Editorial

AGIR, PROPOR E LUTAR

O Comité Central do PCP reunido, a 21 de Fevereiro de 2016, procedeu à análise da situação política...
Opinião
Actual

Caradepauísmo

Um tipo pensa que está preparado para tudo, e depois lê as declarações de Passos Coelho sobre a TAP e...
Actual

«Liberais»

No rol de personagens da direita cujas opiniões diariamente enchem o espaço público há de tudo, incluindo mentes...
PCP

Derrotar contra-ofensiva<br>do PSD e CDS

Aprofunda-se a contrao-fensiva do PSD e CDS, do capital monopolista, dos interesses financeiros transnacionais e dos círculos dominantes da UE contra a nova fase na vida política nacional, que se abriu com a derrota do PSD/CDS nas eleições de 4 de Outubro e com o fracasso da tentativa de Cavaco para impor um projecto subversivo, sem apoio democrático nem suporte constitucional.

Crónica Internacional

Obama em Cuba

A notícia está a fazer correr muita tinta. O presidente do EUA, Barack Obama, visitará Cuba nos dias 21 e 22 de...
A talhe de foice

Trampolinices

O regulador da aviação civil (ANAC) veio dizer o óbvio: a venda da TAP ao consórcio do sr. Neeleman e do sr....
Em Foco

A vida não tem que ser assim

No debate «Mais direitos, mais futuro. Não à precariedade», que se realizou no sábado, no Clube Ferroviário, em Lisboa, o Secretário-geral do PCP afirmou que é preciso inverter o actual «modelo de mão-de-obra barata, precária e desqualificada» e avançou com «soluções» capazes de «dar resposta imediata a muitos dos problemas que atormentam as novas gerações de trabalhadores, particularmente essa praga da precariedade».

Um fenómeno sem idade

A precariedade tem vindo a generalizar-se de forma rápida e profunda a todos os sectores de actividade económica, assumindo múltiplas formas e expressões. O tema esteve em debate, no sábado, 20, em Lisboa, por iniciativa do PCP.

Combater a precariedade,<br>exigir direitos

O PCP deu início à campanha nacional «Mais Direitos, Mais Futuro – Não à Precariedade» na quinta-feira, 18, com a distribuição de um jornal em empresas e locais de trabalho de todo o País.

PCP

Derrotar contra-ofensiva<br>do PSD e CDS

Aprofunda-se a contrao-fensiva do PSD e CDS, do capital monopolista, dos interesses financeiros transnacionais e dos círculos dominantes da UE contra a nova fase na vida política nacional, que se abriu com a derrota do PSD/CDS nas eleições de 4 de Outubro e com o fracasso da tentativa de Cavaco para impor um projecto subversivo, sem apoio democrático nem suporte constitucional.

Alargar a difusão do Avante!

Este ano, as comemorações do aniversário do Avante! coincidem com o lançamento da campanha de difusão do jornal, que dominou as intervenções proferidas nas diversas iniciativas.

UE em crise profunda

1. As decisões da Reunião do Conselho Europeu de 18 e 19 de Fevereiro são elucidativas do...

Dêem paz à TAP

«É preciso acabar com a desestabilização do Grupo TAP» e «tem que acabar» o processo de privatização, que se arrasta há quatro anos, destaca a célula do PCP na TAP e SPdH, a propósito da mais recente decisão da ANAC.

Trabalhadores

CGTP-IN reforça-se para lutar

Com mais de setecentos delegados e milhar e meio de convidados, o 13.º Congresso da CGTP-IN vai, nos dias 26 e 27, analisar a actividade sindical dos últimos quatro anos e definir as linhas de orientação para o período até 2020.

Investir na Linha de Cascais

Uma tribuna pública pela modernização da Linha de Cascais e em defesa do serviço público de transportes alertou para a urgência de travar a degradação de um dos troços mais rentáveis da CP.

Haja Dia do Sargento

A Associação Nacional de Sargentos, destacando a amplitude das comemorações dos 125 anos da revolta de 31 de Janeiro, manifesta confiança na aprovação do Dia Nacional do Sargento, proposta na AR pelo PCP.

Importância acrescida

A recente criação de um grupo de trabalho, na comissão parlamentar de Ambiente, para...

Contra roubo da Makro

A Makro paga hoje, pelo trabalho normal prestado em dia feriado, menos de metade do que pagava em 2011, o que representa um roubo de cerca...
Assembleia da República

Novas expectativas<br>para uma vida melhor

A Assembleia da República aprovou anteontem, 23, na generalidade, o Orçamento do Estado para 2016 e as Grandes Opções do Plano (2016/2019), com os votos favoráveis do PS, PCP, PEV, BE, a abstenção do PAN, e contra do PSD e CDS.

Por maior justiça fiscal

Em matéria de política fiscal o OE para 2016 «dá alguns passos na direcção certa», mas é...

Um debate a aprofundar

Reiterado no debate pela bancada comunista foi o seu compromisso de prosseguir a luta em defesa das funções sociais do Estado,...

Frases

«Com a derrota do PSD/CDS e a construção de uma nova solução política afirmámos então...
Nacional

Avaliar prejuízos, <br>combater erros

Miguel Viegas e João Ferreira visitaram, no dia 18, as zonas mais afectadas pelas cheias nos distritos de Coimbra e Aveiro, onde verificaram os «efeitos desastrosos» do desmantelamento dos serviços públicos.

PEV votam <br>a favor do OE

O Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), reunido no domingo, analisou a situação eco-política nacional e internacional, e debateu as suas acções e intervenção futura.

Pobreza infantil nos Açores

Aníbal Pires, deputado do PCP na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, acusou PS, PSD e CDS de imporem a desregulação das relações laborais e a flexibilidade laboral, que continuadamente favorecem o trabalho precário e os regimes parciais.

Protesto em Arroios

A Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Lisboa agendou para hoje, às 18 horas, uma concentração...
Europa

A indústria das privatizações

A venda de património público a preços de saldo transformou-se numa lucrativa indústria para um pequeno círculo de empresas jurídicas, de consultadoria e financeiras.

«Os oito» absolvidos

O processo contra oito sindicalistas da Airbus em Espanha terminou, dia 17, com a absolvição dos arguidos, dando o tribunal como não provados os factos da acusação.

Veolia condenada

Um tribunal francês, na cidade de Puteaux, condenou na semana passada a multinacional Veolia por ter reduzido o débito de...
Internacional

EUA e RPDC falharam paz

Negociações exploratórias sobre um tratado de paz para a península coreana terão ocorrido secretamente, embora sem sucesso, entre responsáveis norte-americanos e da República Popular Democrática da Coreia (RPDC).

Milhares rejeitam belicismo

Cerca de 30 mil nipónicos manifestaram-se domingo, 21, contra a reinstalação da base militar dos EUA em Okinawa, e a intervenção do Japão em conflitos além fronteiras.

EUA dominam comércio de armas

«Enquanto os conflitos regionais e tensões continuam a crescer, os Estados Unidos mantêm-se como principal fornecedor de...

Bolívia aguarda contagem

A divulgação dos resultados definitivos do referendo sobre a possibilidade de recandidatura de Evo Morales a um novo mandato...

43 anos enterrado vivo

«Eu vi homens duros que se transformavam em bebés... enrolados nas suas camas, em posição fetal, e nunca mais...
Argumentos
TVisto

Uma questão de cores

Foi numa destas manhãs, no «Discurso Directo» da TVI24, programa que acolhe participações telefónicas...
Sociedade

O leite derramado

Nos últimos dias, por iniciativa do PCP na Assembleia da República, e pela voz do...
Memória
Aconteceu

EUA libertam ex-pantera negra

Albert Woodfox, antigo activista do grupo Panteras Negras foi libertado, dia 20, depois de 43 anos de prisão e de décadas de...

Morreu Umberto Eco

O escritor e filósofo italiano Umberto Eco morreu, dia 20, aos 84 anos. Nascido em Alexandria, a 5 de Janeiro de 1932, Eco deixou uma...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-Geral do PCP   Terça-feira, 1 15h00...

A semana em resumo

Frases

“No que diz respeito ao registo e partilha (dos refugiados), a cooperação e a...