Veolia condenada

Um tribunal francês, na cidade de Puteaux, condenou na semana passada a multinacional Veolia por ter reduzido o débito de água a uma família com várias facturas em atraso.

O juiz considerou que o acto da concessionária fere o direito a uma habitação condigna, que implica uma pressão suficiente para uma utilização normal.

Em Janeiro, outro tribunal havia condenado o grupo Saur por ter reduzido o débito a 22,5 litros por hora. As acções foram apoiadas pela fundação France Libertés, que relata casos em que as concessionárias reduziram o débito para uns insignificantes cinco litros por hora. Em França, os fornecedores estão proibidos de efectuar cortes desde 2013.




Mais artigos de: Europa

A indústria das privatizações

A venda de património público a preços de saldo transformou-se numa lucrativa indústria para um pequeno círculo de empresas jurídicas, de consultadoria e financeiras.

«Os oito» absolvidos

O processo contra oito sindicalistas da Airbus em Espanha terminou, dia 17, com a absolvição dos arguidos, dando o tribunal como não provados os factos da acusação.

Cameron marca referendo<br>sobre UE

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou, no sábado 20, a realização de um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, no próximo dia 23 de Junho. Na sua declaração salientou que o governo britânico defenderá a...

De Lesbos com ardor… (II)

Aos que sobrevivem à precária travessia do mar Egeu – e cuja travessia segura por ferry custaria apenas cinco euros – sobram ainda muitos milhares de quilómetros até ao destino que almejam. À chegada a Lesbos são direccionados para...