Defender o Ensino Artístico

A Direcção da Organização Regional da Guarda do PCP emitiu um comunicado em que dá conta da proposta entregue na Assembleia da República, no dia 11, pelo grupo parlamentar comunista em defesa do Ensino Artístico. Nesse projecto de resolução, o Partido recomenda ao Governo a adopção de medidas urgentes para o financiamento às escolas especializadas de música e dança de modo a ficar assegurada a sua estabilidade.

No comunicado que está a distribuir, o PCP lembra as dificuldades que o ensino artístico especializado tem atravessado nos últimos anos, fruto do desinvestimento público. Em 2015, denuncia-se, a situação «tornou-se dramática», com professores de vários conservatórios de música e academias com salários em atraso, alguns desde Abril. Há também docentes forçados a trabalhar em part-time, depois das aulas, em restaurantes, táxis e outros serviços e escolas a fechar. Muitas crianças ficam, assim, privadas de dar seguimento aos seus estudos artísticos.

A região não foge à tendência nacional, realça o Partido. Muito embora se tenha conseguido, até ao momento, «segurar os constrangimentos financeiros», o Conservatório de Música da Covilhã tem já casos de salários em atraso e noutras instituições o «colapso parece estar eminente». A responsabilidade por esta dramática situação, realça o PCP, é do governo do PSD/CDS.

Os comunistas exigem a célere agilização do pagamento das verbas devidas a cada escola e aos profissionais. O PCP continuará a bater-se por um «modelo de financiamento adequado a todas as realidades, no contexto de cada escola e do País», tendo em conta cada uma das regiões, o número de alunos, o regime de frequência e o nível de ensino. É ainda urgente «repensar a oferta de escolas públicas», claramente insuficientes nas regiões do interior.




Mais artigos de: PCP

Crime económico

O PCP vai hoje votar contra a proposta do Governo de Orçamento Rectificativo para 2015, discordando da solução de transferir para os contribuintes uma fatia dos encargos do Banif, vendido ao Santander Totta por 150 milhões de euros, com um custo para o Estado de 2,2 mil milhões de euros.

 

O exemplo permanece

Promovida pela Comissão de Freguesia de Alcântara do PCP, realizou-se no dia 18 uma evocação a José Dias Coelho por ocasião do 54.º aniversário do seu assassinato pela PIDE.

Lutar por justiça e dignidade

Num comunicado do Sector de Seguros da Organização Regional de Lisboa, dirigido aos trabalhadores da Mapfre, o PCP denuncia as ilegalidades praticadas naquela seguradora no que aos direitos dos trabalhadores diz respeito. Uma das mais «flagrantes injustiças» é, desde logo, a...

A campanha de fundos continua

A campanha nacional de fundos «Mais Espaço, Mais Festa, Futuro com Abril», para custear a aquisição da Quinta do Cabo – que a partir do próximo ano se junta à Quinta da Atalaia para receber a Festa do Avante! – está a bom...

PCP visitou Instituto de Apoio à Criança

Uma delegação do PCP composta pelo Secretário-geral, por Fernanda Mateus, da Comissão Política, e por Mariana Guerra visitou no dia 17 as instalações do Instituto de Apoio à Criança, onde esteve reunida com responsáveis pela...

Repor salários

«PCP propôs reposição integral de salários em 1 de Janeiro de 2016», informa um documento do Partido, distribuído no início da semana aos trabalhadores da Administração Pública. A proposta, apresentada no dia 15 de Dezembro, que só teve...