Ampliar a luta pela paz e a solidariedade

«Os povos querem paz, não o que a guerra traz» é o mote das concentrações que o CPPC promove no dia 26 em Lisboa (Largo José Saramago, 18h00) e no dia 27 no Porto (Praceta da Palestina, 17h30). Esta semana expressou solidariedade com Cuba e América Latina.

Defender a paz, rejeitar bloqueios e sanções

As duas concentrações da próxima semana visam dar expressão pública à defesa da paz, da diplomacia e dos princípios do direito internacional, que, lê-se no texto que as convoca, deverão substituir a «ingerência externa, a corrida armamentista, a ameaça do uso da força e o uso da força nas relações internacionais».

Sublinhando os conflitos que persistem e se agravam em vários pontos do mundo, o CPPC denuncia a instigação da escalada de guerra, a produção de mais e mais sofisticadas armas, incluindo nucleares, e a promoção do militarismo, que marcam o nosso tempo. Critica severamente as sanções e bloqueios impostos a vários países do mundo, pois atingem profundamente «as condições de vida dos seus povos e dos povos por todo o mundo», ao mesmo tempo que as multinacionais da energia, da alimentação ou da distribuição acumulam «fabulosos lucros».

Nas iniciativas estará ainda presente a exigência ao Governo português para que contribua para a paz «cumprindo os princípios inscritos na Constituição da República Portuguesa».

Resistência, progresso
e solidariedade

Anteontem, 18, a Casa do Alentejo acolheu uma sessão de solidariedade com a América Latina promovida pelo CPPC. Na mesa estiveram, com a presidente do CPPC, Ilda Figueiredo, a embaixadora de Cuba em Portugal, Yusmari Diaz, Pedro Prola e Moara Crivelente, respectivamente do Partido dos Trabalhadores e do Partido Comunista do Brasil, e Nour Ribeiro, da Associação Projecto Ruído.

Traçando-se um panorama geral da luta dos povos da América Latina pela sua soberania e pelo progresso social, profundamente ligada à resistência ao imperialismo norte-americano, que procura tratar a região como um seu «pátio das traseiras», a sessão abordou com particular profundidade os casos do Brasil e de Cuba – o primeiro a braços com umas eleições decisivas, cujo desfecho será no próximo dia 30, e o segundo que continua a resistir aos efeitos negativos do ilegal bloqueio norte-americano e a procurar aprofundar as conquistas económicas, sociais, políticas e culturais da Revolução.

Nour Ribeiro explicou o trabalho da Associação Projecto Ruído na divulgação junto da juventude dos temas da paz e solidariedade.

Na plateia estiveram presentes representantes de outras organizações e entidades, como a Embaixada da República Bolivariana da Venezuela.

Para ontem estava marcada uma sessão no Porto, de solidariedade com Cuba.




Mais artigos de: Nacional

Agricultoras apelam à luta pela soberania alimentar

Perante o actual cenário de escassez, «nunca foi tão importante lutar pela soberania alimentar e pelo reforço da agricultura familiar», apela a Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas (MARP).

CDU dá nota negativa ao município de Guimarães

Em Guimarães «questões importantes continuam sem resposta», acusa a CDU, num balanço «negativo» ao primeiro ano da actividade autárquica municipal. Os problemas agravam-se em áreas como a habitação, mobilidade e ambiente.

Agudiza-se o poder absoluto em Famalicão

Também em Famalicão a CDU assinalou – em conferência de imprensa realizada no passado dia 10 – o primeiro ano de mandato da maioria absoluta do PSD-CDS na Câmara e Assembleia Municipal. «O que verificamos é a calcificação da forma como esta maioria vê o exercício do Poder Local. Por muitas operações de propaganda e...

IGF arrasa gestão PS na Nazaré

Uma auditoria da Inspecção Geral de Finanças (IGF) «arrasa» a gestão do PS na Empresa Nazaré Qualifica e na Câmara Municipal no triénio de 2016-2018, informa a CDU em comunicado de 12 de Outubro. Por diversas vezes ao longo dos anos, a CDU, designadamente ao nível da Intervenção na Assembleia Municipal, foi denunciando...

Bairros de Marvila abandonados pela gestão PSD/CDS

Os vereadores comunistas na Câmara de Lisboa lamentam a indisponibilidade da gestão PSD/CDS para tomar medidas concretas para que as populações dos bairros das Amendoeiras e do Condado, em Marvila, vejam as suas condições de vida e de habitação melhoradas. Em causa está a rejeição (com a abstenção do PS) dos primeiros...

Lixeiras ilegais em Macedo de Cavaleiros

Para a CDU, é «urgente» uma política de gestão municipal dos resíduos no concelho de Macedo dos Cavaleiros que elimine lixeiras ilegais, muito visíveis nas zonas rurais, e proteja o ambiente. Para isso é necessárioum serviço de recolha de «monos» em todo o concelho e aumentar o número de ecopontos nas áreas...

Abolição de portagens na A23 e A13 e alternativas à EN 118

Numa carta dirigida aos deputados na Assembleia da República, os Utentes dos Serviços Públicos do Médio Tejo recomendaram que estes se «debrucem, com carácter de urgência», em sede de Orçamento do Estado (OE) para 2023, sobre a abolição de portagens na A23 e A13. Segundo os utentes, a introdução de portagens nestas vias...