Luta nos Açores para continuar

Na greve de dia 14, os tra­ba­lha­dores da Ad­mi­nis­tração Pú­blica da RA dos Açores «de­mons­traram a sua in­dig­nação» e le­varam a que en­cer­rassem «os mais va­ri­ados ser­viços», «da Saúde à Edu­cação, aos ma­ta­douros, do Corvo a Santa Maria», sa­li­entou a di­recção re­gi­onal do STFPSSRA, que des­tacou a adesão su­pe­rior a 90 por cento nas es­colas.

Num co­mu­ni­cado de an­te­ontem, con­si­dera-se que «os avanços do Go­verno Re­gi­onal, após o anúncio desta greve, não chegam para re­cu­perar a dig­ni­dade e o poder de compra», en­quanto «os mem­bros do Exe­cu­tivo con­tinua a ig­norar pe­didos de reu­nião que se­riam de­ter­mi­nantes para a re­so­lução de pro­blemas dos tra­ba­lha­dores».

«Não resta al­ter­na­tiva», senão «con­ti­nuar a lutar», su­blinha o sin­di­cato, re­a­fir­mando as exi­gên­cias de va­lo­ri­zação e re­forço dos ser­viços pú­blicos, au­mento da re­mu­ne­ração com­ple­mentar para 100 euros, re­po­sição das car­reiras pro­fis­si­o­nais, res­peito pelos acordos, cor­reção da Ta­bela Re­mu­ne­ra­tória Única, re­vo­gação do sis­tema de ava­li­ação do de­sem­penho (SI­A­DAPRA) e fim da pre­ca­ri­e­dade.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Salários com prioridade na reivindicação e na luta

A exi­gência de au­mentos sa­la­riais des­taca-se nas greves mar­cadas para a Ad­mi­nis­tração Pú­blica, os CTT e o sector so­cial, tal como nou­tras lutas e nas rei­vin­di­ca­ções for­ma­li­zadas para ne­go­ci­ação.

Professores mobilizam-se para a luta «inevitável»

Quer pelo teor da pro­posta de Or­ça­mento do Es­tado para 2023, quer pela falta de res­postas do Mi­nis­tério da Edu­cação, a luta dos pro­fes­sores é ine­vi­tável para pro­testar e para exigir so­lu­ções.

STJ confirmou direito

Pela terceira vez, a Primark perdeu uma batalha judicial relacionada com direitos de trabalhadores com responsabilidades familiares. No dia 14, a Comissão da CGTP-IN para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH) revelou que um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça veio clarificar que o trabalhador ou trabalhadora com...

Greve no Hospital de Loures

Enfermeiros, auxiliares e administrativos do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, fizeram greve anteontem, dia 18, para exigirem que ali vigorem as mesmas condições que são praticadas nas demais unidades do Serviço Nacional de Saúde. A luta foi convocada pelos sindicatos da Função Pública e...

Adidas despede na Maia

A Adidas confirmou na segunda-feira, dia 17, à agência Lusa que «cerca de 300 posições são afectadas» pelas «mudanças na estrutura organizacional no Porto». Nesse dia, o PCP apresentou na AR duas perguntas, dirigidas aos ministros do Trabalho e da Economia, sobre esta ameaça de despedimentos, referindo que, «nos últimos...