Editorial
Opinião
Actual

Coro dos inconformados

Quando Assunção Cristas, irrevogável sucessora de Portas no CDS, veio bradar de entusiasmo, aquando das primeiras...
Actual

Sem emenda, sempre!

Passos Coelho avançou na «recandidatura» a líder do PSD, com o slogan «social-democracia, sempre!»;...
Crónica Internacional

Soros contra China

George Soros investiu contra a China no Fórum Económico Mundial de Davos, reunido em Janeiro na estância...
A talhe de foice

A luta, sempre

«Eu não ia investir numa empresa pública», sentenciou David Nieeleman, o brasileiro das jogatanas aéreas que...
PCP

Mais direitos, mais futuro<br>– não à precariedade

Baixos salários, precariedade, desemprego, emigração forçada, desregulação dos horários, retrocesso nos direitos são realidades que marcam a vida dos trabalhadores nos últimos anos. Elas convivem em paralelo com os colossais lucros dos grupos económicos e financeiros e o saque dos recursos nacionais que, através das privatizações e dos juros da dívida, levam a riqueza produzida pelos trabalhadores, que deveria contribuir para melhorar os seus salários e direitos e para o desenvolvimento do País.

Em Foco

Uma voz ímpar<br>a levar mais longe

Detentor de uma história heróica, órgão de informação único no País e instrumento de organização e luta do Partido Comunista Português, o Avante! faz 85 anos no próximo dia 15, consciente da sua importância e dos desafios que tem pela frente. O principal é, desde logo, chegar mais longe para melhor cumprir a sua função de jornal comunista, órgão central do PCP e tribuna dos interesses e aspirações dos trabalhadores e do povo. A campanha de difusão que está em preparação, visando evidentemente os militantes e amigos do Partido, dirige-se também aos trabalhadores, aos reformados, aos pequenos e médios empresários e agricultores, às mulheres e aos jovens – a quem o Avante! dá voz e, como nenhum outro, defende.

Acordo não serve a TAP nem o País

Para o PCP, o acordo entre o Governo e a Gateway é uma tentativa de legalizar a privatização da TAP e, embora assegure que 50 por cento do capital fica no Estado, acaba por representar a salvação da venda realizada pelo governo PSD/CDS.

PCP

Defender os trabalhadores<br>e o povo

Jerónimo de Sousa continua a participar num conjunto de iniciativas do Partido em que se explicita a natureza do novo quadro político e se apresenta as múltiplas tarefas que estão colocadas aos comunistas.

Denunciar e combater<br>a precariedade

Arranca na próxima quinta-feira, 18, com a distribuição de um jornal em empresas e locais de trabalho de todo o País, a campanha nacional do PCP «Mais Direitos, Mais Futuro. Não à precariedade», cuja primeira fase decorre até Junho.

Lucros escandalosos<br>e reveladores

Os lucros registados pela GALP Energia em 2015 revelam que a baixa histórica do preço do crude foi absorvida quase na íntegra pelos accionistas, em prejuízo da economia e da população.

A Festa em construção

Marcada para os dias 2, 3 e 4 de Setembro, a 40.ª edição da Festa do Avante! já está em...

Falsos profetas

As últimas semanas foram marcadas pelo reaparecimento de velhas proclamações do inevitável declínio da...
Trabalhadores

Barreira viva na Petrogal

Desde o início do ano, trabalhadores da refinaria de Matosinhos da Petrogal vestem coletes vermelhos, com a inscrição «piquete de greve», antes das seis da manhã de sexta-feira e só os despem às catorze horas do dia seguinte.

Greves nos têxteis

A Fesete/CGTP-IN recusa a caducidade do contrato colectivo de trabalho e apela aos trabalhadores para que defendam, com a sua luta, os direitos que a associação patronal ATP quer liquidar.

Refer e EP deram... imobiliária

A fusão da Refer com a Estradas de Portugal, para formar a IP (Infra-estruturas de Portugal) nada de positivo trouxe à actividade das empresas, mas ainda é possível rectificar os erros do governo PSD/CDS.

Orçamento pode ser melhor

Na sua análise, vários sindicatos referem insuficiências no Orçamento do Estado (OE) para 2016 e apontam vários pontos que devem ser levados em conta.

Greve na Eurocer

Foi convocada para anteontem, terça-feira de Carnaval, uma greve de 24 horas na Eurocer. A paralisação foi decidida em...

Novas opções para a EMEF

Acabar com a política de privatizações implica que sejam criadas condições para impor a inversão...

Desemprego em Aveiro

A União dos Sindicatos de Aveiro (CGTP-IN) apresentou recentemente, em conferência de imprensa, os números do desemprego...

Degradação na PT

A Comissão de Trabalhadores da Portugal Telecom manifestou-se apreensiva e chocada com a degradação da...
Assembleia da República

Sentido positivo não colmata insuficiências

O PCP considera que o Orçamento do Estado para 2016 acolhe um «conjunto de medidas» que concretizam a «posição conjunta» por si subscrita com o PS, advertindo porém que há nele «limitações e insuficiências», de que é exemplo o agravar de impostos indirectos.

Cultura é pilar da democracia

A política de desresponsabilização do Estado e de asfixia financeira, aprofundada de modo particular pelo anterior governo PSD/CDS, teve «consequências trágicas» na Cultura. Quem o afirma é o PCP, que também neste capítulo quer ver inflectido o rumo da governação.

Responder a problemas e a justos anseios

A inexistência de qualquer suplemento de risco para os profissionais das forças e serviços de segurança, situação que estes há muito desejam ver corrigida, levou o PCP a indagar o Governo sobre a avaliação que faz à justa pretensão dos homens e mulheres que exercem funções policiais.

Aumento real é preciso

«É possível, ainda em 2016, garantir o aumento do valor real das pensões, designadamente pensões com...
Nacional

PCP agenda debate

No dia 20 de Fevereiro faz seis anos que ocorreram as cheias que devastaram a Região Autónoma da Madeira. A recordação do que foi um dos mais trágicos acontecimentos que marcaram a história recente do arquipélago está bem vincada na memória de todos.

MAC não encerra

Segundo uma decisão do Tribunal Central Administrativo, a Maternidade Alfredo da Costa (MAC) não vai encerrar até que o futuro Hospital de Lisboa Oriental seja construído e esteja pronto a funcionar.

38 anos da CNA

Sob o lema «Sempre com os agricultores!», a Escola Superior Agrária de Coimbra acolhe, no dia 26, um encontro para assinalar os 38 anos da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Salvar a Casa do Douro

Numa carta aberta divulgada no dia 2, a Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDOURO) afirma que...

AMRS e FPT exigem soluções

A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) reuniu, no dia 3, com o ministro Adjunto, Eduardo...

Debate em Portalegre

A Fábrica Robinson acolhe, no sábado, 13, às 15.30 horas, o debate sobre o «Património industrial...
Europa

Rechaçar a nova ofensiva social

Milhares de pessoas manifestaram-se em Atenas e dezenas de outras cidades gregas, dia 4, durante a primeira greve geral do ano contra os cortes na Segurança Social.

Detenção ilegal

A detenção de Julian Assange é ilegal, concluiu o Grupo de Trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Detenções Arbitrárias, divulgada dia 5.

Arbítrio em França

Desde que foi declarado o estado de emergência em França, na sequência dos atentados de 13 de Novembro em Paris, as...

Greve suspensa no FT

O Sindicato dos Jornalistas britânicos (NUJ) chegou a acordo, dia 3, com a administração do Financial Times (FT) sobre as...
Internacional

Projecto neoliberal em marcha

Doze países assinaram, quinta-feira, 4, um tratado de liberalização do comércio e do investimento que terá fortes repercussões na região da Ásia-Pacífico e consolida o poder das multinacionais.

Em defesa da escola pública

Professores, pais, funcionários e alunos manifestaram-se, faz hoje uma semana, contra os cortes que o município pretende impor nas escolas públicas de Chicago.

RPDC na órbita global

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) está a ser acusada de usar o lançamento de um satélite para encobrir um teste militar.

Temas

Políticas de «austeridade»<br>hipotecaram futuro do País

A gigantesca operação de chantagem e de manipulação da opinião pública a que temos assistido em Portugal promovida pela direita e pela Comissão Europeia a propósito do chamado défice estrutural – e que tem tido, infelizmente, a colaboração de muitos jornalistas/comentadores que, na maioria das vezes, se limitam a ampliar aquilo que lhes é dito (transformando-a numa «questão de vida ou de morte» que tem de ser respeitada, procurando assustar os portugueses e opondo-se, de facto, à melhoria da vida dos portugueses), o que revela falta de objetividade e rigor –, tem criado a ideia falsa de que a Comissão Europeia tem poderes para se sobrepor à vontade dos portugueses expressa pela Assembleia da República e para impor sanções violentas.

Argumentos
TVisto

Geringonças e outras estórias

A televisão teve o cuidado e a atenção de nos mostrar como o dr. Paulo Portas, desobrigado enfim das suas pesadas...
Cinema

A verdade liberta

«Acuso a Igreja», escrevia Jean Cardonnel, conhecido como «dominicano vermelho», por si classificado como «fiel...
Memória
Aconteceu

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-Geral do PCP   Sexta-feira, 12 21h00 –...

A semana em resumo

Frases

“Dentro do que estávamos a viver parece-me um bom Orçamento, o problema...