Analisar, debater, concretizar
A realização de assembleias das organizações é uma das vertentes da acção de reforço do Partido, actualmente em curso, pelo que acarreta de discussão colectiva, responsabilização de militantes por tarefas, dinamização das organizações de base e ligação do Partido às massas.
No dia 20, realizou-se em Mora da 8.ª Assembleia da Organização Concelhia do Partido, que traçou os objectivos para o reforço orgânico no concelho: particular importância assumem a realização, ainda este ano, das assembleias das organizações de freguesia de Mora e Cabeção e a definição das medidas necessárias à elevação do número de militantes a pagar regularmente a sua quota e ao recrutamento. O novo organismo de direcção do Partido no concelho, eleito por unanimidade, ficou constituído por 18 elementos.
A assembleia aprovou ainda duas saudações: uma de valorização pela aprovação, pela Assembleia da República, do projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo a construção do novo hospital central público em Évora (que entretanto já se encontra inscrita no Orçamento do Estado para 2016); e outra de apoio à proposta do Partido de realização de uma conferência sobre a renegociação da dívida. Na assembleia estiveram presentes João Pauzinho, do Comité Central, e João Dias Coelho, da Comissão Política, que interveio no encerramento dos trabalhos.
Na véspera, no novo Centro de Trabalho de Espinho, realizou-se a 9.ª Assembleia da Organização Concelhia do Partido, que analisou de forma aprofundada a realidade económica e social do concelho e daí partiu para a definição das prioridades e tarefas da organização para os tempos mais próximos. A organização e intervenção do Partido nas empresas e locais de trabalho e junto dos pescadores e micro, pequenos e médios empresários foram algumas das medidas sublinhadas, a par da dinamização do Centro de Trabalho e de uma maior acção e visibilidade do Partido na rua. Enriquecido pelas correcções e adendas feitas durante a discussão, a resolução política foi aprovada pela maioria dos presentes.
A nova Comissão Concelhia, igualmente aprovada pela maioria dos participantes na assembleia, é composta por 18 elementos, distribuídos pelas antigas cinco freguesias, e integrando oito operários, três funcionários públicos, dois professores, dois operadores de serviços, um médico, um advogado e um alfaiate. Tiago Vieira, membro do Comité Central e responsável pela Organização Regional de Aveiro do PCP, fez a intervenção final.