Actual
Porque será?…
Artigo de acesso livre
Actual
Acabar com a guerra ou atacar o PCP?
Artigo de acesso livre
Actual
Salários, inflação e a lógica da batata
A talhe de foice
Direita, volver!
PCP
2022: preços, lucros e salários
Artigo de acesso livre
A inflação prossegue a sua marcha galopante neste ano de 2022. A fase final de 2021 já tinha dado sinais de que não estaríamos mais confrontados com uma relativa estabilidade de preços.
Crónica Internacional
Eles não querem parar a guerra
Artigo de acesso livre
Trabalhadores exigiram nas ruas aumento geral dos salários
O movimento sindical unitário realizou, no dia 8, acções de sensibilização da população e mobilização dos trabalhadores, para sublinhar a necessidade de aumento geral dos salários e pensões, de modo a fazer face à escalada do custo de vida, salientando que os lucros e os dividendos não estão a ser prejudicados, antes pelo contrário.
Salvar o SNS e garantir a todos o direito à Saúde
«Defender o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é uma exigência do presente e do futuro», da «democracia e da justiça social. O PCP cá estará para travar esta batalha», assegurou, na quinta-feira, 7, Jerónimo de Sousa. Numa tribuna pública em Odivelas, o Secretário-geral do Partido apelou à «luta convergente» dos profissionais e das populações para «salvar» e «defender» uma «das mais importantes conquistas de Abril».
Recuperar poder de compra é essencial para envelhecer com dignidade
O aumento mínimo de 20 euros assegurando o poder de compra para todas as pensões foi uma das propostas que Jerónimo de Sousa apresentou no encontro com reformados, pensionistas e idosos que aconteceu, dia 12, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa.
Neo-Realismo – expressão cultural de um povo em luta
O PCP promoveu, sexta-feira, 8, uma sessão pública sobre o tema «Neo-realismo, expressão cultural de um povo em luta», sublinhando justamente a riqueza e validade de uma corrente estética cujo tema central foi «o mundo da gente miúda», como referiu Jerónimo de Sousa.
Um combate que prossegue com alegria e confiança
Centenas de militantes e simpatizantes do Partido, de várias gerações e profissões e oriundas das quatro regiões alentejanas participaram no grande almoço comemorativo do 101.º aniversário do PCP, realizado no domingo em Montemor-o-Novo. Na ocasião, Jerónimo de Sousa acusou o Governo de se negar a reconhecer a «existência e profundidade dos problemas estruturais do País para não ter de se confrontar com a responsabilidade de lhes dar resposta».
A Festa na rua de 20 a 24 de Abril
Entre os dias 20 e 24 de Abril decorre em todo o País uma acção de divulgação da Festa do Avante!, da qual consta a distribuição de um folheto, a colagem de cartazes, a realização de bancas de rua para vender EP e o Avante! e outras iniciativas.
Alterar o PDM é prova de especulação com terrenos da refinaria de Matosinhos
Trata-se de «mais um passo no favorecimento da especulação imobiliária que a GALP pretende operar nos terrenos da refinaria», alerta o PCP relativamente à revisão do Plano Director Municipal (PDM) apresentada pela CM de Matosinhos.
Pela paz e a verdade
Artigo de acesso livre
Governo opta pelo «regresso dos cortes»
101 anos é de celebrar
Contas feitas… o Partido
Frente Comum pela suspensão da «descentralização»
As funções sociais do Estado são direitos fundamentais de todos e devem manter-ser na responsabilidade directa da Administração Central, defende a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública.
Pelo reforço do Serviço Nacional de Saúde
Em greve na Páscoa
Opções do PS comprovam recusa de resposta aos problemas nacionais
Concluído que foi o debate no Parlamento sobre o Programa do Governo, cumpridas estão as formalidades para que o Executivo PS inicie funções. Das suas linhas gerais e do que se apurou da discussão, nada permite concluir que este Programa seja o que o País precisa.
OE 2022 não responde às necessidades do País
O PCP considera que dos elementos disponibilizados pelo Governo, o Orçamento do Estado para 2022 «não responde aos problemas que afectam os trabalhadores, o povo e o nosso País», defendendo por isso uma mudança de trajectória.
Defender a paz
Associação Gagárin debateu urgência da paz na Ucrânia
Ao convite da Associação Iúri Gagárin para a sessão-debate sobre «a situação na Ucrânia e a urgência da paz», no dia 9,responderam mais de três dezenas de pessoas e quase metade tomaram a palavra.
Acções do CPPC pela paz
«Que seria de nós se não sonhássemos?» com prazo alargado
Novas competências para Almada fazem disparar a despesa do município
A transferência de competências na área da Educação para o município de Almada, que espera receber 15,7 milhões de euros da Administração Central, levou a maioria PS-PSD a rever o Orçamento Municipal em 35,5 milhões de euros.
Acção Nacional de Luta no dia 10 de Maio contra o aumento do custo de vida
PME consideram Programa governamental «absolutamente desajustado»
Paragem inaceitável na Linha do Oeste
Defender os direitos das comunidades ciganas
No Dia Internacional do Povo Cigano, recentemente assinalado, Sandra Pereira, deputada no Parlamento Europeu eleita pelo Partido Comunista Português, fez uma intervenção em defesa dos direitos das comunidades ciganas.
EUA e aliados desferiram «golpe no sistema da ONU»
Artigo de acesso livre
A exclusão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, por pressão dos EUA, mina a credibilidade do sistema da ONU, abre um «precedente perigoso» e não ajuda a resolver o conflito.
Presidenciais francesas decididas a 24 de Abril entre Macron e Le Pen
A quem servem as sanções?
PCI(M) apela à unidade das forças de esquerda e democráticas
Realizou-se de 6 a 10 de Abril o 23.º Congresso do Partido Comunista da Índia (Marxista). Os trabalhos decorreram no Estado de Kerala, governado pela Frente Democrática de Esquerda, formada por comunistas e outros progressistas.
Referendo no México confirma López Obrador
O presidente da República do México, Andrés Manuel López Obrador, recebeu mais de 90 por cento dos votos no referendo sobre a sua confirmação ou revogação no cargo. Continuará por mandato do povo a ser o chefe do Estado mexicano até 2024.