Actual
O pai da política de direita
Actual
Em português nos entendemos
Actual
Fugas…
A talhe de foice
Já basta!
Crónica Internacional
Liberdade comercial
PCP
Regionalização – entre as palavras e os actos
Recorrentemente, ditada quase sempre por razões de dispersão de atenções de outras e mais instantes questões, o tema da regionalização é retirado da forçada hibernação a que a política de direita o condenou e reintroduzido na agenda política.
O futuro constrói-se aqui e agora!
Inserido na campanha «Paz Sim! NATO Não!» e com o objectivo de divulgar o 17.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes – que tem lugar em Dezembro em Joanesburgo, na África do Sul –, realizou-se no fim-de-semana, em Avis, um acampamento com mais de 250 jovens de todo o País.
O inestimável valor de resistir
O Acampamento de Avis serviu também para divulgar o 17.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), que se realiza em Dezembro na África do Sul. As expectativas em torno do evento são elevadas.
Não à privatização dos CTT
Representantes de trabalhadores e utentes dos CTT garantiram que lutarão unidos para impedir a entrega do serviço público de correios ao capital privado.
Valores essenciais para o futuro do País
Jerónimo de Sousa alertou, no dia 22, para as manobras em curso em torno das propostas de revisão constitucional do PSD, lembrando que a situação actual do País resulta da convergência entre este e o PS.
Engordar à custa da extorsão e dos benefícios
Anunciados na segunda-feira, os lucros de três dos quatro maiores bancos privados nacionais confirmam, para o PCP, o «escandaloso benefício que continua a ter o sector bancário em Portugal».
Reforçar a Emergência Médica
João Ramos substitui José Soeiro
Direito à educação em causa
Em defesa do serviço público
Pelo direito à greve
Uma acção de protesto vai acompanhar, amanhã de manhã, a apresentação de resultados da Galp Energia. Uma resposta de luta à repressão patronal foi dada igualmente noutras empresas.
À medida dos grandes
O PCP apelou à indignação e ao protesto de trabalhadores e comerciantes, e vai confrontar o Governo para impedir que se concretize a livre abertura das grandes superfícies comerciais nos domingos e feriados.
Mais ânimo para lutar
Pela força da unidade e mobilização dos trabalhadores ou por decisão judicial, estes dois casos levam os sindicatos da CGTP-IN a reafirmar que vale a pena lutar e exercer os direitos conquistados.
Mello explora enfermeiros
Pela saúde militar
Ferroviários reclamam segurança
Mais crise, injustiças, desigualdades
A sessão legislativa não resolveu os problemas do País, antes os agravou. Quem o afirma é o PCP, para quem este quadro torna ainda mais clara a urgência de uma ruptura com esta política e o incremento de uma «política patriótica e de esquerda».
Ignorar a raiz dos problemas
Promiscuidade e impunidade
Problemas agravados
Extinga-se, em nome da decência
Travar mercantilismo
Utentes não vão ficar parados
A Carris pôs em prática mais uma fase da «Rede 7», deixando as populações com menos transportes, lesando, sobretudo, os mais idosos e as pessoas com mobilidade condicionada.
Situação dramática na Madeira
A Secretaria Regional de Educação e Cultura da Madeira está a dar instruções às Delegações Escolares para reduzirem drasticamente o número de professores e educadores de infância nas escolas a tempo inteiro.
Relatórios contraditórios
PCP apresenta propostas
Solidariedade com Cuba
Falar de saúde
Corrida ao poder arrasa Portugal
Assembleia Geral Eleitoral da CNA
Sindicalistas sequestrados
Após o referendo realizado na semana passada, a administração da fábrica de caixas de velocidade da General Motors em Estrasburgo (França) prossegue a chantagem e recorre à violência para vergar os operários e os seus representantes mais consequentes.
Galiza para o povo
Milhares de galegos manifestaram-se, dia 26, nas ruas de Santiago de Compostela, em Espanha, para exigir a proclamação da Galiza como «uma nação», num protesto convocado pelo Bloco Nacionalista Galego (BNG).
Cameron entrega serviços à «sociedade»
<i>Amnistia</i> avisa Sarkozy
UE lança serviço diplomático
Contradições na América Central
«Jogos de guerra» são ameaça à paz
A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) qualifica de «imprudentes» as acções militares conjuntas dos EUA e da Coreia do Sul e lembra que as manobras surgem após ambos os países terem usado o caso Cheonan para «investirem freneticamente» contra a Coreia do Norte.
Venezuela rejeita acusações
O governo bolivariano da Venezuela apelou às Nações Unidas para que se mantenham alerta para a crise desencadeada pela Colômbia e apelou à colaboração da organização na promoção de um acordo que coloque fim a um diferendo que ameaça toda a região.
Faleceu Luis Corvalán
Nicarágua celebrou revolução
Fossa comum com 2 mil cadáveres na Colômbia
A curta distância do neoliberalismo ao neofascismo
Estamos, não tenhamos dúvidas, numa fase difícil da nossa vida colectiva, embora, naturalmente, resolúvel nos termos propostos pelo PCP.
Há sinais visíveis, a que importa dar combate, quanto à tentativa de imposição de uma profunda e duradoura regressão social.
Não obstante, em termos absolutos, não haver ainda no plano institucional qualquer similitude com os anos 20 e 30 do século passado em que a Europa, quase de lés-a-lés, foi varrida por regimes e ideias fascistas, a verdade é que no plano da vida social ligada ao trabalho e às prestações sociais há uma postura perfeitamente visível de impor aos trabalhadores e à população em geral o pagamento de uma factura com vários pontos de contacto com as medidas impostas, em função dos interesses dominantes das classes dominantes, por Mussolini, Salazar e outros similares.
Religiões
Os «Legionários de Cristo» e a velha conspiração
Gastronomias
Pequim, outra vez
TVisto
A camisa verde
Pontos Cardeais
Dentistas
Chegou o <i>Carrega no botão!</i>
Avante com o desporto!
A Festa do Avante, que se realiza no primeiro fim-de-semana de Setembro, é também desporto, o que é visível nas inúmeras provas e iniciativas desportivas que ali acontecem e que passam, entre outros, por torneios, demonstrações e exibições de futsal, andebol, yoga, matraquilhos, boxe e kikboxing, slide, escalada, xadrez, damas, dominó, jogos tradicionais, jogos de boccia, malha e paraquedismo. Naquele espaço, situado junto à entrada da Medideira, com o objectivo de fomentar o desporto de massas alargando-o a toda a população, terão ainda lugar festivais de patinagem artística e de hip-hop, assim como uma gala de danças de salão.
Iniciativas que não acontecem apenas naqueles três dias e que saltam para a rua logo em Abril, com as jornadas desportivas de promoção do maior evento político-cultural do País.