Tão inocentes que eles são! A amnésia política, que a generalidade dos órgãos de comunicação social exibe, e não por doença congénita dos seus profissionais, permite que os responsáveis políticos e partidários por gritantes e actuais problemas da sociedade portuguesa, «renovem» os seus discursos, lavados de pecados. E pior, que (re)apresentem como solução, opções e políticas que estão na origem dos problemas.
Vieux Farka Touré é um dos nomes cimeiros no cartaz dos espectáculos da Festa do Avante! Virtuoso guitarrista, compositor e letrista, Vieux é um daqueles casos raros de sucesso imediato. A sua carreira musical ainda mal começou e já é aclamado pelo público e pela imprensa especializada como uma das grandes figuras da música do Mali. Em Lisboa, onde esteve durante a semana passada para descansar e preparar o seu próximo disco, fomos encontrá-lo na casa da sua agente, num apartamento junto à Feira da Ladra com uma esplendorosa e inspiradora vista sobre o Tejo.
A cinco semanas da abertura da Festa do Avante!, redobram-se os esforços para que nos dias 5, 6 e 7 de Setembro a Quinta da Atalaia abra as portas aos milhares de pessoas que durante três dias participam na maior iniciativa política e cultural do País.
No Avanteatro ultima-se o programa dos espectáculos que este ano vão do teatro à dança, passando pela música e pelo o cinema documental, fazendo do chapitô da Festa um palco de intervenção política e cultural, revelaram Manuel Mendonça e Pedro Lago em conversa com o Avante!.
Jerónimo de Sousa participou, sábado, em iniciativas do Partido nos concelhos de Faro, Lagos e Aljezur. Alertando para o aumento das desigualdades, o secretário-geral do PCP acusou o Governo de incentivar a «monocultura do turismo», deixando definhar os sectores produtivos.
Em conferência de imprensa realizada anteontem, Vasco Cardoso, da Comissão Política, reafirmou as propostas do Partido para fazer face ao grave problema que é, hoje, a dificuldade de acesso à habitação.
Apesar dos poderosos meios de que a administração da Autoeuropa dispõe para tentar influenciar os trabalhadores, a célula do Partido está a crescer e a voz dos comunistas é cada vez mais escutada na empresa.
A Direcção da Organização dos Bancários Comunistas do Porto está a denunciar o conteúdo do «Código de Conduta» do Banco Espírito Santo, com normas violadoras da Lei e da Constituição.
A célula do Partido na TAP e SPdH acusa o Governo e a administração da transportadora aérea nacional de terem declarado guerra à TAP e aos seus trabalhadores, e apelou a uma resposta de unidade e luta.
Alcançado um acordo para acabar, em oito anos, com a discriminação salarial das mulheres, os sindicatos e a federação da CGTP-IN mobilizaram os trabalhadores contra uma actualização salarial que nem chega a cobrir a inflação.
As contestações apresentadas por funcionários nunca atingiram um número tão elevado num período tão limitado, alertou a Comissão Central de Trabalhadores, que decidiu colocar o caso à administração da petrolífera.
Só nos meses de Junho e Julho, Braga perdeu mais de 5 mil empregos. Embora dezenas de ex-patrões sejam ricos, recusam pagar as indemnizações, acusou a União dos Sindicatos do distrito.
O professor António Morais está a percorrer o País de bicicleta, de Melgaço a Vila Real de Santo António, numa acção de sensibilização da Fenprof intitulada «No trilho da esperança».
Passando em revista o que foi a terceira sessão legislativa, iniciada em Setembro e concluída este mês, fácil é constatar o elevado nível de desempenho que coloca o Grupo Parlamentar do PCP num lugar ímpar em todos as esferas de intervenção na Assembleia da República.
A maioria PS, com a abstenção do PSD e os votos contra das restantes bancadas da oposição, aprovou no último plenário da sessão legislativa a proposta de lei do Governo para as Autoridades Metropolitanas de Transportes de Lisboa e Porto.
A FARPIBE/MURPI acusou o Executivo PS de perpetuar a «degradação» das condições de vida das populações mais desfavorecidas, em especial dos reformados, pensionistas e idosos.
A visita de Nicolas Sarkozy à Irlanda, na semana passada, foi mais um passo na ofensiva antidemocrática das grandes potências europeias com vista a intimidar os irlandeses e obrigá-los a mudar a sua posição sobre o tratado de Lisboa.
O Congresso francês (senado e assembleia nacional reunidos) aprovou, dia 23, um conjunto de leis que revogam na prática a semana das 35 horas e restringem o direito ao subsídio de desemprego.
A audiência do Tribunal Permanente dos Povos que decorreu entre 21 e 23 de Julho em Bogotá, na Colômbia, «condenou» o presidente Álvaro Uribe e mais de 40 multinacionais por violações dos direitos fundamentais.
O primeiro ministro israelita, Ehud Olmert, afastou a possibilidade do estabelecimento de um acordo do paz com os palestinianos até ao final deste ano. O anúncio enterra as conversações iniciadas em Novembro do ano passado, em Annapolis, nos EUA.