Defender os interesses dos torrejanos

Na reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Torres Novas (CMTN), de dia 2 de Fevereiro, a vereadora da CDU, Filipa Rodrigues, sublinhou a «manifesta dificuldade» que as juntas de freguesias do concelho enfrentam na concretização dos seus projectos, o que em grande parte se fica a dever aos «injustos acordos de execução que a CMTN propôs aos seus presidentes»: as «verbas transferidas são insuficientes para a boa execução das competências delegadas, os meios logísticos dificilmente aparecem e os recursos humanos são inexistentes», disse.

Sobre o Centro Escolar da Serra d'Aire, a vereadora sublinhou que o número de auxiliares de educação é reduzido (nove para 149 alunos) – situação «preocupante» que, sendo da competência do município, é «transversal» a todas as escolas do concelho e para qual a CDU já apresentou propostas de solução.

Filipa Rodrigues chamou também a atenção para a urgência da reabertura do corta-fogo do Vale da Serra, na Freguesia do Pedrógão, por forma a torná-lo eficaz em caso de incêndio, bem como para a situação de abandono em que se encontra o edifício do Centro de Interpretação da Gruta do Almonda (CIGA). A vereadora comunista acusou a CMTN de ter criado a actual situação, na medida em que a Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia, que tomou a iniciativa de construção do espaço, ficou agora sem acesso a ele.

Outros pontos abordados foram: a necessidade de uma reunião urgente com vista à resolução dos problemas do estábulo do Casal João Dias; as obras de pavimentação do Vale da Serra, que a CMTN se comprometeu a fazer quando estivessem concluídas as obras de saneamento e abastecimento de águas – e já passaram dois anos desde a sua conclusão; a existência de esgotos a céu a aberto em Alqueidão, cujas populações reivindicam há muito obras de saneamento.

A vereadora da CDU propôs ainda aos presidentes da Junta de Freguesia do Pedrógão e da CMTN a revitalização da Assembleia de Compartes para recuperação do baldio da Chã, que é uma zona com um enorme potencial agrícola, bem como a limpeza do Casal Inocêncio, na Serra d'Aire, de forma a torná-lo visitável.

Para além disso, a CDU questionou a CMTN sobre as diligências tomadas com vista à criação de uma rede de unidades móveis de saúde e sobre a verba já gasta na obra do Convento do Carmo, e propôs a criação de uma parceria com a Escola Prática de Polícia.




Mais artigos de: Nacional

Avaliar prejuízos, <br>combater erros

Miguel Viegas e João Ferreira visitaram, no dia 18, as zonas mais afectadas pelas cheias nos distritos de Coimbra e Aveiro, onde verificaram os «efeitos desastrosos» do desmantelamento dos serviços públicos.

PEV votam <br>a favor do OE

O Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), reunido no domingo, analisou a situação eco-política nacional e internacional, e debateu as suas acções e intervenção futura.

Pobreza infantil nos Açores

Aníbal Pires, deputado do PCP na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, acusou PS, PSD e CDS de imporem a desregulação das relações laborais e a flexibilidade laboral, que continuadamente favorecem o trabalho precário e os regimes parciais.

CDU exige centro de saúde <br>de Odivelas

No dia 10, os vereadores da CDU na Câmara de Odivelas pediram esclarecimentos ao presidente da autarquia sobre a previsão da dada de construção do centro de saúde de Odivelas e ficaram perplexos com a resposta. Segundo os eleitos do PCP, Hugo Martins «manifestou não ter...

Luta pela Saúde em Messines

Mais de 60 pessoas participaram, dia 19, numa concentração junto à extensão de São Bartolomeu de Messines do Centro de Saúde de Silves, em protesto «contra a falta de médicos e os intermináveis tempos de espera». A...

Outro caminho <br>para o Ensino Superior

Depois de terem lançado a campanha «Por Mais e Melhor Acção Social Escolar», com um abaixo-assinado em que se exige a melhoria deste mecanismo, diversas associações de estudantes da região do Porto anunciaram na segunda-feira, dia 22, que irão promover a...

Preocupações dos MPME <br>em destaque

O Encontro de Empresários do Concelho do Barreiro tem lugar no dia 29, às 14h30, na Biblioteca Municipal do Barreiro, por iniciativa da Confederação Portuguesa das Pequenas e Médias Empresas, em parceria com a Associação do Comércio, Indústria e...

Protesto em Arroios

A Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Lisboa agendou para hoje, às 18 horas, uma concentração junto à Estação de Metro de Arroios, na Linha Verde. O protesto pretende contestar o encerramento da estação duas vezes por dia, à hora...

Luísa Basto assinala <br>45 anos de carreia

O espectáculo comemorativo das quatro décadas e meia de carreira de Luísa Basto realiza-se no próximo dia 4 de Março, às 21h00, no salão de festas da Incrível Almadense (SFIA). Uma vida dedicada a cantar o povo e a liberdade. Esse é aliás o mote do...