Avante com o desporto!

A Festa do Avante, que se re­a­liza no pri­meiro fim-de-se­mana de Se­tembro, é também des­porto, o que é vi­sível nas inú­meras provas e ini­ci­a­tivas des­por­tivas que ali acon­tecem e que passam, entre ou­tros, por tor­neios, de­mons­tra­ções e exi­bi­ções de futsal, an­debol, yoga, ma­tra­qui­lhos, boxe e kik­bo­xing, slide, es­ca­lada, xa­drez, damas, do­minó, jogos tra­di­ci­o­nais, jogos de boccia, malha e pa­ra­que­dismo. Na­quele es­paço, si­tuado junto à en­trada da Me­di­deira, com o ob­jec­tivo de fo­mentar o des­porto de massas alar­gando-o a toda a po­pu­lação, terão ainda lugar fes­ti­vais de pa­ti­nagem ar­tís­tica e de hip-hop, assim como uma gala de danças de salão.

Ini­ci­a­tivas que não acon­tecem apenas na­queles três dias e que saltam para a rua logo em Abril, com as jor­nadas des­por­tivas de pro­moção do maior evento po­lí­tico-cul­tural do País.

 

Image 5325

O Avante! foi co­nhecer a equipa res­pon­sável pelo des­porto na Festa, um grupo que está li­gado, na sua vida, de mente e co­ração, às mo­da­li­dades ama­doras e ao des­porto de massas, e que faz parte da Co­missão Na­ci­onal de Des­porto da Festa do Avante. «Sem esta co­la­bo­ração não seria im­pos­sível, mas seria muito di­fícil re­a­li­zarmos todas estas ini­ci­a­tivas e tor­neios com a qua­li­dade com que estão a ser feitas», afirmou Brázio Ro­meiroao Órgão Cen­tral do PCP.

 

Entre essas ini­ci­a­tivas está o «IV Avante Jovem», um tor­neio de futsal, or­ga­ni­zado em par­ceria com o Clube Re­cre­a­tivo do Fo­gue­teiro, di­rec­ci­o­nado para atletas dos nove aos 10 anos, onde já se dis­pu­taram os jogos de apu­ra­mento para as fi­nais que terão lugar na Festa. Ao todo, par­ti­ci­param 1322 jo­vens, em re­pre­sen­tação de 51 co­lec­ti­vi­dades dos con­ce­lhos de Al­mada, Seixal, Bar­reiro, Se­simbra e Se­túbal.

Uma ex­pe­ri­ência re­ti­rada de um tor­neio que o clube or­ga­niza há seis anos, e que é já hoje um su­cesso em termos de par­ti­ci­pa­ções. «O "Avante Jovem" não é mais nem menos do que o se­gui­mento do nosso tor­neio», in­formou Ma­nuel Santos, pre­si­dente do Clube Re­cre­a­tivo do Fo­gue­teiro, que agra­deceu «a con­fi­ança» de­po­si­tada pela Festa na­quele grupo de tra­balho, onde estão cerca de dez pes­soas.

Con­tente com os re­sul­tados até aqui al­can­çados, Ma­nuel Santos diz, no en­tanto, querer mais, e, já a pensar no pró­ximo ano, afirma que o «Avante Jovem» po­derá chegar «um pouco mais longe em quan­ti­dade de equipas», no­me­a­da­mente de Lisboa, ha­vendo muitas, no­me­a­da­mente o Be­le­nenses, que «já de­mons­traram in­te­resse em par­ti­cipar no tor­neio».

Em par­ceria com o clube do Fo­gue­teiro foi ainda or­ga­ni­zado, pelo ter­ceiro ano con­se­cu­tivo, um Tor­neio de Fu­tebol de Praia na Praia do Ouro, em Se­simbra, que contou com a par­ti­ci­pação de seis equipas e de al­guns jo­ga­dores do top na­ci­onal. Entre eles, des­tacou An­tónio Mata, es­teve Durval, da Se­lecção Na­ci­onal de Fu­tebol de Praia. «Ou­tros jo­ga­dores da Se­lecção Na­ci­onal ma­ni­fes­taram já in­te­resse em par­ti­cipar em fu­turos tor­neios da Festa do Avante!», ga­rantiu.

Image 5327

Co­nhecer os pro­blemas dos tra­ba­lha­dores

No dia 4 de Se­tembro vão ainda dis­putar-se as fi­nais do Tor­neio de Futsal Sé­nior, com as equipas ven­ce­doras dos tor­neios re­a­li­zados em Viseu, Lisboa e Se­túbal. «Mais uma vez, o PCP con­segue trazer a esta Festa um nú­cleo des­por­tivo que é do me­lhor que existe», su­bli­nhou Paulo Jú­nior, dando conta da «com­pe­tição sau­dável» que foi este tor­neio que, para o ano, po­derá contar «com um tor­neio ou uma final ao nível fe­mi­nino».

O tor­neio de Se­túbal, di­ri­gido às em­presas, teve a par­ti­ci­pação de 24 equipas, cerca de 150 tra­ba­lha­dores, dos con­ce­lhos de Al­mada, Seixal, Se­túbal e Bar­reiro, e teve como ven­cedor a equipa do Águias de São Ga­briel de Se­túbal. «O mais im­por­tante deste tor­neio é o con­tacto dos tra­ba­lha­dores com o Par­tido, e o con­tacto do Par­tido com os tra­ba­lha­dores. Não foi fácil or­ga­nizar um tor­neio de futsal das em­presas, até pela es­pe­ci­fi­ci­dade que se vive hoje no mundo do tra­balho, com a des­re­gu­la­men­tação dos ho­rá­rios», la­mentou Carlos Fer­nandes, des­ta­cando, em re­lação ao tor­neio, «a grande abran­gência em termos de sec­tores pro­fis­si­o­nais».

«Apesar da com­po­nente com­pe­ti­tiva, con­se­guimos, ainda assim, trans­mitir aos tra­ba­lha­dores quais eram os prin­cí­pios que o PCP tinha ao re­a­lizar esta ini­ci­a­tiva. Esta foi uma opor­tu­ni­dade muito im­por­tante para reu­nirmos e dis­cu­tirmos com os tra­ba­lha­dores, para além da com­po­nente do des­porto, as pro­postas do Par­tido e ou­virmos os pro­blemas dos tra­ba­lha­dores», des­tacou.

Por seu lado, Álvaro Bi­zarro sa­li­entou o quão «gra­ti­fi­cante» é fazer este tor­neio, que já acon­tece há quatro anos e já é re­co­nhe­cido por todos. Falou ainda da ne­ces­si­dade de lem­brar a Festa, através de ini­ci­a­tivas deste tipo, du­rante todo o ano. «Quanto mais gente ti­vermos ao nosso redor, mais força terá o PCP», frisou, acres­cen­tando: «Há pes­soas que estão a par­ti­cipar só para virem ver com os seus pró­prios olhos o que é a Festa do Avante».

 

Image 5326

Pe­dalar para pro­mover

No dia 29 de Agosto terá lugar um Pas­seio de Ci­clo­tu­rismo, ini­ci­a­tiva or­ga­ni­zada pela As­so­ci­ação dos Ser­viços So­ciais dos Tra­ba­lha­dores das Au­tar­quias do Con­celho do Seixal. Ao Avante!, Ma­nuel Ca­ta­rino re­velou que aquela prova, com par­tida às 9 horas da Quinta da Ata­laia, terá um tra­jecto de 70,6 qui­ló­me­tros e irá per­correr os con­ce­lhos de Al­mada, Seixal, Se­simbra e Bar­reiro. A ins­crição é gra­tuita. Para par­ti­cipar, iro­nizou, os in­te­res­sados «só têm que ter uma bi­ci­cleta e boa dis­po­sição».

Sobre este ponto, Brázio Ro­meiro sa­li­entou a «grande co­la­bo­ração» das forças de se­gu­rança ao longo do per­curso, o que «tem con­tri­buído para que as coisas de­corram sem in­ci­dentes».

O Pas­seio de Ci­clo­tu­rismo não é uma prova des­por­tiva, nem de ve­lo­ci­dade, mas sim um pas­seio in­formal de ci­clo­tu­rismo, pelo que se pede que sejam cum­pridas as re­gras de so­li­da­ri­e­dade para os que rolam com mais di­fi­cul­dades, con­tri­buindo-se, deste modo, para uma sã ca­ma­ra­dagem, bom con­vívio e apre­ci­ação da na­tu­reza e do am­bi­ente.

Esta prova des­tina-se a todos os ci­clo­tu­ristas, mas­cu­linos e fe­mi­ninos, com mais de 12 anos de idade (no caso de me­nores quando au­to­ri­zados pelos pais), e po­derá ser par­ti­ci­pado por grupos (cujo nú­mero de par­ti­ci­pantes é li­mi­tado) ou in­di­vi­du­al­mente.

No final ha­verá me­da­lhas para toda a gente, um troféu para o mais idoso e idosa, para o mais novo e nova, para a equipa mais dis­tante, para a equipa mais nu­me­rosa, assim como para todas as equipas.

No dia 8 de Agosto terá lugar um outro pas­seio, de­no­mi­nado «Ci­clo­festa», com par­tida e che­gada a Co­lares, que vai per­correr vá­rias ruas do con­celho de Sintra.

Au­mento de par­ti­ci­pa­ções

Está ainda a de­correr o 5.º Cam­pe­o­nato de Malha Tra­di­ci­onal em Terra Ba­tida que, tal como em ou­tros anos, é or­ga­ni­zado em par­ceria com a sessão de malha do Clube Re­cre­a­tivo da Cruz de Pau, nas mo­da­li­dades de 11 me­tros (mas­cu­linos com 44 equipas) e de nove me­tros (fe­mi­ninos com 24 equipas). «Este ano temos em média 317 par­ti­ci­pa­ções. Em 2009 par­ti­ci­param 158», in­formou Fe­lício, que se mos­trou muito con­tente com o au­mento das ins­cri­ções. Até à Festa, re­a­liza-se ainda o Cam­pe­o­nato de Chin­quilho de Malha Grande (Grupo Des­por­tivo Es­trelas de Al­geruz/​Pal­mela), o Tor­neio de Chin­quilho de Malha Pe­quena (Co­o­pe­ra­tiva de Con­sumo - Plu­ri­coop de Alhos Ve­dros) e o Tor­neio de Malha Cor­rida (Con­ce­lhia do PCP de San­tiago do Cacém).

Or­ga­ni­zado pela Co­missão Con­ce­lhia de Al­co­chete do PCP, em co­la­bo­ração com o Grupo Casa da Malta e As­so­ci­ação de Pes­ca­dores de Al­co­chete, re­a­liza-se, no dia 28 de Agosto, às 15 horas, na Mu­ralha Ri­bei­rinha junto ao Jardim de Al­co­chete, um Con­curso de Pesca.

 

Image 5323

Es­paço de par­ti­ci­pação para todos

 

Victor Fon­seca des­tacou al­gumas das mo­da­li­dades que vão en­cantar miúdos e graúdos, que passam, por exemplo, por uma Gala de Artes Mar­ciais, pela es­ca­lada e pela pa­rede de slide, que só no ano pas­sado teve 500 des­cidas. «Este ano que­remos fazer mais», afi­ançou.

Também o pa­ra­que­dismo vai ser re­for­çado. No do­mingo, ao final da tarde, 12 pa­ra­que­distas vão aterrar junto ao lago da Festa. En­quanto se es­pera por aqueles «ho­mens» vindos do céu, «para matar o tempo morto», vai ainda haver ae­ro­mo­de­lismo.

Mais em cima, junto ao Po­li­des­por­tivo, serão co­lo­cadas ban­cadas junto ao ringue, de modo a que o vi­si­tante as­sista mais co­mo­da­mente aos com­bates de boxe, kick­bo­xing e muay thai.

Ali perto, exis­tirá ainda uma zona de ma­tra­qui­lhos aberta à par­ti­ci­pação de todos. «O ano pas­sado re­a­li­zámos um tor­neio de pro­moção. Este ano te­remos uma fase final com os super-cam­peões. Pelas mi­nhas contas vamos mo­vi­mentar, só em ma­tra­qui­lhos, cerca de cinco mil par­ti­ci­pantes», disse Victor Fon­seca.

Nos três dias de Festa, o vi­si­tante, para além de uma vasta pa­nó­plia de ac­ti­vi­dades, vai ainda poder as­sistir a vá­rias mo­da­li­dades de des­porto para de­fi­ci­entes. «Esta é uma men­sagem muito clara da atenção, do ca­rinho, que as pes­soas por­ta­doras de de­fi­ci­ência nos me­recem. Trazer des­porto adap­tado à Festa re­vela a pre­o­cu­pação que temos com a sua si­tu­ação so­cial, mos­trando que este é um es­paço de par­ti­ci­pação para todos», disse Brázio Ro­meiro.

 

Image 5324

23.ª Cor­rida da Festa

 

No dia 5 de Se­tembro re­a­liza-se, como ha­bi­tu­al­mente, a 23.ª Cor­rida da Festa, uma prova aberta, de par­ti­ci­pação vo­lun­tária, des­ti­nada a par­ti­ci­pantes de ambos os sexos, re­pre­sen­tantes de clubes fe­de­rados ou não, ou atletas in­di­vi­duais.

Com esta grande ini­ci­a­tiva, or­ga­ni­zada por uma co­missão in­te­grada na Co­missão Na­ci­onal de Des­porto da Festa do Avante, pre­tende-se di­vulgar a prá­tica do des­porto e par­ti­cu­lar­mente da cor­rida, como ele­mento es­sen­cial para a for­mação fí­sica das cri­anças e dos jo­vens, numa pers­pec­tiva edu­ca­tiva, e para a ma­nu­tenção da saúde e do normal equi­lí­brio psi­co­ló­gico dos par­ti­ci­pantes.

«Esta cor­rida, a pri­meira de­pois das fé­rias, está pro­fun­da­mente en­rai­zada nos clubes», afirmou Jo­a­quim Maia, va­lo­ri­zando o «cariz to­tal­mente po­pular da prova», que este ano vai so­frer al­gumas ino­va­ções, no­me­a­da­mente no tra­jecto, que se de­sen­ro­lará à volta da Baía do Seixal, no ho­rário da par­tida, que será às 9.15 horas (quando na edição an­te­rior foi às 9.30 horas), e na dis­tância, com mais 500 me­tros, dez mil e 500 no total, o que po­derá «di­luir mais a che­gado dos atletas».

A meta será, como sempre, junto ao lago, dentro da Festa do Avante. As ins­cri­ções são gra­tuitas e de­verão ser efec­tu­adas até 31 de Agosto, através da mo­rada «Cor­rida da Festa do Avante, Quinta da Ata­laia, Av. Baia Na­tural do Seixal, 2845-415, Amora, Seixal». Os in­te­res­sados em par­ti­cipar po­derão ainda ins­crever-se por te­le­fone (212224000) e e-mail (fes­ta­vante@mail.te­lepac.pt).

 





Mais artigos de: Festa do Avante!