Estudantes exigem mais financiamento

Intensificar a luta

No dia 16, 7500 as­si­na­turas foram en­tre­gues no Mi­nis­tério da Edu­cação, em Lisboa, em de­fesa da Es­cola Pú­blica, gra­tuita e de qua­li­dade para todos.

Ac­ções de pro­testo em de­fesa da Es­cola Pú­blica

O abaixo-as­si­nado, lan­çado pela As­so­ci­ação de Es­tu­dantes (AE) da Es­cola Se­cun­dária de Santa Maria de Sintra, foi di­na­mi­zado em mais de 80 es­colas do País. Nele exige-se mais fi­nan­ci­a­mento para a Edu­cação, com a gra­tui­ti­dade dos ma­nuais es­co­lares, re­po­sição do passe es­colar, ac­tu­a­li­zação dos apoios da Acção So­cial Es­colar (ASE), re­pa­ração e fi­na­li­zação das es­colas in­ter­ven­ci­o­nadas pela Parque Es­colar e co­lo­cação de mais pro­fes­sores e fun­ci­o­ná­rios. As subs­cri­ções co­me­çaram a ser re­co­lhidas no início do ano lec­tivo.

Em Al­mada, mais de 200 es­tu­dantes da Es­cola Se­cun­dária do Monte da Ca­pa­rica con­cen­traram-se à porta da ins­ti­tuição, de­fen­dendo o rei­nício das obras pa­radas há já vá­rios anos, si­tu­ação que os obriga a ter aulas em con­ten­tores.

Na Es­cola Se­cun­dária de Pal­mela de­sen­volveu-se um «apitão» para re­clamar um pa­vi­lhão de edu­cação fí­sica. Ini­ci­a­tiva idên­tica teve lugar na Es­cola Se­cun­dária Gi­nestal Ma­chado, em San­tarém, por aque­ci­mento nas salas de aula e re­dução do nú­mero de alunos por turma.

No Porto, na Es­cola Se­cun­dária Ro­dri­gues de Freitas, os es­tu­dantes es­ti­veram em luta por mais fun­ci­o­ná­rios, pro­fes­sores e con­di­ções ma­te­riais. Na Es­cola Se­cun­dária An­tónio Sérgio, em Vila Nova de Gaia, não foi di­fe­rente, apesar da ten­ta­tiva de proi­bição da con­cen­tração.

En­tre­tanto, as AE de Santa Maria, Campo Maior, Se­bas­tião da Gama e Silves lan­çaram uma cam­panha de es­cla­re­ci­mento sobre os pro­blemas que mais afectam os es­tu­dantes nas es­colas, de forma a pros­se­guir e in­ten­si­ficar a luta já em Ja­neiro.

Em nota de im­prensa, a Co­or­de­na­dora Na­ci­onal do En­sino Se­cun­dário da JCP apela a todos os es­tu­dantes «que não baixem os braços, que se unam e con­ti­nuem a luta nas es­colas e nas ruas para a con­cre­ti­zação da es­cola a que temos di­reito, porque a Es­cola Pú­blica, gra­tuita, de­mo­crá­tica e de qua­li­dade é uma con­quista de Abril».

Acção na FCUP

Um abaixo-as­si­nado com cen­tenas de as­si­na­turas foi en­tregue, no dia 18, na Fa­cul­dade de Ci­ên­cias da Uni­ver­si­dade do Porto (FCUP). No do­cu­mento – di­ri­gido ao di­rector da FCUP, ao reitor da Uni­ver­si­dade do Porto e ao Go­verno – os es­tu­dantes ma­ni­festam o seu pro­testo contra as ac­tuais con­di­ções da can­tina, con­sequência di­recta da falta de in­ves­ti­mento no En­sino Su­pe­rior Pú­blico, mais con­cre­ta­mente nos ser­viços de Acção So­cial Es­colar. Neste sen­tido, exige-se a di­mi­nuição do preço do prato so­cial, au­mento da qua­li­dade, me­lhoria das infra-es­tru­turas e mais fun­ci­o­ná­rios.




Mais artigos de: Nacional

Alargar o movimento da paz

O CPPC elegeu os seus ór­gãos so­ciais e aprovou o plano de acção para o pró­ximo biénio na as­sem­bleia re­a­li­zada no sá­bado, 19, em Lisboa, na qual foram in­tro­du­zidas al­te­ra­ções aos es­ta­tutos.

«Bandeiras vermelhas» <br>regressam ao Barreiro

O Es­paço Me­mória do Bar­reiro aco­lheu, no dia 14, uma ini­ci­a­tiva alu­siva às co­me­mo­ra­ções dos 80 anos da Jor­nada de Agi­tação e Luta da ma­dru­gada de 28 de Fe­ve­reiro de 1935, in­te­grado no Pro­jecto «O Re­gresso das Ban­deiras».

JCP debate situação internacional

No âmbito das comemorações do 36.º aniversário da JCP, no dia 12, em Setúbal, teve lugar um debate sobre a situação internacional, tendo-se abordado os ataques à soberania dos povos e à paz, assim como os seus...

Lei dos Baldios <br>preocupa compartes

A convite da Direcção da Federação Nacional dos Baldios (BALADI), cerca de 40 compartes de baldios de 17 entidades gestoras, 15 conselhos directivos de baldios e duas uniões de freguesias com poderes delegados, em representação de nove concelhos do distrito de Coimbra...

Defender uma produção <br>mais sustentável

Uma delegação da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) participou num conjunto de iniciativas da Coordenadora Europeia Via Campesina, paralelas à Conferência Oficial do Clima (COP21). Em Paris, a CNA reclamou soluções efectivas contra a crise...

Protesto em Ovar

Reclamando a prorrogação do prazo (que termina no dia 31 de Dezembro) para o licenciamento das explorações pecuárias, bem como a criação de condições ao escoamento, com melhores preços à produção, do leite e da carne, cerca de...