Em tempos difíceis para os ideais e conquistas do 25 de Abril, os trabalhadores, a juventude, os reformados e muitos outros sectores da população, mostraram mais uma vez a sua disposição para cumprir Abril, que continua vivo e move muitos milhares de pessoas em todo o País.
Com o acto público de apresentação do Projecto CDU para as eleições autárquicas, o PCP, o PEV, a ID e independentes pretenderam «assinalar não só a sua firme determinação de levar para frente com êxito em todo o país esta importante batalha eleitoral, como garantir aos portugueses a sua empenhada intervenção na defesa dos grandes princípios e orientações que agora renovamos», afirmou o secretário-geral do Partido.
O PCP tem na rua uma campanha destinada divulgar as propostas que apresentou na abertura da Assembleia da República, propostas para uma mudança a sério.
Reforçar a organização e o funcionamento, para melhor intervir e defender os interesses das populações do Nordeste Transmontano, foi um dos objectivos da 3.ª Assembleia da Organização Regional de Bragança, que reuniu, no dia 17 de Abril, em Bragança.
A pretensão de abrir lojas no Dia do Trabalhador insere-se numa violenta ofensiva contra os direitos dos funcionários dos super e hipermercados, denunciou o sindicato.
As implicações graves do Código do Trabalho vão estar no centro do debate, no próximo dia 10 de Maio, em Almada, onde as comissões de trabalhadores vão reafirmar que este é «um movimento com futuro».
Após o plenário na Casa do Alentejo, em Lisboa, os cerca de meio milhar de representantes dos trabalhadores rumaram ao Ministério da Administração Interna, para exigir respeito pela negociação.
A terceira reunião preparatória internacional do 16.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes realizou-se este fim-de-semana em Portugal, com a participação de mais de 100 delegados de cerca de 80 países. No final, Miguel Madeira, presidente da Federação Mundial da Juventude Democrática, David Velásquez e Paula Santos, membros dos comités preparatórios de Portugal e da Venezuela respectivamente, falaram ao Avante! sobre o evento e os participantes. O festival realiza-se de 7 a 15 de Agosto, em Caracas, na Venezuela, sob o lema «Pela paz e a solidariedade, lutamos contra o imperialismo e a guerra».
Vários foram os temas abordados pelos militantes da JCP que participaram no Encontro Regional do Algarve, nomeadamente as questões específicas da região ligadas ao ambiente e aos transportes.
O Parlamento voltou a perder mais uma oportunidade para resolver de vez o problema do aborto clandestino. Ainda que tenha aprovado a despenalização da interrupção voluntária da gravidez até às dez semanas, tudo ficou em águas de bacalhau à espera de um referendo que não tem data e sobre o qual nem sequer há a certeza de que venha a realizar-se.
Foi o «acto e o processo mais moderno e avançado da nossa época contemporânea». Nestes termos se referiu à Revolução do 25 de Abril o Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
Quase três centenas de pessoas juntaram-se, sábado, num almoço, em Queluz, para festejar a Revolução e participar na apresentação da candidatura de um capitão de Abril à Câmara Municipal de Sintra.
A CNA reitera a oposição ao cultivo de milho geneticamente modificado em Portugal e questiona a «urgência» do actual Governo na regulamentação destas culturas.
A cerca de um mês do referendo sobre a «constituição» europeia em França, o campo do «não» mantém-se à frente, enquanto na Holanda, pela primeira vez, as sondagens colocam o «sim» em minoria.
O governo francês solicitou formalmente à Comissão Europeia a «aplicação do procedimento de urgência, com vista ao accionamento das cláusulas de salvaguarda, para nove categorias de produtos têxteis».
Após vários dias de manifestações populares gigantescas, Lúcio Gutiérrez, que incarnou as esperanças das grandes maiorias equatorianas, foi varrido do poder.
A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, iniciou terça-feira um périplo de quatro dias pela América Latina, com temas polémicos na agenda.
O Governo PS acabou de anunciar a transformação dos 31 Hospitais SA em Hospitais EPE, acrescentando que isso significava o seu regresso ao sector público. A maioria dos portugueses, e nomeadamente os trabalhadores desses hospitais, poderão pensar que agora as condições de trabalho e de prestação dos cuidados de saúde passarão a ser diferentes. No entanto, uma análise mais profunda da situação leva à conclusão que as mudanças poderão não ser significativas.
Abril traz consigo o cheiro dos livros. E também o perfume da liberdade. Um momento para meditar sobre a funda experiência de liberdade e cidadania que a leitura pode proporcionar.
No dia 22 de Abril completaram-se 135 anos que na velha Rússia czarista, nas margens do imenso Volga, na cidade de Smibrisk, nascia Vladimir Ilitch Ulianov, aquele que veio a ser universalmente reconhecido como mestre e dirigente do proletariado mundial e odiado pelas classes dominantes e seus escribas e que, pela sua acção revolucionária, passaria à história com o nome de Lénine.