DOR Porto pelo desenvolvimento

«O desenvolvimento regional é inseparável da propriedade e gestão inteiramente públicas da TAP», destacou a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, num comunicado de dia 18. Reagindo ao anúncio da decisão de cancelamento de ligações entre o Porto e outras cidades europeias, a DORP vê «apenas mais um grave exemplo das consequências da decisão de privatizar a TAP», num «rumo de destruição».

Esta é uma «dramática realidade» que comprova «a necessidade de anular a privatização ilegal da TAP, em vez de a legitimar, como tenta agora fazer o Governo PS».

Dos órgãos metropolitanos do Porto, o Partido reclama «uma posição clara de defesa dos interesses da Área Metropolitana e de recusa da privatização, elementos inconciliáveis com os interesses do grupo económico que gere a TAP». A «apatia» do Conselho Metropolitano explica-se porque está «aprisionado por interesses distintos dos da região».

O presidente da Câmara Municipal do Porto é acusado de «explorar e instrumentalizar justos descontentamentos» da população, «discriminada e maltratada por sucessivos governos». A DORP recorda que, ainda em Abril do ano passado, Rui Moreira disse publicamente que a TAP «não é estrutural para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro nem para a região, nem a região parece ser estrutural para a TAP» e que isso «é um problema do Governo, não é um problema nosso». Para o PCP, «é clarificador» o facto de o presidente da CM Porto continuar a desvalorizar e secundarizar a principal questão, de fundo, ou seja, «a necessidade de anular a privatização e afrontar os interesses do grupo económico a que o PSD/CDS entregou de forma ilegal e ilegítima esta empresa estratégica nacional».

 



Mais artigos de: PCP

Derrotar contra-ofensiva<br>do PSD e CDS

Aprofunda-se a contrao-fensiva do PSD e CDS, do capital monopolista, dos interesses financeiros transnacionais e dos círculos dominantes da UE contra a nova fase na vida política nacional, que se abriu com a derrota do PSD/CDS nas eleições de 4 de Outubro e com o fracasso da tentativa de Cavaco para impor um projecto subversivo, sem apoio democrático nem suporte constitucional.

Alargar a difusão do Avante!

Este ano, as comemorações do aniversário do Avante! coincidem com o lançamento da campanha de difusão do jornal, que dominou as intervenções proferidas nas diversas iniciativas.

UE em crise profunda

1. As decisões da Reunião do Conselho Europeu de 18 e 19 de Fevereiro são elucidativas do nível de crise, desagregação, ausência de valores e falta de legitimidade em que se encontra o processo de integração capitalista na Europa....

Analisar, debater, concretizar

A realização de assembleias das organizações é uma das vertentes da acção de reforço do Partido, actualmente em curso, pelo que acarreta de discussão colectiva, responsabilização de militantes por tarefas, dinamização das...

Dêem paz à TAP

«É preciso acabar com a desestabilização do Grupo TAP» e «tem que acabar» o processo de privatização, que se arrasta há quatro anos, destaca a célula do PCP na TAP e SPdH, a propósito da mais recente decisão da ANAC.

Sensacional alienação mediática

Os últimos dias foram marcados pela discussão e votação do Orçamento do Estado para 2016, após longas semanas de especulação mediática sobre o seu conteúdo e as geometrias parlamentares que permitiriam a sua viabilização. Na sua maioria,...