Referendo no México confirma López Obrador

O presidente da República do México, Andrés Manuel López Obrador, recebeu mais de 90 por cento dos votos no referendo sobre a sua confirmação ou revogação no cargo. Continuará por mandato do povo a ser o chefe do Estado mexicano até 2024.

Nove em cada dez dos cidadãos que votaram apoiam a continuidade do presidente

López Obrador continuará a ser o presidente da República do México até Outubro de 2024 por mandato do povo, que assim o decidiu numa consulta sobre a sua confirmação ou revogação, realizada no domingo, 10. Nove em cada 10 mexicanos votaram a favor da continuação do chefe do Estado no seu cargo.

Participaram na consulta popular cerca de 19 por cento dos eleitores inscritos, quando seriam necessários 40 por cento de votantes para tornar o resultado vinculativo.

O presidente criticou a exigência de uma participação tão elevada para um exercício democrático deste tipo e explicou que, mesmo não se atingindo essa percentagem de eleitores, teria renunciado se a maioria dos que votaram fosse contra a sua continuidade.

O presidente do partido governamental Morena, Mario Delgado, e toda a direcção nacional e da cidade do México saudaram o triunfo esmagador nesta demonstração de democracia participativa e qualificaram a consulta como um êxito.

Os líderes dos partidos Acção Nacional, Revolucionário Institucional, Revolucionário Democrático e Movimento Cidadão, oposicionistas, que boicotaram o processo, anunciaram que são contra a revogação e contra os resultados do referendo.

O México foi o terceiro país da América Latina a levar a cabo uma consulta popular deste tipo. O primeiro foi a Venezuela, com Hugo Chávez, em 2004, e o segundo a Bolívia, com Evo Morales, em 2008.




Mais artigos de: Internacional

Protestos populares no Paquistão contra novo governo «importado»

No Paquistão, realizaram-se no domingo, 10, grandes manifestações populares em diversas cidades do país, incluindo Islamabad, a capital, com milhares de pessoas nas ruas a expressar apoio ao deposto primeiro-ministro Imran Khan. Culminando meses de tensão, Khan foi afastado na véspera pelo parlamento, que aprovou uma...

Pacto Histórico confirma apoio popular na Colômbia

A campanha para as eleições presidenciais na Colômbia prossegue cada vez mais intensa e o candidato do Pacto Histórico, Gustavo Petro, continua a contactar as populações em todo o país. Na semana passada, no dia 7, o ponto de encontro foi o Parque de Santo António, na cidade de Medellín, onde...

Veteranos da guerra de classe

O padrão camuflado dissipa quaisquer dúvidas que houvesse: estes homens estão em guerra. Mas não se trata de uma guerra convencional, denunciam os capacetes amarelos munidos de lanterna. Os milhares que se concentraram, na semana passada, no Parque Estadual Tannehill Ironworks, no Alabama, são na verdade mineiros. Estão...