PCP
Contas certas, opções erradas
Artigo de acesso livre
A escalada de uma inflacção que nos chegaram a dizer que seria temporária prossegue e ao que tudo indica continuará no próximo ano. Uma inflacção que se desenvolve e amplifica a partir de uma base especulativa que, ao mesmo tempo que devora os salários e as pensões da larga maioria, acumula lucros e privilégios nas mãos de uns poucos.
Crónica Internacional
Suicídio assistido
A talhe de foice
Monumentos
Actual
Direito a uma vida digna
Actual
Extermínio da verdade
Actual
Trocos e truques
Milhares em luta nas ruas exigem respostas imediatas
Artigo de acesso livre
Na tarde de sábado, dia 15, nas ruas de Lisboa e do Porto, muitos milhares de pessoas deram corpo e voz à exigência de aumento imediato dos salários e das pensões, como primeira medida para responder à situação de emergência nacional criada com a brutal subida do custo de vida e dos lucros, em resposta ao apelo da CGTP-IN e no seguimento de centenas de acções realizadas desde 15 de Setembro.
Luta, iniciativa e proposta para travar a exploração e o empobrecimento
«Face à negativa evolução da vida nacional a que assistimos, o PCP reafirma que os trabalhadores e o povo português não estão condenados à degradação das condições de vida, ao aumento da exploração e das injustiças sociais, que é necessária e possível uma vida melhor, uma sociedade mais justa, um Portugal desenvolvido e soberano», afirmou Jerónimo de Sousa numa sessão pública realizada no domingo, 16, em Sacavém.
Causas estruturais dos incêndios e Protecção Civil continuam sem resposta cinco anos após tragédias
Os problemas que estão na base da dimensão e impacto dos violentos fogos de Outubro de 2017 permanecem, denunciou Jerónimo de Sousa num encontro com vítimas e especialistas, um dia depois de um seminário em que o PCP lançou pistas sobre o estado da Protecção Civil e o que falta fazer.
Desporto Escolar para concretizar os direitos das crianças e dos jovens
«A Educação Física e o Desporto Escolar nunca foram devidamente tomados em consideração pela importância que assumem no desenvolvimento», alertou o Secretário-geral do PCP, anteontem, em Lisboa.
Governo entrega três mil milhões aos lucros com gás e electricidade
O PCP acusa o Governo de mobilizar atétrês mil milhões de euros para «financiar os lucros milionários das energéticas», uma vez que deixa de fora destes apoios os consumidores domésticos e opta por manter intocáveis margens e fixação dos preços.
Partido avança para a Conferência
A preparação da Conferência Nacional do PCP, convocada para os dias 12 e 13 de Novembro sob o Lema «Tomar a iniciativa. Reforçar o Partido. Responder às novas exigências», prossegue de Norte a Sul do País.
PCP debateu Justiça
Aprender, crescer e construir com o Partido
Conferência é já no próximo sábado
Salários com prioridade na reivindicação e na luta
A exigência de aumentos salariais destaca-se nas greves marcadas para a Administração Pública, os CTT e o sector social, tal como noutras lutas e nas reivindicações formalizadas para negociação.
Professores mobilizam-se para a luta «inevitável»
Quer pelo teor da proposta de Orçamento do Estado para 2023, quer pela falta de respostas do Ministério da Educação, a luta dos professores é inevitável para protestar e para exigir soluções.
Luta nos Açores para continuar
STJ confirmou direito
Greve no Hospital de Loures
Adidas despede na Maia
Problemas persistem na Educação sem que o Governo lhes dê resposta
O PCP voltou a alertar para a falta de professores, dizendo que se confirma o «cenário de agravamento» do problema, e critica o Governo por não adoptar as medidas necessárias para atrair e fixar docentes onde estes fazem falta.
Privatizar a TAP não serve o povo nem o País e só interessa ao grande capital estrangeiro
A TAP é uma empresa estratégica para o País e por isso tem de ser defendida. E defendê-la passa pelo seu controlo e gestão públicos e não, como querem PS, PSD e IL, pela privatização, que serve apenas os interesses do grande capital estrangeiro.
Ampliar a luta pela paz e a solidariedade
«Os povos querem paz, não o que a guerra traz» é o mote das concentrações que o CPPC promove no dia 26 em Lisboa (Largo José Saramago, 18h00) e no dia 27 no Porto (Praceta da Palestina, 17h30). Esta semana expressou solidariedade com Cuba e América Latina.
Compromisso com a inclusão e o progresso no Congresso da CNOD
«Por uma sociedade inclusiva, compromisso de progresso e de futuro», foi o lema do 14.º Congresso Nacional de Pessoas com Deficiência que se realizou, no dia 15, no Pavilhão Desportivo Portugal Cultura Recreio, no concelho do Seixal.
Agricultoras apelam à luta pela soberania alimentar
Perante o actual cenário de escassez, «nunca foi tão importante lutar pela soberania alimentar e pelo reforço da agricultura familiar», apela a Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas (MARP).
CDU dá nota negativa ao município de Guimarães
Em Guimarães «questões importantes continuam sem resposta», acusa a CDU, num balanço «negativo» ao primeiro ano da actividade autárquica municipal. Os problemas agravam-se em áreas como a habitação, mobilidade e ambiente.
Agudiza-se o poder absoluto em Famalicão
IGF arrasa gestão PS na Nazaré
Bairros de Marvila abandonados pela gestão PSD/CDS
Lixeiras ilegais em Macedo de Cavaleiros
Abolição de portagens na A23 e A13 e alternativas à EN 118
A paz não se alcança instigando a guerra
O PCP defendeu, no Parlamento Europeu, a «urgente abertura de vias de negociação visando alcançar uma solução política para um conflito que já dura há oito anos» e a resposta aos «problemas da segurança colectiva e do desarmamento na Europa».
Mobilizações e greves em França
Erradicação da pobreza, um combate do nosso tempo
XX Congresso do PC da China aponta à construção de um país socialista moderno
Na abertura do XX Congresso do Partido Comunista da China, que está a ter lugar em Pequim, Xi Jinping considerou os próximos cinco anos como cruciais para a concretização do objectivo de construir um «país socialista moderno em todos os aspectos».
Sabotagem confirmada nos gasodutos Nord Stream
Artigo de acesso livre
É cada vez mais evidente a deliberada destruição dos gasodutos Nord Stream, que transportavam gás directamente da Federação Russa para a Alemanha. Apesar de ocultações e acusações infundadas, torna-se evidente quem ganha com o sucedido.
Caravana Brasil da Esperança envolve milhares no apoio a Lula da Silva
Situação humanitária dramática no Iémen
«Não há nada mais importante do que a liberdade do povo»
Na Guiné-Bissau há um «regime ditatorial em formação». Quem o diz é Adulai Seidi, representante do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) na Festa do Avante!, ele próprio vítima de sequestro e tortura por parte de gente ligada à segurança do presidente ilegítimo, Umaro Sissoco Embaló. O PAIGC, garante, procura mobilizar o povo para a luta pela liberdade e a democracia.