Analisar, debater, concretizar

A realização de assembleias das organizações é uma das vertentes da acção de reforço do Partido, actualmente em curso, pelo que acarreta de discussão colectiva, responsabilização de militantes por tarefas, dinamização das organizações de base e ligação do Partido às massas.

No dia 20, realizou-se em Mora da 8.ª Assembleia da Organização Concelhia do Partido, que traçou os objectivos para o reforço orgânico no concelho: particular importância assumem a realização, ainda este ano, das assembleias das organizações de freguesia de Mora e Cabeção e a definição das medidas necessárias à elevação do número de militantes a pagar regularmente a sua quota e ao recrutamento. O novo organismo de direcção do Partido no concelho, eleito por unanimidade, ficou constituído por 18 elementos.

A assembleia aprovou ainda duas saudações: uma de valorização pela aprovação, pela Assembleia da República, do projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo a construção do novo hospital central público em Évora (que entretanto já se encontra inscrita no Orçamento do Estado para 2016); e outra de apoio à proposta do Partido de realização de uma conferência sobre a renegociação da dívida. Na assembleia estiveram presentes João Pauzinho, do Comité Central, e João Dias Coelho, da Comissão Política, que interveio no encerramento dos trabalhos.

Na véspera, no novo Centro de Trabalho de Espinho, realizou-se a 9.ª Assembleia da Organização Concelhia do Partido, que analisou de forma aprofundada a realidade económica e social do concelho e daí partiu para a definição das prioridades e tarefas da organização para os tempos mais próximos. A organização e intervenção do Partido nas empresas e locais de trabalho e junto dos pescadores e micro, pequenos e médios empresários foram algumas das medidas sublinhadas, a par da dinamização do Centro de Trabalho e de uma maior acção e visibilidade do Partido na rua. Enriquecido pelas correcções e adendas feitas durante a discussão, a resolução política foi aprovada pela maioria dos presentes.

A nova Comissão Concelhia, igualmente aprovada pela maioria dos participantes na assembleia, é composta por 18 elementos, distribuídos pelas antigas cinco freguesias, e integrando oito operários, três funcionários públicos, dois professores, dois operadores de serviços, um médico, um advogado e um alfaiate. Tiago Vieira, membro do Comité Central e responsável pela Organização Regional de Aveiro do PCP, fez a intervenção final.

 



Mais artigos de: PCP

Derrotar contra-ofensiva<br>do PSD e CDS

Aprofunda-se a contrao-fensiva do PSD e CDS, do capital monopolista, dos interesses financeiros transnacionais e dos círculos dominantes da UE contra a nova fase na vida política nacional, que se abriu com a derrota do PSD/CDS nas eleições de 4 de Outubro e com o fracasso da tentativa de Cavaco para impor um projecto subversivo, sem apoio democrático nem suporte constitucional.

Alargar a difusão do Avante!

Este ano, as comemorações do aniversário do Avante! coincidem com o lançamento da campanha de difusão do jornal, que dominou as intervenções proferidas nas diversas iniciativas.

UE em crise profunda

1. As decisões da Reunião do Conselho Europeu de 18 e 19 de Fevereiro são elucidativas do nível de crise, desagregação, ausência de valores e falta de legitimidade em que se encontra o processo de integração capitalista na Europa....

Dêem paz à TAP

«É preciso acabar com a desestabilização do Grupo TAP» e «tem que acabar» o processo de privatização, que se arrasta há quatro anos, destaca a célula do PCP na TAP e SPdH, a propósito da mais recente decisão da ANAC.

DOR Porto pelo desenvolvimento

«O desenvolvimento regional é inseparável da propriedade e gestão inteiramente públicas da TAP», destacou a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, num comunicado de dia 18. Reagindo ao anúncio da decisão de cancelamento de...

Sensacional alienação mediática

Os últimos dias foram marcados pela discussão e votação do Orçamento do Estado para 2016, após longas semanas de especulação mediática sobre o seu conteúdo e as geometrias parlamentares que permitiriam a sua viabilização. Na sua maioria,...