Editorial

RESPONDER AO QUE O PAÍS PRECISA

Artigo de acesso livre

Pros­segue a dis­cussão em torno da pro­posta de Or­ça­mento do Es­tado para 2022. Uma dis­cussão que al­guns pro­curam des­viar da­quilo que é cru­cial – a res­posta ne­ces­sária ao que o País pre­cisa. É isso que se exige e de que o PCP não se des­viará, ainda que agitem even­tuais con­sequên­cias po­lí­ticas da pos­si­bi­li­dade da sua não apro­vação, em de­tri­mento da aná­lise dos seus con­teúdos con­cretos.

A po­sição do PCP é clara nas suas op­ções e co­e­rente com o seu in­de­cli­nável com­pro­misso de sempre com os tra­ba­lha­dores e com o povo. Po­sição que tem es­tado sempre pre­sente em cada mo­mento em que a in­ter­venção do PCP foi de­ci­siva.

O PCP re­clama res­posta para os pro­blemas na­ci­o­nais que re­sultam de dé­cadas de po­lí­tica de di­reita, onde estão pre­sentes im­por­tantes dé­fices es­tru­tu­rais, o agra­va­mento da ex­plo­ração, in­jus­tiças e de­si­gual­dades, acres­cidos por aqueles que de­rivam da epi­demia e do apro­vei­ta­mento que dela fez e faz o grande ca­pital.

Por­tugal pre­cisa de op­ções e de um ca­minho al­ter­na­tivo capaz de re­solver pro­blemas acu­mu­lados e en­cetar uma tra­jec­tória de de­sen­vol­vi­mento, su­pe­rando as ques­tões que marcam a vida dos tra­ba­lha­dores, do povo e do País.

Nesse sen­tido, o Or­ça­mento do Es­tado para 2022 que aí está tem de se in­serir nessa res­posta global tão ne­ces­sária quanto ina­diável.

A res­posta que foi pre­ciso en­con­trar para fazer face às con­sequên­cias da epi­demia tornou mais evi­dente a ne­ces­si­dade de en­frentar com cla­reza os pro­blemas, indo à sua raiz e ata­cando as suas causas.

Não se pode adiar esse ca­minho. Pas­sada a epi­demia, quando se anun­ciam meios fi­nan­ceiros avul­tados, é ne­ces­sário res­ponder à si­tu­ação.

Ora, era nesse sen­tido geral de res­posta aos pro­blemas que devia estar in­se­rido o OE para 2022. Mas o Go­verno con­tinua a não dar si­nais de querer as­sumir esse ca­minho. Uma ou outra me­dida de sen­tido po­si­tivo não ilude que a au­sência de res­posta a ques­tões es­sen­ciais como as dos sa­lá­rios e di­reitos dos tra­ba­lha­dores ou o re­forço do SNS se tra­du­zirá no seu agra­va­mento fu­turo.

A re­sis­tência do Go­verno em as­sumir com­pro­missos e dar si­nais claros em ma­té­rias im­por­tantes além do OE e também no con­teúdo da pro­posta de Or­ça­mento tal como foi apre­sen­tada ma AR, faz com que ela conte hoje com a opo­sição, o voto contra do PCP.

No en­tanto, até à sua vo­tação na ge­ne­ra­li­dade ainda é tempo de en­con­trar so­lu­ções. É tempo ainda de ve­ri­ficar se o PS e o Go­verno re­cusam em de­fi­ni­tivo os com­pro­missos que per­mitam si­na­lizar o ca­minho da res­posta que o País e a vida dos tra­ba­lha­dores e do povo re­clamam e as so­lu­ções que no Or­ça­mento e além dele devem ser con­cre­ti­zadas.

Co­nhe­cida a po­sição do PCP, logo se ini­ciou, com grande pro­jecção me­diá­tica, uma forte cam­panha de dra­ma­ti­zação numa linha de res­pon­sa­bi­li­zação deste Par­tido pela ale­gada crise po­lí­tica que a não apro­vação do OE iria de­sen­ca­dear.

Ora, como re­feriu Je­ró­nimo de Sousa no co­mício no Porto no pas­sado dia 16, «a di­mensão dos pro­blemas do País e as so­lu­ções que lhes cor­res­ponde não se re­solvem com dra­ma­ti­za­ções ou com o agi­gantar de di­fi­cul­dades sobre o fu­turo, como se quer fazer crer». Não são as res­postas que os tra­ba­lha­dores e o povo re­clamam que con­tri­buem para a ale­gada crise po­lí­tica de que falam e com que tentam con­di­ci­onar a in­ter­venção in­de­pen­dente do PCP.

Para o PCP, a questão cen­tral é en­con­trar so­lu­ções para os pro­blemas do País. O que está em causa neste mo­mento é saber se há ou não a res­posta aos pro­blemas na­ci­o­nais e não a de saber se há Or­ça­mento a qual­quer custo, isto é, in­de­pen­den­te­mente dos seus con­teúdos.

O PCP não pro­cura pre­textos para votar contra o OE. O que o PCP não pres­cinde é de ga­rantir a res­posta de que o País pre­cisa para en­frentar os pro­blemas que marcam a vida dos tra­ba­lha­dores e do povo.

De facto, a si­tu­ação do País e os pro­blemas que en­frenta exigem so­lu­ções e res­postas ina­diá­veis e o OE deve in­serir-se nessa res­posta global tão ne­ces­sária quanto ina­diável. Tem de tra­duzir essas op­ções. Só não se dará res­posta aos pro­blemas se o PS não quiser. Há meios e con­di­ções para o fazer.

Ao mesmo tempo que pros­segue a dis­cussão do OE para 2022, de­sen­volve-se a luta dos tra­ba­lha­dores em nu­me­rosas em­presas, lo­cais de tra­balho e sec­tores, e avança a pre­pa­ração da greve dos tra­ba­lha­dores da Ad­mi­nis­tração Pú­blica mar­cada pela Frente Comum dos Sin­di­catos da AP para o pró­ximo dia 12 de No­vembro.

Pros­segue também a ini­ci­a­tiva po­lí­tica – em que se in­seriu a sessão «en­ve­lhecer com di­reitos. Surto epi­dé­mico. As res­postas ne­ces­sá­rias», an­te­ontem re­a­li­zada em Lisboa, com a par­ti­ci­pação do Se­cre­tário-geral do PCP – e a acção de re­forço do Par­tido, dando atenção à questão cen­tral da res­pon­sa­bi­li­zação de qua­dros, ao for­ta­le­ci­mento dos or­ga­nismos de di­recção, ao re­forço da or­ga­ni­zação e in­ter­venção junto da classe ope­rária e dos tra­ba­lha­dores, à Cam­panha Na­ci­onal de Re­cru­ta­mento «O fu­turo tem Par­tido», e ao tra­balho de fundos.

O PCP, hoje como ao longo de 100 anos, in­tervém com con­fi­ança, de­ter­mi­nado pelo seu com­pro­misso com os tra­ba­lha­dores e com o povo. Que se de­sen­ganem aqueles que pensam poder con­di­ci­onar tais op­ções e com­pro­misso.


Opinião
Actual

Provar do próprio veneno

Artigo de acesso livre

O Expresso está sob pressão. Haverá um número crescente de leitores do semanário que não se conformam com a falta de rigor com que o jornal...
Actual

O «teatrinho habitual» dos Tartufos

Artigo de acesso livre

Em defesa do Teatro, sem menorização espúria, aqui se valoriza Moliére, que escreveu em 1664 a sátira «Tartufo» sobre a hipocrisia de um falso...
Actual

O AUKUS e o massacre na Indonésia

Artigo de acesso livre

Entre 1965 e 1966 verificou-se na Indonésia um dos mais monstruosos massacres do século XX. O menor número de mortos estimado é de 500 mil, o...
A talhe de foice

Béu, béu

Artigo de acesso livre

Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov receberam este ano o Nobel da Paz. Segundo a Academia sueca, aqueles profissionais foram premiados...
PCP

Creches gratuitas para todas as crianças

Artigo de acesso livre

As cri­anças e as fa­mí­lias em Por­tugal pre­cisam ur­gen­te­mente de cre­ches gra­tuitas e da cri­ação de uma rede pú­blica de cre­ches. É a res­posta ne­ces­sária num país em que faltam vagas de creche, em que os custos são muito ele­vados e que é o mais en­ve­lhe­cido da Eu­ropa, com um grave dé­fice de­mo­grá­fico. É uma so­lução que não pode ser adiada e a que o Or­ça­mento do Es­tado tem que res­ponder.


Crónica Internacional

Taiwan

Artigo de acesso livre

Na ofensiva do imperialismo norte-americano (e seus aliados) contra a República Popular da China, a questão de Taiwan (Ilha Formosa) adquiriu...
Em Destaque

«Golpistas na Bolívia não contaram com a força da consciência popular»

Artigo de acesso livre

Vi­tória Fo­ronda, do Par­tido Co­mu­nista da Bo­lívia, par­ti­cipou na Festa do Avante!, em Se­tembro, e aborda nesta en­tre­vista o pro­cesso po­lí­tico no seu país. Lembra que «os yan­kees nunca dormem e con­ti­nuam a cons­pirar e a pensar como nos vão sub­meter», mas en­fa­tiza que «não só na Bo­lívia como em toda a Amé­rica La­tina os povos estão a des­pertar, a aprender a viver com dig­ni­dade».

Em Foco

A resposta de que o País precisa

Artigo de acesso livre

O País precisa de respostas para os problemas que enfrenta. Resposta à altura da dimensão desses problemas. Em 2015 colocou-se o objectivo da...

Crescer e avançar no Porto para levar a luta por diante

Artigo de acesso livre

No sá­bado, o PCP en­cheu – de gente e de de­ter­mi­nação – o pa­vi­lhão da Es­cola Se­cun­dária Ca­ro­lina Michaëlis, no Porto, num co­mício que contou com a par­ti­ci­pação do Se­cre­tário-geral, Je­ró­nimo de Sousa. Os co­mu­nistas por­tu­enses voltam às ruas hoje, às 18h00, num des­file com início na Praça da Ba­talha, pelo di­reito à ha­bi­tação, por mais sa­lário, pelo re­forço do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde, por cre­ches gra­tuitas.

PCP

Envelhecer com direitos e dignidade tem de ser uma prioridade

Artigo de acesso livre

O PCP pre­tende que o Go­verno re­ponha o poder de compra efec­tivo de todas as re­formas, va­lo­rize as pen­sões mí­nimas do re­gime geral da Se­gu­rança So­cial, des­pe­na­lize quem se re­formou antes das novas re­gras e ga­ranta o acesso à re­forma sem pe­na­li­zação de todos os que têm mais de 40 anos de des­contos.

PCP afirma nas ruas soluções para o País

Artigo de acesso livre

No âm­bito da acção do PCP «Ao teu lado todos os dias – Mais sa­lá­rios e pen­sões. Re­forçar o SNS. Cre­ches gra­tuitas. Di­reito à ha­bi­tação», está a ser dis­tri­buído um fo­lheto em todo o País.

Contas certas

Artigo de acesso livre

A Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP acusa o jornal Médio Tejo de, na sua edição de 24 de Setembro [dois dias antes das...
Trabalhadores

Alerta em Lisboa para travar despedimentos colectivos

Artigo de acesso livre

A União dos Sin­di­catos de Lisboa pro­moveu na terça-feira, dia 19, ao final da tarde, uma acção de pro­testo e de­núncia, re­cla­mando me­didas para pôr termo ao grande nú­mero de des­pe­di­mentos no dis­trito.

Negociação com luta nos transportes

Artigo de acesso livre

As re­centes greves le­varam à mar­cação de reu­niões com os pa­trões dos trans­portes ro­do­viá­rios de pas­sa­geiros, mas a mo­bi­li­zação mantém-se neste sector e de­correm lutas em ou­tras em­presas.

Sem respostas nem soluções CGTP-IN age para mudar OE

Artigo de acesso livre

A CGTP-IN «de­sen­vol­verá as ac­ções de luta e a in­ter­venção ins­ti­tu­ci­onal que con­duzam às al­te­ra­ções que os tra­ba­lha­dores exigem, as po­pu­la­ções re­clamam e o País ne­ces­sita» no Or­ça­mento do Es­tado.

Firmes na luta pelo emprego

Artigo de acesso livre

Contra o despedimento colectivo em curso e a destruição de emprego na Altice Portugal, a frente sindical e a CT da MEO decidiram realizar...

PRT para o sector social

Artigo de acesso livre

Trabalhadoras da Santa Casa da Misericórdia de Vendas Novas, organizadas no CESP/CGTP-IN, deslocaram-se no dia 15...
Assembleia da República

Aprovada proposta do PCP para valorizar trabalho extraordinário

Artigo de acesso livre

A As­sem­bleia da Re­pú­blica aprovou a pro­posta do PCP de re­po­sição dos mon­tantes e re­gras de cál­culo do pa­ga­mento do tra­balho ex­tra­or­di­nário, su­ple­mentar e em dia fe­riado que vi­go­raram até 2012 e do di­reito ao des­canso com­pen­sa­tório.

Nacional

Acção nacional de luta dos reformados

Artigo de acesso livre

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI e a Inter-Reformados/CGTP-IN vão realizar amanhã, 22, uma acção nacional...

Lutar e exigir o pleno cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência

Artigo de acesso livre

A Con­fe­de­ração Na­ci­onal dos Or­ga­nismos de De­fi­ci­entes (CNOD) re­a­lizou no sá­bado, 16 de Ou­tubro, em Braga, o seu 27.º En­contro Na­ci­onal de Pes­soas com De­fi­ci­ência, sob o lema «Ur­gente: In­clusão Plena». Exigir uma re­visão dos cri­té­rios de atri­buição da Pres­tação So­cial de In­clusão e a re­visão da idade da re­forma das pes­soas com de­fi­ci­ência são rei­vin­di­ca­ções para 2022.

CNA exige indemnizações por prejuízos causados por animais selvagens

Artigo de acesso livre

A CNA en­tregou, quinta-feita, 14 de Ou­tubro, na As­sem­bleia da Re­pú­blica (AR) a pe­tição «Agri­cul­tores e ou­tros ru­rais devem ser res­sar­cidos dos pre­juízos na agri­cul­tura pro­vo­cados por ja­valis e ou­tros ani­mais sel­va­gens».

Honoris Causa a Abílio Fernandes por uma vida dedicada a Évora

Artigo de acesso livre

A Uni­ver­si­dade de Évora atri­buiu o tí­tulo de Doutor Ho­norisCausa a Abílio Fer­nandes, o mi­li­tante co­mu­nista que du­rante 25 anos pre­sidiu à Câ­mara Mu­ni­cipal da­quela ci­dade. A ce­ri­mónia re­a­lizou-se na quinta-feira, 14.

Europa

Italianos exigem fim dos grupos fascistas

Artigo de acesso livre

Mais de 100 mil pes­soas ma­ni­fes­taram-se no centro de Roma, con­de­nando o re­cente ataque à sede da CGIL e exi­gindo ao go­verno e par­la­mento a dis­so­lução das or­ga­ni­za­ções ne­o­nazis e ne­o­fas­cistas.

A energia é um bem público

Artigo de acesso livre

Fomos assistindo, nas últimas semanas, a alertas sobre o aumento dos preços da energia na União Europeia (UE), incluindo em Portugal, seguidos...
Internacional

José Maria Neves eleito presidente de Cabo Verde

Artigo de acesso livre

José Maria Neves, can­di­dato apoiado pelo PAICV, venceu à pri­meira volta a eleição pre­si­den­cial re­a­li­zada no do­mingo, 17, em Cabo Verde. An­tigo pri­meiro-mi­nistro (2001-2016), o novo chefe do Es­tado quer ser pre­si­dente de todos os cabo-ver­di­anos.

Temas

Os preços da luz num mundo de trevas

Artigo de acesso livre

Em Por­tugal, através da Lei 110/​88, de 29 de Se­tembro, a As­sem­bleia da Re­pú­blica con­cedeu au­to­ri­zação a um go­verno do PSD para al­terar Lei 46/​77, de 8 de Julho (Lei de De­li­mi­tação de Sec­tores), per­mi­tindo o acesso da ini­ci­a­tiva pri­vada às ac­ti­vi­dades es­tra­té­gicas de pro­dução, trans­porte e dis­tri­buição da energia eléc­trica, bem como da pro­dução e dis­tri­buição de gás. A onda de ne­o­li­be­ra­lismo, então em fase de di­fusão in­ter­na­ci­onal, tinha uma ca­rac­te­rís­tica es­pe­cial no caso por­tu­guês: o re­van­chismo face às me­didas da Re­vo­lução de Abril.

Argumentos
Cinema

Luto Itinerante

Artigo de acesso livre

O que pode a poesia? O que pode no cinema? A Metamorfose dos Pássaros (2020), a premiada primeira longa-metragem...
TVisto

A fila e a noite

Artigo de acesso livre

Foi a CMTV que transmitiu aquelas imagens de cidadãos em pé, dispostos a passar a noite ao relento: imagens penosas de ver, situação decerto...
Memória
Sugestões da semana

Sugestões da semana

Artigo de acesso livre

Infância   Ilse a menina andarilha, de Isabel Craveiro, pelo Teatrão Sábado, 23, às 16h00, e domingo, 24, às 11h00 no Teatro Municipal...
Aconteceu

Iúri Gagárin homenageado no Tagus Park

Artigo de acesso livre

No domingo, 16 de Outubro, foi inaugurada oficialmente, no Tagus Park, em Oeiras, uma obra instalada no Museu de Arte Urbana, criada a partir...

Ouro e bronze no Grand Slam de Paris

Artigo de acesso livre

A judoca Bárbara Timo, 30 anos, conquistou, no sábado, 16, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na...

Filme sobre Zé Pedro vence prémio em LA

Artigo de acesso livre

O filme «Zé Pedro Rock ’n’ Roll» venceu o prémio de Melhor Documentário Internacional no Festival de Cinema Punk de Los Angeles, anunciou no...

Morreu Paddy Moloney

Artigo de acesso livre

O músico irlandês e líder da banda histórica The Chieftains, Paddy Moloney, morreu no dia 12 de Outubro, anunciou o Irish Traditional Music...

Reuniões e iniciativas

Artigo de acesso livre

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira – 22 de Outubro Alcácer do Sal 18h00...

A semana em resumo

Frases

“Se a classe financeira não quisesse Bolsonaro, ele já não estaria no poder. A vontade de fazer...