Actual
Coro dos inconformados
Actual
Sem emenda, sempre!
Actual
Luta pela limitação<br>da jornada de trabalho
Crónica Internacional
Soros contra China
A talhe de foice
A luta, sempre
PCP
Mais direitos, mais futuro<br>– não à precariedade
Baixos salários, precariedade, desemprego, emigração forçada, desregulação dos horários, retrocesso nos direitos são realidades que marcam a vida dos trabalhadores nos últimos anos. Elas convivem em paralelo com os colossais lucros dos grupos económicos e financeiros e o saque dos recursos nacionais que, através das privatizações e dos juros da dívida, levam a riqueza produzida pelos trabalhadores, que deveria contribuir para melhorar os seus salários e direitos e para o desenvolvimento do País.
Aniversário
Uma voz ímpar<br>a levar mais longe
Detentor de uma história heróica, órgão de informação único no País e instrumento de organização e luta do Partido Comunista Português, o Avante! faz 85 anos no próximo dia 15, consciente da sua importância e dos desafios que tem pela frente. O principal é, desde logo, chegar mais longe para melhor cumprir a sua função de jornal comunista, órgão central do PCP e tribuna dos interesses e aspirações dos trabalhadores e do povo. A campanha de difusão que está em preparação, visando evidentemente os militantes e amigos do Partido, dirige-se também aos trabalhadores, aos reformados, aos pequenos e médios empresários e agricultores, às mulheres e aos jovens – a quem o Avante! dá voz e, como nenhum outro, defende.
Acordo não serve a TAP nem o País
Para o PCP, o acordo entre o Governo e a Gateway é uma tentativa de legalizar a privatização da TAP e, embora assegure que 50 por cento do capital fica no Estado, acaba por representar a salvação da venda realizada pelo governo PSD/CDS.
Defender os trabalhadores<br>e o povo
Jerónimo de Sousa continua a participar num conjunto de iniciativas do Partido em que se explicita a natureza do novo quadro político e se apresenta as múltiplas tarefas que estão colocadas aos comunistas.
Confiança e determinação<br>na Maia
Denunciar e combater<br>a precariedade
Arranca na próxima quinta-feira, 18, com a distribuição de um jornal em empresas e locais de trabalho de todo o País, a campanha nacional do PCP «Mais Direitos, Mais Futuro. Não à precariedade», cuja primeira fase decorre até Junho.
Lucros escandalosos<br>e reveladores
Os lucros registados pela GALP Energia em 2015 revelam que a baixa histórica do preço do crude foi absorvida quase na íntegra pelos accionistas, em prejuízo da economia e da população.
Novos cartazes na rua
A Festa em construção
Defender o ambiente<br>e a saúde pública
Falsos profetas
Barreira viva na Petrogal
Desde o início do ano, trabalhadores da refinaria de Matosinhos da Petrogal vestem coletes vermelhos, com a inscrição «piquete de greve», antes das seis da manhã de sexta-feira e só os despem às catorze horas do dia seguinte.
Greves nos têxteis
A Fesete/CGTP-IN recusa a caducidade do contrato colectivo de trabalho e apela aos trabalhadores para que defendam, com a sua luta, os direitos que a associação patronal ATP quer liquidar.
Refer e EP deram... imobiliária
A fusão da Refer com a Estradas de Portugal, para formar a IP (Infra-estruturas de Portugal) nada de positivo trouxe à actividade das empresas, mas ainda é possível rectificar os erros do governo PSD/CDS.
Orçamento pode ser melhor
Na sua análise, vários sindicatos referem insuficiências no Orçamento do Estado (OE) para 2016 e apontam vários pontos que devem ser levados em conta.