Editorial

VOTAR E CONFIAR NA CDU

Estamos a pouco mais de quinze dias das eleições. No essencial, confirma-se a análise e perspectivas do PCP sobre a...
Opinião
A talhe de foice

No Dédalo

Dédalo, na mitologia da Grécia Antiga, era um arquitecto e inventor prodigioso, que construiu o labirinto de Creta sob encomenda...
Actual

A conta, o peso e a medida

Sucedâneo das leituras inteligentes e das avaliações métricas sobre a dosagem usada na imposição ao...
Actual

A maior das mistificações

O domínio do poder político pelo poder económico, a concentração de capitais na comunicação...
Actual

Ditadura

«A palavra ditadura, na teoria marxista-leninista do Estado, não significa uma forma particular de dominação de uma...
PCP

«Proletários de todos os países uni-vos»

A chamada crise dos refugiados assemelha-se cada vez mais a uma montra de horrores. Demonstra o carácter desumano, perigoso e criminoso do sistema dominante – o capitalismo – e põe em evidência a verdadeira natureza da União Europeia e do seu directório de potências. Vivemos dias negros na história do continente que sofreu na pele os crimes do nazi-fascismo.

Crónica Internacional

Síria

O drama dos refugiados na Europa tem sido amplamente mediatizado para desviar a atenção da crise do processo de...
Legislativas

Há uma alternativa e é viável

No comício em Loures, domingo à tarde, Jerónimo de Sousa salientou que PSD/CDS e PS têm, no essencial, a mesma matriz, e contrapôs que o voto na coligação PCP-PEV abrirá a passagem para um caminho novo, apoiando soluções que são possíveis e são viáveis, como, aliás, se comprova naquele município, onde a CDU reconquistou a presidência e a maioria.

Confiança fundamentada

«Partimos para esta batalha com uma grande confiança na possibilidade de continuar o caminho de reforço da CDU com mais votos e mais deputados», afirmou Jerónimo de Sousa no comício de domingo, em Loures.

A CDU pode crescer

Centenas de mulheres juntaram-se na tarde de segunda-feira, 14, em Lisboa, num convívio de apoio à candidatura do PCP-PEV. À noite, em Queluz, num comício em que também interveio Jerónimo de Sousa, outra iniciativa de casa cheia confirmou existirem condições para o reforço eleitoral da CDU no próximo dia 4 de Outubro.

Ao lado dos trabalhadores

No comício realizado anteontem na Maia, Jerónimo de Sousa recebeu o apoio à CDU, no distrito do Porto, de 2266 membros de organizações representativas dos trabalhadores.

Oeste com confiança

O almoço-comício de dia 13, domingo, na Abrunheira, com cerca de trezentos participantes, mostrou que é possível reforçar a a coligação PCP-PEV nos cinco concelhos do Oeste do distrito de Lisboa.

Força de princípios <br>e da alternativa

A forte participação nas iniciativas em Santiago do Cacém, Vendas Novas e Montemor-o-Novo, realizadas no sábado com a presença de Jerónimo de Sousa, aumentam a confiança no crescimento da CDU.

Crescer e avançar

Recepções calorosas e com forte participação popular marcaram, sexta-feira, 11, a passagem de Jerónimo de Sousa pelos concelhos de Aljustrel e Cuba.

Um mar de oportunidades

Jerónimo de Sousa deslocou-se dia 10, a Peniche, e enfatizou a necessidade de uma aposta séria nas actividades ligadas ao mar, constatando que quer nas tradicionais quer nas emergentes e de ponta, existem recursos e potencialidades.

Estimular a economia

Na quarta-feira, 9, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e Francisco Lopes, cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Setúbal, acompanhados por candidatos e activistas da CDU, contactaram com os trabalhadores da Visteon, em Palmela, e participaram, no Barreiro, num encontro com micro, pequenos e médios empresários.

Breves

Medidas urgentesDiana Ferreira, Jaime Toga e Cláudia Monteiro, candidatos da CDU pelo círculo eleitoral do Porto,...

Apoiamos a CDU

Álvaro Amaro – presidente da Câmara de Palmela Ana Tavares Rodrigues –...
PCP

Falsificação e difamação

O jornal Expresso, que ignorou a realização e impacto da Festa do Avante!, moveu contra ela uma «campanha de difamação, manipulação e provocação», acusa o PCP. 

Festa? Qual Festa?

O primeiro fim-de-semana de Setembro foi marcado, do ponto de vista mediático, por um brutal apagamento da Festa do Avante!. Da grande...
Trabalhadores

Levar a luta ao voto

A «participação activa» dos trabalhadores no processo eleitoral «é fundamental para combater a abstenção e levar a luta ao voto em 4 de Outubro», declarou o Conselho Nacional da CGTP-IN.

Laboratório de futuro

A extinção do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos foi aprovada pelo Governo «contra os superiores interesses das Forças Armadas, de Portugal e do povo português» e o Presidente da República não deverá aprová-la.

Em greve pelo AE na BA Vidro

Os trabalhadores da BA Vidro decidiram realizar um conjunto de greves nas três fábricas (Avintes, Marinha Grande e Venda...

Subconcessão no Porto

O Ministério Público e o Tribunal de Contas «não podem deixar passar este processo sem uma...
Nacional

Panaceia não é solução

Milhares de agricultores protestaram, dia 7, em Bruxelas, contra as políticas destrutivas aplicadas pela UE ao sector leiteiro. A CNA, que se fez representar na mobilização, considera que a Comissão Europeia reincide nos erros e reclama medidas de apoio ao Governo português.

Proteger a biodiversidade

Nos cinco dias de acampamento, os jovens ecologistas levaram a cabo várias iniciativas em defesa do ambiente e da biodiversidade, que as políticas erradas de sucessivos governos têm prejudicado.

Direito à igualdade

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) reuniu-se, dia 10, com a Comissão Nacional de...
Europa

Vida e dignidade

Os deputados do PCP no PE apresentaram no início do mês um conjunto de propostas que visam uma alteração radical na política da UE face ao drama dos imigrantes e refugiados.

Aprovado relatório do PCP

O Parlamento Europeu aprovou, dia 8, o relatório sobre a «Economia Azul», apresentado pelo deputado do PCP, João...

Mensagem do PCP ao PCG

Por ocasião da realização das eleições legislativas na Grécia a 20 de Setembro, o Secretariado do...

O emprego invisível

1. No debate televisivo da semana passada, Passos Coelho vangloriou-se de o seu Governo ter criado 200 mil...
Internacional

Crise migratória é culpa do Ocidente

Vladímir Putin rejeita as tentativas de culpar a Rússia pelo afluxo de refugiados sírios à Europa e garante que sem o apoio de Moscovo a Damasco a situação ainda seria pior

O ouro está a sair dos EUA

Os bancos centrais estrangeiros têm vindo a retirar «activamente» o ouro que tinham depositado no Banco da Reserva Federal...
Temas

Firmeza conduz à vitória

Gerardo Hernández passou mais de 16 anos injustamente preso nos EUA. No entanto, o patriota cubano detido por combater o terrorismo – como outros quatro compatriotas –, não transmitiu ao Avante! nem amargura nem vontade de vingança, mas firmeza serena de quem resistiu e continua a lutar pelo que é justo e bom.

 

Argumentos
Cultura

Tempo de antena cultural

Nos últimos tempos, os sinais são bem mais antigos, declarações de responsáveis por áreas...
TVisto

O bom coração do senhor PM

Nem sempre a televisão nos traz notícias más, alarmantes ou simplesmente patetas: por vezes, embora talvez só de...
Memória
Festa do Avante!

Expressão de solidariedade

Este ano estiveram presentes na Festa os seguintes partidos comunistas e forças progressistas: Partido Comunista Alemão;...
Aconteceu

Idosos vivem pior

O bem-estar social e económico das pessoas com 60 ou mais anos de idade degradou-se acentuadamente em Portugal nos últimos...

Água – direito humano

Uma larga maioria dos deputados do Parlamento Europeu aprovou, dia 8, o Relatório sobre a Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE),...

FBI espiou García Márquez

O escritor colombiano e prémio Nobel da Literatura (1982) foi espiado durante 24 anos pelo FBI, segundo revelou, dia 4, o...

Reuniões e iniciatiivas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Soluções para uma...

A semana em resumo

Frases

“[Passos Coelho] alienou a estrangeiros quase todas as melhores empresas portuguesas....