Acção Nacional de Luta no dia 10 de Maio contra o aumento do custo de vida
A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI e a Inter-Reformados/CGTP-IN vão realizar no dia 10 de Maio uma Acção Nacional de Luta contra o aumento do custo de vida, pelo aumento real das reformas e salários, pelo reforço da Segurança Social e por melhores serviços públicos de saúde.
A decisão foi tomada no passado dia 7, numa reunião conjunta das duas organizações para analisar a situação dos reformados, pensionistas e idosos.
Madeira
No dia 5 de Abril, no Funchal, a CDU desenvolveu uma acção de contactos com a população sobre a escalada de preços e o aumento do custo de vida. «É preciso assegurar a dignidade de quem precisa de garantir a alimentação da sua família e não vê soluções definitivas nas propostas apresentadas pelos governos, quer seja na República ou na Região, porque estas medidas não passam de pensos rápidos, para uma ferida que é demasiado profunda e que se agrava a cada dia que passa», frisou Herlanda Amado, eleita na Assembleia Municipal do Funchal.
Litoral Alentejano
Na região do Litoral Alentejano foi recentemente constituído o Movimento «Sempre os mesmos a pagar – Contra o aumento do custo de vida», para exigir do Governo que «os combustíveis, a alimentação, os transportes, os medicamentos, as rendas e todos os bens essenciais tenham preços justos e suportáveis». Este organismo considera «inadmissível» que empresas como a Galp, a SONAE, o Pingo Doce, a EDP e os bancos «tenham obtido lucros astronómicos, enquanto os salários, as reformas e as pensões têm um valor muito pequeno em relação ao custo de vida».