Iúri Gagárin homenageado no Tagus Park
No domingo, 16 de Outubro, foi inaugurada oficialmente, no Tagus Park, em Oeiras, uma obra instalada no Museu de Arte Urbana, criada a partir de um busto de Iúri Gagárin, da autoria do escultor Aleksei Leonov.
O acto coincidiu com o FIC.A - Festival Internacional de Ciência e inseriu-se nas comemorações do 60.º aniversário do primeiro voo cósmico da humanidade, realizado a 12 de Abril de 1961 pelo lendário cosmonauta e pela União Soviética.
Numa breve cerimónia, usaram da palavra Eduardo Baptista Correia, CEO do Tagus Park, Mikhail Kamynin, embaixador da Federação Russa em Lisboa, e Nuno Neto, vereador da Câmara Municipal de Oeiras.
Domingos Mealha, em nome da Associação Iúri Gagárin, ofereceu ao Tagus Park e ao Município de Oeiras exemplares do Inteiro Postal da República, comemorativo dos 60 anos do voo de Gagárin, lançado a 4 de Outubro.
O busto foi oferecido pela fundação russa de beneficência «Diálogo de Culturas – Um Mundo Unido» e pela Embaixada da Federação Russa em Portugal.
A réplica da nave Vostok 1, que se encontra ao lado do busto, nos Jardins do Edifício Qualidade C, nasceu do conceito criativo de Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark, e de Ana Figueiredo, da Infinity.
O conjunto, como foi salientado na inauguração, representa um contributo para maior aproximação e amizade entre os povos da Rússia e de Portugal.