85.º aniversário assinalado
em todo o País

Alargar a difusão do Avante!

Este ano, as comemorações do aniversário do Avante! coincidem com o lançamento da campanha de difusão do jornal, que dominou as intervenções proferidas nas diversas iniciativas.

Está em curso uma campanha de difusão do Avante!

Image 19943

Ao mesmo tempo que, em todo o Partido, se debate o alargamento da difusão e venda do Avante! estão a realizar-se iniciativas comemorativas do seu 85.º aniversário. Em todas elas – almoços, jantares, debates, sessões públicas – afirma-se a importância do jornal comunista na organização e intervenção do Partido e no aumento do seu prestígio entre as massas e destaca-se o seu papel de órgão de comunicação alternativo num quadro mediático de «voz única», ao serviço dos grandes grupos económicos que dominam a generalidade das televisões, rádios e jornais nacionais. Todas estas razões para que o Avante! seja mais lido e mais difundido estiveram em destaque nas iniciativas comemorativas do aniversário, que tiveram particular incidência no fim-de-semana.

A organização concelhia do PCP de Vila Real de S. António promoveu um almoço de comemoração do aniversário do Avante!, no passado sábado, 20, que contou com a participação de 50 pessoas. Na tarde do mesmo dia, no Centro de Trabalho de Tavira, realizou-se um plenário de militantes, onde se discutiu a situação política e as medidas de reforço do Partido, entre as quais se conta aquelas que se relacionam com o aumento da divulgação e venda do Avante!. À noite, realizou-se um jantar comemorativo no Centro de Trabalho de Faro, que contou com a participação de 70 militantes e amigos. As três iniciativas contaram com a participação do director do Avante!, Manuel Rodrigues.

No mesmo dia, mas na Marinha Grande, teve lugar um jantar comemorativo do aniversário do Avante!, que contou com a presença do chefe de redacção adjunto, Gustavo Carneiro. Entre as mais de 70 pessoas presentes estavam muitos daqueles que, todas as semanas, distribuem e vendem o Avante! aos leitores regulares e o fazem chegar aos trabalhadores e ao povo, junto às empresas e nas ruas. Na véspera, num café no centro de Braga, realizou-se uma sessão pública sobre o Avante!, com a presença do mesmo elemento da redacção. Em debate estiveram assuntos como o conteúdo ímpar do Avante! quando comparado com a comunicação social «dominante», as potencialidades e riscos da Internet no que ao rigor da informação diz respeito e a importância do órgão central do Partido nas suas múltiplas vertentes.

Gustavo Carneiro participou ainda em dois almoços comemorativos do aniversário do Avante! – na quarta-feira, 17, na Quinta da Atalaia, promovido pela célula da Festa do Avante!, e no domingo, 21, em Vale Figueira, na freguesia da Sobreda (Almada) –, nos quais apelou à persistência e determinação dos comunistas para levarem mais longe o órgão central do Partido.

De Norte a Sul

Durante a tarde de sábado, dia 20, mais de duas dezenas de militantes do Partido reuniram-se no Centro de Trabalho do Montijo para um debate que assinalou o 85.º aniversário do Avante! e que contou com a participação de Domingos Mealha, da redacção. Para além da importância do jornal em diferentes momentos da história e na actualidade, foi relatada a experiência bem sucedida de uma venda de rua, nessa manhã, que deverá manter-se todos os sábados na sede do concelho, e foi reafirmado o objectivo de aumentar em mais de 30 por cento o número de exemplares distribuídos na organização.

No domingo, 21, o mesmo jornalista participou no almoço comemorativo realizado em São Bartolomeu de Messines (Silves), que reuniu meia centena de pessoas. Na sua intervenção, sublinhou o papel do Avante! nas batalhas travadas pelo Partido, pelos trabalhadores e pelas forças da democracia e do progresso, ao longo da história, destacando a necessidade de incrementar a difusão e a leitura, como se pretende com a campanha lançada a nível nacional. No mesmo dia, à tarde, quase três dezenas de militantes e amigos do Partido encontraram-se no Centro de Trabalho de Panóias para festejar o aniversário do Avante! e ultimar a preparação de próximas iniciativas do Partido no concelho de Ourique. Domingos Mealha referiu exemplos do que se pode ler no Avante! e, em regra, não merece atenção da restante comunicação social.

Dezenas de militantes e amigos do PCP participaram, sábado, 20, e domingo, 21, em iniciativas de comemoração dos 85 anos do Avante! em Alcochete, distrito de Setúbal, Bombarral, distrito de Leiria, e Queijas, distrito de Lisboa. Nas iniciativas participou o redactor do Avante! Hugo Janeiro. Nas duas primeiras, os debates centraram-se na importância de ler e divulgar o órgão central do Partido: ímpar no conteúdo e comprometido com os trabalhadores e o povo; independente dos interesses do capital monopolista e vinculado aos valores de Abril, instrumento essencial na organização e esclarecimento para a luta, na batalha das ideias e na promoção das propostas, análises, projecto e ideal revolucionário do PCP – o ideal comunista.

Os mesmos temas foram abordados no almoço em Queijas, domingo, tendo Hugo Janeiro também sublinhado perante os mais de 30 participantes que o reforço do Partido e do Avante! não podem estar nem estão dissociados, pois um militante ou um amigo do Partido que leia o Avante! está mais preparado para intervir, pelo que é uma tarefa prioritária ganhar mais leitores regulares.




Mais artigos de: PCP

Derrotar contra-ofensiva<br>do PSD e CDS

Aprofunda-se a contrao-fensiva do PSD e CDS, do capital monopolista, dos interesses financeiros transnacionais e dos círculos dominantes da UE contra a nova fase na vida política nacional, que se abriu com a derrota do PSD/CDS nas eleições de 4 de Outubro e com o fracasso da tentativa de Cavaco para impor um projecto subversivo, sem apoio democrático nem suporte constitucional.

UE em crise profunda

1. As decisões da Reunião do Conselho Europeu de 18 e 19 de Fevereiro são elucidativas do nível de crise, desagregação, ausência de valores e falta de legitimidade em que se encontra o processo de integração capitalista na Europa....

Analisar, debater, concretizar

A realização de assembleias das organizações é uma das vertentes da acção de reforço do Partido, actualmente em curso, pelo que acarreta de discussão colectiva, responsabilização de militantes por tarefas, dinamização das...

Dêem paz à TAP

«É preciso acabar com a desestabilização do Grupo TAP» e «tem que acabar» o processo de privatização, que se arrasta há quatro anos, destaca a célula do PCP na TAP e SPdH, a propósito da mais recente decisão da ANAC.

DOR Porto pelo desenvolvimento

«O desenvolvimento regional é inseparável da propriedade e gestão inteiramente públicas da TAP», destacou a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, num comunicado de dia 18. Reagindo ao anúncio da decisão de cancelamento de...

Sensacional alienação mediática

Os últimos dias foram marcados pela discussão e votação do Orçamento do Estado para 2016, após longas semanas de especulação mediática sobre o seu conteúdo e as geometrias parlamentares que permitiriam a sua viabilização. Na sua maioria,...