Frases
«Com a derrota do PSD/CDS e a construção de uma nova solução política afirmámos então que a maioria dos portugueses não iria exigir tudo de uma só vez mas que também não aceitava que se mudasse alguma coisa para que no essencial tudo continuasse na mesma.
O que muito portugueses aspiram saber ainda é se haverá resposta a problemas muitos sentidos e que persistem e a que, em nossa opinião, é justo e urgente dar solução».
Jerónimo de Sousa
«O processo de discussão deste Orçamento do Estado evidenciou com ainda mais clareza a necessidade da ruptura com a política de direita e que é necessária e é possível a política patriótica e de esquerda que o PCP propõe ao povo português».
Francisco Lopes
«Este é o primeiro OE em cinco anos que não tem o debate na generalidade a iniciar-se sob o cutelo das inconstitucionalidades, sob o confronto com a Constituição».
João Oliveira
«Apesar das suas limitações e insuficiências, o Orçamento do Estado consegue dar resposta a alguns problemas urgentes do povo português, em matéria de direitos laborais e sociais, de rendimentos, de efectivação dos direitos à saúde, educação e protecção social».
Paulo Sá
«A proposta de Orçamento do Estado para 2016 demonstra já que é possível um caminho diferente daquele que foi prosseguido nos últimos quatro anos. E que é possível o reforço das funções sociais do Estado».
Paula Santos
«Não há dúvida de que se estivesse o PSD e o CDS no governo, estaríamos aqui a discutir mais cortes, mais exploração, mais empobrecimento para a grande maioria dos portugueses».
António Filipe
«Para grande desgosto do PSD e CDS não estamos aqui a debater um orçamento para agravar e aprofundar aquele modelo de exploração e empobrecimento, de uma pseudo competitividade assente no esmagamento dos salários, dos direitos, das condições de vida dos trabalhadores».
Bruno Dias
«Sinalizamos, por isso, como positivo o aumento do abono de família, do complemento solidário para idosos, embora entendamos possível e necessário ir mais longe nessas prestações sociais, bem como no subsídio social de desemprego».
Diana Ferreira
«Depois de vários anos a discutir orçamentos do Estado de cortes nos apoios sociais (...) hoje discutimos o reforço dos apoios sociais fundamentais no combate à pobreza. E é isso que verdadeiramente custa a PSD e CDS. Não é caridade, é direito!»
Rita Rato