Editorial
Opinião
Actual

Fascismo

A notícia passou algo despercebida na comunicação social dominante e não suscitou nem o clamor nem o interesse dos...
Actual

Agora o BANIF

Escondida durante largos meses, a situação no BANIF foi deliberadamente ocultada por parte do governo PSD/CDS, com objectivos...
A talhe de foice

«O rei vai nu»

As televisões da praça ofereceram ao País, como presente de Natal, uma algazarra sobre «as dificuldades» da...
Crónica Internacional

Sykes-Picot no Século XXI

Em 1916, diplomatas ingleses e franceses cozinharam um plano secreto de partilha do então Império Otomano (turco). Enquanto...
PCP

Defender, repor, conquistar

No tempo em que vivemos evidenciam-se de forma brutal as características do capitalismo com a sua natureza exploradora, opressora, agressiva e predadora. Os centros do grande capital transnacional, a União Europeia e as suas estruturas desenvolvem uma ofensiva sistemática. Não têm limites, só pararão se forem travados e derrotados.

Em Foco

A União Europeia revela<br>a sua verdadeira face desumana

As condições degradantes a que são sujeitas largas centenas de milhares de pessoas, que entram em países da União Europeia fugindo à guerra ou à fome, têm sido denunciadas por diferentes organizações Internacionais. No Parlamento Europeu, o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica, no qual o PCP se integra, tem-se destacado na defesa dos direitos dos migrantes, promovendo, entre outras iniciativas, deslocações a centros de «acolhimento» e de trânsito de migrantes. Em conversa com o «Avante!», os três deputados do PCP no Parlamento Europeu falam-nos das impressões que recolheram dessas visitas e apontam as causas de uma das maiores tragédias humanas da actualidade.

Avante! sai dia 30

Na próxima semana, devido à passagem de ano, o Avante! volta a sair à quarta-feira, dia 30 de Dezembro.
Presidenciais

Proximidade com o País real

A forte dinâmica que caracteriza a campanha da candidatura de Edgar Silva no terreno, há já dois meses, viu-se confirmada no sábado, 19, nas diversas iniciativas levadas a cabo no distrito de Setúbal. Na primeira delas, no Barreiro, o candidato comunista, rodeado por palavras e expressões de confiança, incentivo e carinho, caracterizou «a nossa campanha» como «exigente, militante e de grande generosidade no contacto e na identificação dos problemas e dos anseios dos muitos homens e mulheres que têm fome e sede de justiça».

Eleições com importância acrescida

Mais de 500 pessoas apoiaram a candidatura de Edgar Silva no jantar-comício que teve lugar, dia 15, na Ribeira Brava (Madeira). No dia seguinte, o candidato presidencial visitou a Biblioteca Nacional, em Lisboa, e participou num comício no Cacém.

A mobilização de todos <br/>é fundamental!

Depois do périplo de dia 17 por vários concelhos do distrito de Viseu, no sábado Edgar Silva percorreu o distrito de Aveiro. Em ambos os casos, a candidatura privilegiou o contacto directo com as populações.

Nós Apoiamos

Cardoso Ricardo – Médico Carlos Ramadinha – Agente de artistas Fernando Pereira –...
PCP

Crime económico

O PCP vai hoje votar contra a proposta do Governo de Orçamento Rectificativo para 2015, discordando da solução de transferir para os contribuintes uma fatia dos encargos do Banif, vendido ao Santander Totta por 150 milhões de euros, com um custo para o Estado de 2,2 mil milhões de euros.

 

O exemplo permanece

Promovida pela Comissão de Freguesia de Alcântara do PCP, realizou-se no dia 18 uma evocação a José Dias Coelho por ocasião do 54.º aniversário do seu assassinato pela PIDE.

Lutar por justiça e dignidade

Num comunicado do Sector de Seguros da Organização Regional de Lisboa, dirigido aos trabalhadores da Mapfre, o PCP denuncia as...

Repor salários

«PCP propôs reposição integral de salários em 1 de Janeiro de 2016», informa um documento do...
Trabalhadores

Este é o momento

O Conselho Nacional da CGTP-IN definiu como linhas principais a intensificação da acção reivindicativa, a exigência de reposição dos direitos e da contratação colectiva e a continuação da luta pela mudança de política.

Mudança em concreto

A mudança de que Portugal e a ferrovia necessitam tem que materializar-se em políticas concretas, defenderam representantes dos trabalhadores, no dia 17, no Fórum Ferroviário «CP e EMEF – Regresso ao Futuro».

Em greve

Foi convocada greve nos pólos logísticos da Sonae, na Azambuja e na Maia, para exigir aumentos salariais de 30 euros por...

Salário mínimo de 530 euros

«A CGTP-IN regista o facto de o Governo do PS ter assumido, no uso das suas competências legislativas, o aumento do...

Em luta pelo emprego

Trabalhadores da Unicer fizeram greve no dia 16 e concentraram-se, de manhã, junto à sede do...
Assembleia da República

Expectativas não podem ser defraudadas

O Secretário-geral do PCP defende a necessidade de concretizar por via da AR ou por decisão do Governo as «muitas expectativas dos portugueses na recuperação dos rendimentos», entendendo que é igualmente urgente dar resposta aos «problemas com que estão confrontados os nossos sectores produtivos».

Pelos salários, pensões e direitos

O Parlamento aprovou, dia 18, com os votos favoráveis do PS, PCP, PEV, BE e PAN, e os votos contra do PSD e do CDS, em votação final global, a reposição faseada da totalidade dos cortes salariais no sector público até Outubro de 2016.

Remoção de um factor de instabilidade

O Parlamento aprovou, dia 11, diplomas do PCP e do BE que revogam a prova de acesso à carreira docente, medida criada em 2006 por um governo do PS – era Maria Lurdes Rodrigues titular da pasta da Educação –, e ulteriormente aplicada e regulamentada pelo governo PSD/CDS.

Revogar ataque aos docentes

O projecto de lei do PCP que revoga o regime de requalificação docente foi aprovado dia 11, na generalidade, baixando à...
Nacional

Alargar o movimento da paz

O CPPC elegeu os seus órgãos sociais e aprovou o plano de acção para o próximo biénio na assembleia realizada no sábado, 19, em Lisboa, na qual foram introduzidas alterações aos estatutos.

«Bandeiras vermelhas» <br>regressam ao Barreiro

O Espaço Memória do Barreiro acolheu, no dia 14, uma iniciativa alusiva às comemorações dos 80 anos da Jornada de Agitação e Luta da madrugada de 28 de Fevereiro de 1935, integrado no Projecto «O Regresso das Bandeiras».

Intensificar a luta

No dia 16, 7500 assinaturas foram entregues no Ministério da Educação, em Lisboa, em defesa da Escola Pública, gratuita e de qualidade para todos.

Protesto em Ovar

Reclamando a prorrogação do prazo (que termina no dia 31 de Dezembro) para o licenciamento das explorações...
Europa

Direita em minoria

As eleições legislativas em Espanha, realizadas no domingo, 20, abriram a possibilidade de pôr fim à governação da direita e formar uma nova maioria alternativa.

Não ao condicionalismo

Os deputados do PCP ao Parlamento Europeu manifestaram-se contra aprofundamento da governação económica ao nível...
Internacional

Kiev ilegaliza Partido Comunista

Artigo de acesso livre

O regime ucraniano procura afastar a única força que luta contra a transformação do país numa colónia do imperialismo, as políticas antipopulares, a revisão da história e a glorificação e reimposição do nazi-fascismo, acusa o Partido Comunista da Ucrânia (PCU).

Há força para vencer!

Por iniciativa do Grande Pólo Patriótico e, nomeadamente, do Partido Comunista da Venezuela, Rosa Rabiais, membro do Comité Central do PCP, acompanhou a realização das eleições legislativas na República Bolivariana da Venezuela, que se realizaram no passado dia 6 de Dezembro.

Brasil combate golpe

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se fez ontem uma semana em defesa da legalidade e contra a ilegal tentativa de afastamento da presidente eleita do Brasil.

Graves provocações

A República Popular da China considerou uma provocação militar grave a entrada sem autorização, a 10 de...
Temas

O livro é um bom camarada

Há muito que dizemos que o livro é um bom camarada. Abre caminhos para o desconhecido, descobre o que outros tentam tapar, carrega o mundo que se tem e o que se quer. Nele, se for verdadeiro e leal, como serão todos os que se seguem, podemos encontrar amigos para todas as ocasiões.

Argumentos
TVisto

O banco, os bancos, a banca

Mais ainda que o permanente e sempre estrepitoso assunto dos futebóis, da entrevista de Sócrates à TVI e da venda da TAP...
Memória
Aconteceu

Desempregados sem subsídio

Dos 632,7 mil desempregados registados em Portugal, apenas 39 por cento (249,3 mil) auferiram prestações de desemprego em...

250 anos de Bocage<br>em Coimbra

Os 250 anos do nascimento de Bocage foram assinalados, na segunda-feira, 21, em Coimbra, com uma conferência sobre o poeta que satirizou...

Reuniões e iniciativas

Presidenciais Sábado, 26 Porto 12h30 Almoço-convívio...

A semana em resumo

Frases

“Construção eliminou 342 mil postos de trabalho nos últimos...