Idosos vivem pior
O bem-estar social e económico das pessoas com 60 ou mais anos de idade degradou-se acentuadamente em Portugal nos últimos anos, segundo o índice Global AgeWatch 2015, divulgado dia 9.
O estudo, realizado pela rede internacional HelpAge, revela que o nosso País é o terceiro pior da Europa Ocidental a cuidar desta camada da população, só à frente de Malta e Grécia
Entre os 96 países do mundo avaliados, Portugal aparece agora em 38.º lugar, tendo caído uma posição em relação ao ano passado e quatro posições face a 2013.
Por indicadores, Portugal fica na 83.ª posição em matéria de capacitação, que inclui o emprego e a educação, e na 51.ª no que toca a ambiente social. O relatório estima que cerca de 20 mil idosos vivem em três mil lares ilegais, e mais de 39 mil idosos vivem sozinhos ou isolados.
O indicador da Saúde continua a ser o mais positivo, mas as medidas de austeridade contribuíram para a deterioração das condições de acesso, em particular das populações das zonas rurais, salienta o estudo.