Arbítrio em França

Desde que foi declarado o estado de emergência em França, na sequência dos atentados de 13 de Novembro em Paris, as forças policiais já realizam 3242 buscas domiciliárias e emitiram mais de 400 ordens de permanência na habitação.

De acordo com relatos recolhidos pela Amnistia Internacional, que constam de um relatório divulgado dia 4, a acção das autoridades têm-se traduzido numa série de violações dos direitos humanos.

As pessoas ouvidas pela organização afirmam que as medidas de excepção têm sido aplicadas de forma discriminatória, atingindo especificamente a população muçulmana.

Na maioria dos casos, as medidas de coacção são aplicadas sem prova concreta de conduta criminosa. Os relatos falam em violações do domicílio em plena noite, arrombamentos de portas e outros actos claramente abusivos.

Várias mesquitas e locais de oração têm sido encerrados arbitrariamente, privando comunidades inteiras dos seus lugares de culto.

Os milhares de operações realizadas apenas deram origem a quatro investigações criminais relacionadas com actos de terrorismo, bem como a mais 21 por «apologia ao terrorismo». Outras 488 investigações foram motivadas por delitos não relacionados com terrorismo.

 



Mais artigos de: Europa

Rechaçar a nova ofensiva social

Milhares de pessoas manifestaram-se em Atenas e dezenas de outras cidades gregas, dia 4, durante a primeira greve geral do ano contra os cortes na Segurança Social.

Detenção ilegal

A detenção de Julian Assange é ilegal, concluiu o Grupo de Trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Detenções Arbitrárias, divulgada dia 5.

Madrid derruba monumentos<br>da ditadura

O município de Madrid, dirigido por uma maioria de esquerda, começou na semana passada a remover monumentos da ditadura fascista de Francisco Franco, que ainda se mantinham em várias ruas e praças da capital de Espanha. A medida foi aprovada em Dezembro com os votos favoráveis dos...

Greve suspensa no FT

O Sindicato dos Jornalistas britânicos (NUJ) chegou a acordo, dia 3, com a administração do Financial Times (FT) sobre as condições de acesso à reforma. O entendimento foi alcançado uma semana depois de os profissionais do jornal terem votado uma acção de...

Os programas da troika:<br>pela boca morre o peixe...

Foi publicado recentemente pelo Tribunal de Contas Europeu um extenso documento sobre a Assistência Financeira prestada a países em dificuldades (Relatório Especial n.º 18/2015 Assistência financeira prestada a países em dificuldades). A leitura deste relatório permite-nos...