Sessão em Guimarães

Vencer o desânimo e a resignação

A forte chuva que caía anteontem em Guimarães obrigou a transformar a acção de contacto com a população numa sessão pública da CDU realizada na sede da Associação Familiar Vimaranense. Para além das intervenções anunciadas, de Jerónimo de Sousa e da deputada e candidata Carla Cruz, a sessão ficou marcada pelos depoimentos prestados por jovens que testemunharam as imensas dificuldades com que se debatem na sua vida fruto do desemprego, dos baixos salários, da precariedade e dos cortes nos apoios sociais.

Sandra, mãe de uma filha pequena, está desempregada há vários anos e não recebe qualquer subsídio. Só o companheiro trabalha, por pouco mais do que o salário mínimo. Não fosse o apoio dos avós da criança e há muito que a vida seria impossível: «não quero emigrar, gosto muito de cá viver, mas se não houver alternativa...» Elisabete está desempregada há sete anos. É com os 500 euros auferidos pelo marido que sobrevivem juntamente com os quatro filhos menores, um dos quais autista, pelo que necessita de cuidados especiais. Para além dos baixos salários e do desemprego, o corte nos apoios sociais aplicado pelo Governo PSD-CDS agravou ainda mais uma vida já difícil.

Já Sérgio, trabalhador há 15 anos, assinou recentemente o seu primeiro contrato efectivo, depois de anos marcados em que esteve desempregado, emigrou e trabalhou à semana e ao mês. Mas, como ele próprio realçou, a assinatura do contrato efectivo não resultou da bondade de nenhum patrão ou da acção de qualquer governo, mas da luta que travou juntamente com o sindicato: na sequência de um processo ilegal de despedimento, o tribunal ordenou à Bosch a integração nos quadros da empresa.

Numa intervenção muito emotiva, em que falou dos dramas sociais criados pela política de direita e da luta dos trabalhadores e do povo, Jerónimo de Sousa apelou a todos quantos sofrem na pele o desemprego, a precariedade ou a emigração para que não se resignem, lutem pelos seus direitos e, no dia 4, votem na CDU.




Mais artigos de: Legislativas

Há uma alternativa e é viável

No comício em Loures, domingo à tarde, Jerónimo de Sousa salientou que PSD/CDS e PS têm, no essencial, a mesma matriz, e contrapôs que o voto na coligação PCP-PEV abrirá a passagem para um caminho novo, apoiando soluções que são possíveis e são viáveis, como, aliás, se comprova naquele município, onde a CDU reconquistou a presidência e a maioria.

Confiança fundamentada

«Partimos para esta batalha com uma grande confiança na possibilidade de continuar o caminho de reforço da CDU com mais votos e mais deputados», afirmou Jerónimo de Sousa no comício de domingo, em Loures.

A CDU pode crescer

Centenas de mulheres juntaram-se na tarde de segunda-feira, 14, em Lisboa, num convívio de apoio à candidatura do PCP-PEV. À noite, em Queluz, num comício em que também interveio Jerónimo de Sousa, outra iniciativa de casa cheia confirmou existirem condições para o reforço eleitoral da CDU no próximo dia 4 de Outubro.

Ao lado dos trabalhadores

No comício realizado anteontem na Maia, Jerónimo de Sousa recebeu o apoio à CDU, no distrito do Porto, de 2266 membros de organizações representativas dos trabalhadores.

Oeste com confiança

O almoço-comício de dia 13, domingo, na Abrunheira, com cerca de trezentos participantes, mostrou que é possível reforçar a a coligação PCP-PEV nos cinco concelhos do Oeste do distrito de Lisboa.

Força de princípios <br>e da alternativa

A forte participação nas iniciativas em Santiago do Cacém, Vendas Novas e Montemor-o-Novo, realizadas no sábado com a presença de Jerónimo de Sousa, aumentam a confiança no crescimento da CDU.

Crescer e avançar

Recepções calorosas e com forte participação popular marcaram, sexta-feira, 11, a passagem de Jerónimo de Sousa pelos concelhos de Aljustrel e Cuba.

Um mar de oportunidades

Jerónimo de Sousa deslocou-se dia 10, a Peniche, e enfatizou a necessidade de uma aposta séria nas actividades ligadas ao mar, constatando que quer nas tradicionais quer nas emergentes e de ponta, existem recursos e potencialidades.

Estimular a economia

Na quarta-feira, 9, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e Francisco Lopes, cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Setúbal, acompanhados por candidatos e activistas da CDU, contactaram com os trabalhadores da Visteon, em Palmela, e participaram, no Barreiro, num encontro com micro, pequenos e médios empresários.

Breves

Medidas urgentesDiana Ferreira, Jaime Toga e Cláudia Monteiro, candidatos da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, estiveram reunidos no dia 9 com a direcção do Sindicato dos Sectores Têxteis, Vestuário, Calçado e Curtumes do Distrito do Porto. Aos representantes dos...

Apoiamos a CDU

Álvaro Amaro – presidente da Câmara de Palmela Ana Tavares Rodrigues – médica António Jorge Barroso – médico, dirigente da FNAM Carla Janeiro – actriz Casimiro Menezes – médico...