Contacto com as populações é fundamental

A segunda edição da festa do PCP em Baguim do Monte, realizada no dia 26, deu continuidade ao êxito alcançado em 2007, pelo número de presentes e pelo espírito que a pautou. Como afirmou Paulo Silva, responsável pela organização do Partido naquela freguesia do concelho de Gondomar, esta festa é marcada por uma «magnífica confraternização e convívio», constituindo um sinal positivo de que «a participação política dos cidadãos não se esgota no momento das eleições».
Paulo Silva abordou ainda os principais problemas da freguesia e os que, dizendo respeito a todo o concelho de Gondomar, afectam particularmente aquela localidade. É disto exemplo o atraso da chegada do metro ao concelho e o silêncio acerca do seu eventual prolongamento até Baguim do Monte.
Ilda Figueiredo, do Comité Central, dirigiu-se calorosamente aos presentes, realçando a importância da iniciativa. Em sua opinião, é fundamental o contacto com as populações num momento que considera ser de «uma realidade cada vez mais grave de desemprego, precariedade, baixos salários e pensões de reforma de miséria».
A deputada no Parlamento Europeu referiu-se também à enorme ofensiva a que estão sujeitos os trabalhadores e outras camadas mais desfavorecidas da população. Nomeadamente, através da revisão ao Código do Trabalho proposta pelo Governo e que é «mais grave do que aquele que foi aprovado pela maioria PSD/PP em 2003».
Ilda Figueiredo deixou o apelo para que ninguém deixe de condenar, nas eleições do próximo ano, a política «mais à direita desde o 25 de Abril». A deputada comunista realçou a importância de reforçar o PCP nas eleições para o Parlamento Europeu, as primeiras do ano. «Todas as áreas da política nacional são cada vez mais influenciadas pelas decisões tomadas ao nível europeu», salientou.
As mais de duas centenas de pessoas presentes puderam ainda assistir a espectáculos musicais, de dança ou de ilusionismo, produzidos por colectividades populares.


Mais artigos de: PCP

Monocultura das desigualdades

Jerónimo de Sousa participou, sábado, em iniciativas do Partido nos concelhos de Faro, Lagos e Aljezur. Alertando para o aumento das desigualdades, o secretário-geral do PCP acusou o Governo de incentivar a «monocultura do turismo», deixando definhar os sectores produtivos.

Cumprir o direito à habitação

Em conferência de imprensa realizada anteontem, Vasco Cardoso, da Comissão Política, reafirmou as propostas do Partido para fazer face ao grave problema que é, hoje, a dificuldade de acesso à habitação.

Crescer no coração do capitalismo

Apesar dos poderosos meios de que a administração da Autoeuropa dispõe para tentar influenciar os trabalhadores, a célula do Partido está a crescer e a voz dos comunistas é cada vez mais escutada na empresa.

Contra a Constituição

A Direcção da Organização dos Bancários Comunistas do Porto está a denunciar o conteúdo do «Código de Conduta» do Banco Espírito Santo, com normas violadoras da Lei e da Constituição.

Faleceu Álvaro Rana

Centenas de pessoas compareceram, segunda-feira, no funeral de Álvaro Rana, militante comunista e fundador da Intersindical, falecido na véspera, aos 75 anos. Entre os presentes, encontrava-se Jerónimo de Sousa e muitos outros dirigentes e militantes do PCP. A CGTP-IN também se fez representar ao mais alto nível, com o...

Exploração na <i>Vimeca</i>

A célula do PCP na transportadora Vimeca fez sair um comunicado onde lança «alguns esclarecimentos sobre a exploração dos trabalhadores» da empresa. Segundo a organização partidária, o patronato da Vimeca respondeu a um comunicado anterior da célula, reconhecendo a obtenção, em 2007, de lucros de quase 4 milhões de...

Só o curso não chega

A Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP (DORAL) considera que a criação do curso de Medicina na Universidade do Algarve é positiva para a instituição e para a região. Em nota de imprensa de dia 24, os comunistas recordam que o PCP manifestou desde o primeiro instante o seu empenhamento na criação deste...

Apoiar os produtores florestais

O secretário-geral do PCP, acompanhado por Agostinho Lopes, da Comissão Política, e por dirigentes do Partido no distrito de Santarém, visitou recentemente a Cooperativa Agrícola do Mouchão do Inglês e encontrou-se com produtores florestais na localidade do Frade de Cima.Nesse encontro, foi denunciado o abate...

Valadares realiza assembleia

Realizou-se no dia 18, a Assembleia da Organização de Freguesia de Valadares. No debate, a par do registo de insuficiências que persistem, designadamente nos planos orgânico, financeiro e de informação pública, foi valorizada a participação activa dos comunistas e de muitos trabalhadores nas grandes acções de massas...

Coligação PSD/PP e PS privatizam recolha do lixo

A maioria PSD/PP na autarquia portuense, com o apoio do PS, aprovou a concessão a empresas privadas da recolha de mais de metade do lixo da cidade. Isto fez-se sem serem acautelados os direitos dos trabalhadores municipais, acusou no dia 24, em comunicado, a célula do PCP na Câmara Municipal do Porto.Considerando que o...

Momentos de solidariedade, fraternidade e militância

30 anos depois da sua primeira edição, realizou-se, em Braga, nos dias 19 e 20 de Julho, a 15.º edição da Festa da Alegria. Espaço de solidariedade, de fraternidade, de convívio, de cultura e de intervenção política, esta foi, de igual forma, a Festa da juventude, demonstrando a capacidade de atracção, ao contrário do...

Ataque na <i>TAP</i> visa privatizar

A célula do Partido na TAP e SPdH acusa o Governo e a administração da transportadora aérea nacional de terem declarado guerra à TAP e aos seus trabalhadores, e apelou a uma resposta de unidade e luta.