Gestão das áreas protegidas

Travar mercantilismo

Não passou no Par­la­mento o pro­jecto de lei do PCP que pro­punha a eli­mi­nação das taxas do Ins­ti­tuto de Con­ser­vação da Na­tu­reza e Bi­o­di­ver­si­dade (ICNB).

A ini­ci­a­tiva foi tra­vada em re­cente vo­tação onde os votos ne­ga­tivos do PS, PSD e CDS/​PP di­taram o des­tino do di­ploma, contra a opi­nião e o voto fa­vo­rável das res­tantes ban­cadas.

Com esta ini­ci­a­tiva a ban­cada co­mu­nista pre­tendia dar um con­tri­buto no sen­tido de pôr um travão ao que con­si­dera ser a po­lí­tica mer­can­ti­lista que está a ser se­guida para as áreas pro­te­gidas, im­pondo uma «tri­agem so­cial» quanto ao seu acesso, assim pe­na­li­zando as po­pu­la­ções e fa­vo­re­cendo in­te­resses pri­vados e eco­no­mi­cistas, em de­tri­mento do in­te­resse comum.

No seu di­ploma, na pers­pec­tiva do PCP, como sa­li­entou a de­pu­tada Paula Santos, re­sidia pois a so­lução para os pro­blemas co­lo­cados às po­pu­la­ções abran­gidas pelas áreas pro­te­gidas, sendo si­mul­ta­ne­a­mente a ga­rantia da sal­va­guarda de uma «gestão pú­blica de acordo com os in­te­resses do am­bi­ente e do País».

Já apro­vadas sobre esta mesma ma­téria foram ou­tras ini­ci­a­tivas le­gis­la­tivas, na forma de pro­jecto de re­so­lução, apre­sen­tadas pelo PS, PSD e CDS/​PP, que tanto pela sua  na­tu­reza formal como pelo con­teúdo são cla­ra­mente in­su­fi­ci­entes, não re­sol­vendo os pro­blemas em aberto.



Mais artigos de: Assembleia da República

Mais crise, injustiças, desigualdades

A sessão le­gis­la­tiva não re­solveu os pro­blemas do País, antes os agravou. Quem o afirma é o PCP, para quem este quadro torna ainda mais clara a ur­gência de uma rup­tura com esta po­lí­tica e o in­cre­mento de uma «po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda».

Ignorar a raiz dos problemas

O PCP teceu duras críticas ao PS por ter uma vez mais guinado à direita para encontrar parceiro para viabilizar nova peça legislativa negativa. Trata-se do Estatuto do Aluno, aprovado faz hoje oito dias no Parlamento com os votos favoráveis do PS e do CDS/PP, e os...

Promiscuidade e impunidade

Um dos processos que conheceu o seu epílogo na semana que antecedeu o encerramento da Assembleia da República para férias foi o relativo à comissão de inquérito à actuação do Governo na tentativa de compra da TVI. No seu relatório, que foi apresentado...

Problemas agravados

Os dados da execução orçamental entre Janeiro e Junho atestam que as medidas de austeridade do Governo não resolvem os problemas do País e penalizam as camadas mais desprotegidas da população. Essa é a convicção do deputado comunista Honório...

Extinga-se, em nome da decência

O PCP defendeu a extinção da Fundação para as Comunicações Móveis (FCM), entendendo que essa é a única decisão que põe «um ponto final neste regabofe de negócios sem transparência». Esta posição foi...