Editorial

SÃO PRECISAS SOLUÇÕES

Artigo de acesso livre

Desde há muito que o PCP vem in­sis­tindo que o País pre­cisa de so­lu­ções, de uma res­posta global aos pro­blemas na­ci­o­nais, de uma po­lí­tica que as­se­gure o de­sen­vol­vi­mento na­ci­onal. Ora, a mai­oria ab­so­luta que o PS ob­teve nestas elei­ções deixa essas so­lu­ções mais longe.

Em de­vido tempo o PCP alertou que o PS, ao pro­vocar a não apro­vação do Or­ça­mento do Es­tado para 2022, tinha como ob­jec­tivo obter uma mai­oria ab­so­luta para, assim, se poder li­bertar da in­fluência da CDU e do PCP nas de­ci­sões na­ci­o­nais.

Prova disso são as ma­ni­fes­ta­ções de re­go­zijo do grande ca­pital por essa mai­oria ab­so­luta e as exi­gên­cias que já lhe co­meça a fazer.

Todos em con­junto no Con­selho Na­ci­onal das Con­fe­de­ra­ções Pa­tro­nais re­clamam re­formas es­tru­tu­rais e um ime­diato acordo de com­pe­ti­ti­vi­dade e ren­di­mentos, ques­ti­o­nando a va­lo­ri­zação dos sa­lá­rios, mesmo as li­mi­tadas pro­postas do Go­verno de au­mento do SMN. Em si­mul­tâneo, vão re­cla­mando mais di­nheiro pú­blico para os seus ne­gó­cios pri­vados, exi­gindo novas re­du­ções de im­postos sobre os lu­cros e ques­ti­o­nando qual­quer al­te­ração da le­gis­lação la­boral que possa in­verter as suas normas gra­vosas.

Com a sua acção re­van­chista e os seus pro­jectos re­tró­grados e re­ac­ci­o­ná­rios, re­tomam a can­ti­lena da ri­gidez da le­gis­lação la­boral, para re­clamar a re­cu­pe­ração do mo­delo da fle­xi­se­gu­rança, ou seja, mais ho­rá­rios des­re­gu­lados, mais po­li­va­lência, mais pre­ca­ri­e­dade, menos es­ta­bi­li­dade e menos sa­lário.


Nesta si­tu­ação par­ti­cu­lar­mente exi­gente, o PCP con­ti­nuará a bater-se pela rup­tura com a po­lí­tica de di­reita e pela con­cre­ti­zação de uma po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda, que en­frente e rompa com os in­te­resses do grande ca­pital e as­suma a ne­ces­si­dade da li­ber­tação do País da sub­missão ao euro e às im­po­si­ções da UE. Uma res­posta que re­clama o con­trolo pú­blico dos sec­tores e em­presas es­tra­té­gicos.

A si­tu­ação que o País en­frenta, co­loca na ordem do dia a con­cre­ti­zação de res­postas e so­lu­ções que avancem na pro­moção de um de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico sus­ten­tado, no au­mento geral dos sa­lá­rios, na re­vo­gação das normas gra­vosas da le­gis­lação la­boral e no com­bate à pre­ca­ri­e­dade; na va­lo­ri­zação das re­formas e das pen­sões para todos e das longas car­reiras con­tri­bu­tivas; na ga­rantia dos di­reitos das cri­anças e dos pais, no­me­a­da­mente as­se­gu­rando a gra­tui­ti­dade das cre­ches, de­sen­vol­vendo uma rede pú­blica, bem como o di­reito a viver numa ha­bi­tação digna, o que exige o au­mento de ha­bi­tação pú­blica, a es­ta­bi­li­dade e re­gu­lação dos preços de ar­ren­da­mento, o com­bate à es­pe­cu­lação.

No mesmo sen­tido, o PCP de­nuncia e com­bate o au­mento do custo de vida, in­dis­so­ciável, aliás, do pro­cesso de acu­mu­lação de fa­bu­losos lu­cros por parte do grande ca­pital, da es­pe­cu­lação que se ve­ri­ficou e ve­ri­fica, da des­truição de parte im­por­tante do nosso apa­relho pro­du­tivo e do con­ti­nuado re­curso às im­por­ta­ções em subs­ti­tuição da pro­dução na­ci­onal.

En­frentar e res­ponder ao au­mento do custo de vida exige uma outra po­lí­tica e ou­tras op­ções, em que para além da re­gu­lação de preços de bens e ser­viços es­sen­ciais, se impõe o au­mento geral dos sa­lá­rios.

É também ne­ces­sário que se avance de­ci­di­da­mente com so­lu­ções e res­postas para a de­fesa e re­forço do SNS.

Res­postas e so­lu­ções igual­mente para a Edu­cação (com a de­fesa da Es­cola Pú­blica), a Ci­ência, a Cul­tura e para o me­lho­ra­mento dos ser­viços pú­blicos.

Para ali­viar os im­postos sobre o tra­balho e as Micro Pe­quenas e Mé­dias Em­presas.

Para as­se­gurar o di­reito a um am­bi­ente sau­dável e ao equi­lí­brio eco­ló­gico.

Pre­ci­samos de res­postas para en­frentar pro­blemas como o da seca que nos as­sola, com me­didas que mi­ti­guem as suas con­sequên­cias – agra­vadas com a pri­va­ti­zação das bar­ra­gens, pro­cesso que o PCP de­nun­ciou e com­bateu - ga­ran­tindo que não falte a água nas tor­neiras, para con­sumo hu­mano, e nos campos para as­se­gurar a pro­dução.

Que as­se­gure igual­mente a gestão e ad­mi­nis­tração dos re­cursos hí­dricos do do­mínio pú­blico hí­drico por ad­mi­nis­tração di­recta das au­tar­quias ou do Es­tado cen­tral e negue a pos­si­bi­li­dade de mer­can­ti­li­zação da água.

O PCP, como lem­brou Je­ró­nimo de Sousa na sessão pú­blica do pas­sado do­mingo, no Porto, propôs em 2020 um Plano Na­ci­onal para a pre­venção es­tru­tural dos efeitos da seca. Mas tal Plano foi re­jei­tado com os votos contra de PS, PSD, IL e a abs­tenção de BE e PAN.


Os tempos que vi­vemos re­clamam e exigem um Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês forte, de­ter­mi­nado e con­victo. Re­clamam fir­meza ide­o­ló­gica e uma grande dis­po­ni­bi­li­dade re­vo­lu­ci­o­nária para as­se­gurar com êxito as exi­gentes ta­refas que a ac­tual si­tu­ação co­loca ao PCP. É pre­ciso de­sen­volver a luta de massas, a mo­bi­li­zação de forças e a adopção de ac­ções e me­didas para o re­forço da in­ter­venção do Par­tido.

Neste tempo, as­sume desde já uma par­ti­cular im­por­tância a re­a­li­zação do co­mício do PCP, a 6 de Março, no Campo Pe­queno em Lisboa.


Os tra­ba­lha­dores e o povo podem contar com o PCP e a sua in­ter­venção de­ci­siva na luta de todos os dias na de­fesa e pela afir­mação dos seus di­reitos e por uma po­lí­tica al­ter­na­tiva que pro­mova de­sen­vol­vi­mento so­be­rano e pro­gresso so­cial.


Opinião
PCP

Confiança, coragem, força

Artigo de acesso livre

O PCP é um grande e coeso par­tido po­lí­tico. Cen­te­nário. So­li­da­mente an­co­rado na sua base teó­rica. Li­gado às massas. Capaz de as­se­gurar, a cada mo­mento, uma in­ter­venção pronta e una com a sua ori­en­tação po­lí­tica. Capaz de in­tervir, de forma re­vo­lu­ci­o­nária, na so­ci­e­dade por­tu­guesa.

Crónica Internacional

Ucrânia: onde está o perigo?

Artigo de acesso livre

As provocações dos EUA e seus aliados na NATO e a gigantesca manobra de desinformação em torno da «iminente invasão russa da Ucrânia» são...
Actual

27 Milhões

Artigo de acesso livre

Qualquer trabalhador por conta de outrém, qualquer pensionista ou qualquer pequeno empresário, sabe que, se não cumprir com as suas obrigações...
Actual

No desperdiçar está o ganho

Artigo de acesso livre

A SIC divulgou na semana passada uma reportagem sobre o consumo de água em Paços de Ferreira em que denunciava uma prática de incentivo ao...
A talhe de foice

Massacre

Artigo de acesso livre

Sobre a putativa invasão da Ucrânia pela Rússia já quase tudo se disse: que seria total; ou então parcial; o número de vítimas – 50 mil, entre...
Em Destaque

2015 – 2022: determinação, coerência, compromisso de classe

Artigo de acesso livre

Quando, na noite de 4 de Ou­tubro de 2015, o Se­cre­tário-geral do PCP adi­an­tava, no res­caldo das elei­ções le­gis­la­tivas que ti­nham aca­bado de ocorrer, que o PS só não for­maria go­verno se não qui­sesse, o PCP mar­cava uma vi­ragem na vida po­lí­tica na­ci­onal, abrindo a porta de saída ao Go­verno PSD/​CDS que tinha le­vado a cabo uma das mais bru­tais agres­sões aos di­reitos dos tra­ba­lha­dores e do povo por­tu­guês desde os tempos do fas­cismo.

Em Foco

O PCP ao lado de quem trabalha no passado agora e sempre

Artigo de acesso livre

O pa­vi­lhão da Es­cola Se­cun­dária Ca­ro­lina Michaëlis, no Porto, en­cheu-se na tarde de do­mingo, 13, para a sessão pú­blica do PCP Con­tigo todos os Dias – Sa­lá­rios, Pen­sões, Saúde, Ha­bi­tação. Re­a­firmar o com­pro­misso dos co­mu­nistas e do seu Par­tido para com os tra­ba­lha­dores e o povo e re­car­regar forças para os com­bates que se avi­zi­nham foram as tó­nicas da in­ter­venção de Je­ró­nimo de Sousa.

PCP

Jaime Serra deixa-nos o exemplo de «revolucionário de corpo inteiro»

Artigo de acesso livre

«O per­curso de vida, o seu exemplo de mi­li­tante e di­ri­gente do PCP, per­du­rará em todos e em cada um de nós para pros­se­guirmos a luta de eman­ci­pação dos tra­ba­lha­dores e dos povos que o animou», as­se­gurou Je­ró­nimo de Sousa no úl­timo adeus a Jaime Serra, que fa­leceu quarta-feira, dia 9.

Seca exige apoios e medidas de fundo

Artigo de acesso livre

A si­tu­ação de seca me­te­o­ro­ló­gica que o País en­frenta exige me­didas ur­gentes de apoio aos agri­cul­tores e de sal­va­guarda do abas­te­ci­mento de água às po­pu­la­ções. Mas re­quer também op­ções de fundo, afirma o PCP.

Capitalismo é crise mas não cai por si

Artigo de acesso livre

«Ca­pi­ta­lismo: de­si­gual­dades, crises e con­tra­di­ções, e a luta pelo so­ci­a­lismo como al­ter­na­tiva» foi o tema do de­bate que en­cheu, ao início da tarde de sá­bado, 12, um au­di­tório de uma uni­dade ho­te­leira em Lisboa.

Valorizar os Bombeiros é urgente e necessário

Artigo de acesso livre

O PCP alerta que dos bom­beiros de­pende um con­junto de ser­viços fun­da­men­tais de­le­gados pelo Es­tado e de­fende o re­forço do apoio às as­so­ci­a­ções.

Dois caminhos de uma opção comum

Artigo de acesso livre

Aos 28 anos, Joana sabe bem o que pretende com a sua adesão ao PCP, consumada no passado mês de Novembro: ajudar...

Grupo Parlamentar com nova direcção

Artigo de acesso livre

A deputada Paula Santos, eleita nas listas da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal, assumirá, na próxima legislatura, a presidência do Grupo...

Vamos ao Campo Pequeno!

Artigo de acesso livre

O comício de aniversário do PCP agendado para domingo, 6 de Março, no Campo Pequeno, em Lisboa, culmina as...

Luta das mulheres foi e é central

Artigo de acesso livre

A Organização Concelhia do Barreiro do PCP promoveu, sábado, 12, na Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense, o debate «A luta das mulheres...

Sementes de futuro

Artigo de acesso livre

Mais de 70 pessoas participaram, domingo, no arranque da jornada de sementeira, que decorre até sábado e tem como...

«Preocupações» de pouca dura

Artigo de acesso livre

A SIC, nos dias que se seguiram às eleições, foi palco privilegiado para vários comentários que anunciaram pela...
Trabalhadores

Mobilização, unidade e luta nos transportes e comunicações

Artigo de acesso livre

No ple­nário de re­pre­sen­tantes dos tra­ba­lha­dores dos trans­portes e co­mu­ni­ca­ções, pro­mo­vido an­te­ontem pela Fec­trans/​CGTP-IN, foram tra­çadas li­nhas de in­ter­venção, pe­rante rei­vin­di­ca­ções sem res­posta.

Sem respostas haverá luta na Administração Pública

Artigo de acesso livre

No dia 9 de Março, num ple­nário da Frente Comum de Sin­di­catos da Ad­mi­nis­tração Pú­blica, vai ser re­a­fir­mada a exi­gência de que o novo Go­verno ne­go­ceie a pro­posta rei­vin­di­ca­tiva até agora ig­no­rada.

Nos 40 anos da primeira greve geral CGTP-IN recordou resultados

Artigo de acesso livre

«Os re­sul­tados la­bo­rais do con­fronto foram desde logo as­si­na­lá­veis», des­tacou a CGTP-IN, numa nota pu­bli­cada dia 12, a pro­pó­sito da pri­meira greve geral em de­mo­cracia, re­a­li­zada 40 anos antes.

Exigidas medidas urgentes

Artigo de acesso livre

A CGTP-IN entregou na segunda-feira, dia 14, ao primeiro-ministro, um documento intitulado «Medidas urgentes», com uma síntese das prioridades...

Greve na RL

Artigo de acesso livre

Os trabalhadores da Rodoviária de Lisboa, do Grupo Barraqueiro, agendaram para o dia 4 de Março uma greve de 24 horas e uma concentração no...

Fórum sindical na Covilhã

Artigo de acesso livre

Sob o lema «O Interior tem futuro», a União dos Sindicatos de Castelo Branco promoveu, no dia 8, no Auditório...

Misericórdias em greve no dia 4

Artigo de acesso livre

«Perante a recusa sistemática de aumentos salariais» por parte da União das Misericórdias Portuguesas e da generalidade das instituições, a...

Terça-feira de Carnaval é feriado

Artigo de acesso livre

A terça-feira de Carnaval consta como feriado obrigatório na contratação colectiva da hotelaria e restauração, alertou o Sindicato da...

GALP generosa para os accionistas

Artigo de acesso livre

O aumento das margens de lucro nos combustíveis vendidos em 2020 e 2021, conjugado com uma recuperação do mercado neste último ano, contribuiu...
Nacional

CPPC quer colocar Portugal firmemente do lado da paz

Artigo de acesso livre

O CPPC lançou, faz hoje uma se­mana, uma pe­tição re­cla­mando a adesão de Por­tugal ao Tra­tado de Proi­bição de Armas Nu­cle­ares. Para além de um «im­pe­ra­tivo moral», trata-se de um «de­sígnio cons­ti­tu­ci­onal», de­fende.

Manifestação Nacional de Mulheres para exigir igualdade na vida

Artigo de acesso livre

O Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres (MDM) pro­move nos dias 5 e 12 de Março, res­pec­ti­va­mente, no Porto (na Ba­talha) e em Lisboa (nos Res­tau­ra­dores), às 14h30, uma Ma­ni­fes­tação Na­ci­onal de Mu­lheres.

Lisboa aprova proposta do PCP para transporte escolar

Artigo de acesso livre

Por ini­ci­a­tiva dos ve­re­a­dores do PCP, a Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa (CML) aprovou, no dia 9 de Fe­ve­reiro, a cri­ação pela Carris de um ser­viço de­di­cado ao trans­porte es­colar. A pro­posta consta do Pro­grama Elei­toral da CDU.

PNR 2030 exclui Agricultura Familiar

Artigo de acesso livre

A Confederação Nacional da Agricultura, em comunicado divulgado no passado dia 11, repudia a discriminação de que é alvo ao ser excluída do...

Beja marcha em defesa do SNS

Artigo de acesso livre

Uma marcha em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai acontecer, no dia 26 de Fevereiro, na cidade de Beja, para exigir a contratação de...
Europa

Promessas de milhões entre golpes e ingerências

Artigo de acesso livre

De­corre hoje e amanhã, em Bru­xelas, uma ci­meira entre a União Eu­ro­peia e a União Afri­cana, pre­vista para 2020 mas en­tre­tanto adiada de­vido à COVID-19. Con­correr com a in­fluência chi­nesa em África pa­rece ser uma das mo­ti­va­ções cen­trais da UE.

Internacional

Venezuela evocou 4 de Fevereiro de 1992

Artigo de acesso livre

O pre­si­dente da Ve­ne­zuela des­tacou o ca­rácter po­pular e o im­pacto no des­pertar da cons­ci­ência na­ci­onal da fa­lhada re­be­lião mi­litar li­de­rada por Hugo Chávez em 4 de Fe­ve­reiro de 1992.

Temas
Argumentos
Músicas

João de Freitas Branco

Artigo de acesso livre

Há vidas que se celebram muito para além do tempo que tenham podido durar. Por isso faz tanto sentido assinalar o centenário do nascimento de...
Cinema

A teia do mundo

Artigo de acesso livre

A transmissão na RTP da mini-série 1936 - O Ano da Morte de Ricardo Reis, realizada por João Botelho, está...
TVisto

Som de tambores

Artigo de acesso livre

Foi no passado domingo, à hora dos mais importantes telenoticiários do dia, que a televisão nos informou (é certo que apenas de modo indirecto...
Memória

1983 – A balada de Narayama

Artigo de acesso livre

O romance A Balada de Narayama, de Shichirō Fukuzawa, publicado em 1957, foi adaptado ao cinema em 1958, por...
Sugestões da semana

Sugestões da semana

Artigo de acesso livre

Ar livre Passeio de bicicleta BTT, conhecer paisagens únicas de Sesimbra, com início no Parque da Maçã e final no Espaço Interpretativo da...
Aconteceu

Situação habitacional indigna na AMLisboa

Artigo de acesso livre

Na Área Metropolitana de Lisboa há vinte seis mil famílias a viver numa «situação habitacional indigna» e cerca de 200 mil correm o risco de...

Contra a seca no Litoral Alentejano

Artigo de acesso livre

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), Vítor Proença, está preocupado com os efeitos da seca na agricultura e...

Reuniões e iniciativas

Artigo de acesso livre

Jerónimo de Sousa Secretário-Geral do PCP ____________________   Sábado – 19 de Fevereiro...

A semana em resumo

Frases

"É importante encontrar o tom certo para combater os nostálgicos do fascismo e os que continuam...