PCP visitou Instituto de Apoio à Criança

Uma de­le­gação do PCP com­posta pelo Se­cre­tário-geral, por Fer­nanda Ma­teus, da Co­missão Po­lí­tica, e por Ma­riana Guerra vi­sitou no dia 17 as ins­ta­la­ções do Ins­ti­tuto de Apoio à Cri­ança, onde es­teve reu­nida com res­pon­sá­veis pela ins­ti­tuição. Em de­cla­ra­ções à co­mu­ni­cação so­cial no final do en­contro, Je­ró­nimo de Sousa va­lo­rizou a ac­ti­vi­dade do IAP que, no ter­reno, pro­cura res­postas para a in­te­gração de cri­anças e jo­vens mar­cados pela vi­o­lência e pelo aban­dono.

O di­ri­gente do PCP re­alçou o facto do au­mento da acção e das res­pon­sa­bi­li­dades do Ins­ti­tuto de Apoio à Cri­ança não ter sido acom­pa­nhado por um re­forço de verbas e meios cor­res­pon­dentes, ga­ran­tindo que o PCP irá pro­curar res­ponder, no plano le­gis­la­tivo e or­ça­mental, à ne­ces­si­dade de dar res­posta a este pro­blema.

Je­ró­nimo de Sousa des­tacou o «tra­balho de grande valor» de­sem­pe­nhado pelo IAC e re­alçou a ur­gente in­ter­venção do Es­tado em torno de ques­tões tão im­por­tantes como a po­breza in­fantil e a vi­o­lência sobre as cri­anças que, re­alçou, têm «di­reito a ter di­reitos». A Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa, aliás, con­fere às cri­anças e aos jo­vens o di­reito a uma pro­tecção es­pe­cial por parte do Es­tado.




Mais artigos de: PCP

Crime económico

O PCP vai hoje votar contra a pro­posta do Go­verno de Or­ça­mento Rec­ti­fi­ca­tivo para 2015, dis­cor­dando da so­lução de trans­ferir para os con­tri­buintes uma fatia dos en­cargos do Banif, ven­dido ao San­tander Totta por 150 mi­lhões de euros, com um custo para o Es­tado de 2,2 mil mi­lhões de euros.

 

<i>Obras Escolhidas</i> de Álvaro Cunhal

Desde do lan­ça­mento, a 12 de No­vembro, re­a­li­zaram-se já em todo o País vá­rias ses­sões de apre­sen­tação do VI Tomo das Obras Es­co­lhidas de Álvaro Cu­nhal.

O exemplo permanece

Pro­mo­vida pela Co­missão de Fre­guesia de Al­cân­tara do PCP, re­a­lizou-se no dia 18 uma evo­cação a José Dias Co­elho por oca­sião do 54.º ani­ver­sário do seu as­sas­si­nato pela PIDE.

Defender o Ensino Artístico

A Direcção da Organização Regional da Guarda do PCP emitiu um comunicado em que dá conta da proposta entregue na Assembleia da República, no dia 11, pelo grupo parlamentar comunista em defesa do Ensino Artístico. Nesse projecto de resolução, o Partido...

Lutar por justiça e dignidade

Num comunicado do Sector de Seguros da Organização Regional de Lisboa, dirigido aos trabalhadores da Mapfre, o PCP denuncia as ilegalidades praticadas naquela seguradora no que aos direitos dos trabalhadores diz respeito. Uma das mais «flagrantes injustiças» é, desde logo, a...

A campanha de fundos continua

A campanha nacional de fundos «Mais Espaço, Mais Festa, Futuro com Abril», para custear a aquisição da Quinta do Cabo – que a partir do próximo ano se junta à Quinta da Atalaia para receber a Festa do Avante! – está a bom...

Repor salários

«PCP propôs reposição integral de salários em 1 de Janeiro de 2016», informa um documento do Partido, distribuído no início da semana aos trabalhadores da Administração Pública. A proposta, apresentada no dia 15 de Dezembro, que só teve...