesas, lançou, dia 23, um...
Internacional

«Jogos de guerra» são ameaça à paz

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) qualifica de «imprudentes» as acções militares conjuntas dos EUA e da Coreia do Sul e lembra que as manobras surgem após ambos os países terem usado o caso Cheonan para «investirem freneticamente» contra a Coreia do Norte.

Venezuela rejeita acusações

O governo bolivariano da Venezuela apelou às Nações Unidas para que se mantenham alerta para a crise desencadeada pela Colômbia e apelou à colaboração da organização na promoção de um acordo que coloque fim a um diferendo que ameaça toda a região.

Faleceu Luis Corvalán

Faleceu no passado dia 21 de Julho, aos 94 anos de idade, o ex-secretário-geral do Partido Comunista do Chile (PCC), Luis...
Temas

A curta distância do neoliberalismo ao neofascismo

Estamos, não tenhamos dúvidas, numa fase difícil da nossa vida colectiva, embora, naturalmente, resolúvel nos termos propostos pelo PCP.

Há sinais visíveis, a que importa dar combate, quanto à tentativa de imposição de uma profunda e duradoura regressão social.

Não obstante, em termos absolutos, não haver ainda no plano institucional qualquer similitude com os anos 20 e 30 do século passado em que a Europa, quase de lés-a-lés, foi varrida por regimes e ideias fascistas, a verdade é que no plano da vida social ligada ao trabalho e às prestações sociais há uma postura perfeitamente visível de impor aos trabalhadores e à população em geral o pagamento de uma factura com vários pontos de contacto com as medidas impostas, em função dos interesses dominantes das classes dominantes, por Mussolini, Salazar e outros similares.

Argumentos
Gastronomias

Pequim, outra vez

Para a Fan Shan, a Maria João e o Toi, que me cuidaram e apaparicaram –  Pequim   Ali estava eu, sentado junto a uma...
TVisto

A camisa verde

A televisão trouxe-me apenas o retrato em imagem fixa, não eventuais imagens filmadas que poderão ter estado ou...
Pontos Cardeais

Dentistas

Os dentistas portugueses começaram a recusar clientes que se lhes apresentem com «cheques do Estado». Razão curta e...
Festa do Avante!

Avante com o desporto!

A Festa do Avante, que se realiza no primeiro fim-de-semana de Setembro, é também desporto, o que é visível nas inúmeras provas e iniciativas desportivas que ali acontecem e que passam, entre outros, por torneios, demonstrações e exibições de futsal, andebol, yoga, matraquilhos, boxe e kikboxing, slide, escalada, xadrez, damas, dominó, jogos tradicionais, jogos de boccia, malha e paraquedismo. Naquele espaço, situado junto à entrada da Medideira, com o objectivo de fomentar o desporto de massas alargando-o a toda a população, terão ainda lugar festivais de patinagem artística e de hip-hop, assim como uma gala de danças de salão.

Iniciativas que não acontecem apenas naqueles três dias e que saltam para a rua logo em Abril, com as jornadas desportivas de promoção do maior evento político-cultural do País.

 

Aconteceu

Bronze a abrir Europeu

No primeiro dia do Campeonato Europeu de Atletismo, que decorre em Barcelona, o marchador João Vieira conquistou a medalha de bronze na...

NATO mata mais 52 civis

Um bombardeamento da NATO na província de Helmand, no Sul do Afeganistão, matou 52 civis. A confirmação de mais um...

Reuniões e iniciativas

Festa da Unidade   Sexta-feira e sábado, 6 e 7 S. Pedro da Cova Sexta-feira...

A semana em resumo