Pobreza atinge 25% da população da UE
Cerca de 123 milhões de pessoas (um quarto da população) vivem actualmente em risco de pobreza nos países da União Europeia, ao mesmo tempo que uma enorme riqueza se concentra nas mãos de apenas 342 multimilionários.
Estes dados constam no estudo intitulado «Europa para a maioria, não para as elites», apresentado dia 9, em Madrid, pela Oxfam.
A organização não-governamental alerta que a desigualdade na UE em 2015 atinge níveis «inaceitáveis», fenómeno que tem sido agravado pela crise económica e pelas medidas de austeridade.
Em 2013, cerca de 50 milhões de pessoas na UE não conseguiam satisfazer as suas necessidades materiais básicas, o que representou na altura um aumento de 7,5 milhões de pessoas em relação aos valores de 2009.
Nesse mesmo período, o número de bilionários aumentou de 145 para 222 e o sector dos bens de luxo na Europa registou um aumento de 28 por cento.
Como sublinha esta ONG, «a pobreza na UE não é um problema de escassez, mas sim de distribuição de recursos», a prova é que um por cento dos mais ricos detém quase um terço da riqueza do continente.