Actual
«Anacrónica»
Actual
Liberdade de desinformar
Actual
Uma «história» ultrajante
Crónica Internacional
Para que nunca<br>mais aconteça
A talhe de foice
À puridade
PCP
Com os olhos postos<br>no futuro
Num tempo em que o domínio das multinacionais do agronegócio no mundo é cada vez maior – determinando tipos e dimensão das produções e os preços dos factores de produção ao produtor e ao consumidor –, no qual a divisão internacional do trabalho se desenvolve a favor do grande capital e das oligarquias financeiras, e que parte dos solos aráveis estão nas suas mãos ou dependem de si, a soberania alimentar assume uma importância decisiva para a sobrevivência e independência dos povos e o progresso social.
Mais luta até ao voto
A intensificação da luta dos trabalhadores, nas empresas e serviços e nas ruas, uma forte participação cívica de todos os que acreditam numa sociedade de progresso e justiça social e a opção de voto nas legislativas foram as grandes linhas de acção para a ruptura com a política de direita apontadas pela CGTP-IN no 1.º de Maio, em quatro dezenas de localidades.
70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo
No momento em que se assinala o 70.º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial, lembramos alguns aspectos centrais da guerra, da resistência, da natureza do nazi-fascismo, dos avanços políticos, económicos e sociais alcançados no pós-guerra, da imposição pelos EUA da chamada «guerra fria», da falsa «neutralidade de Salazar». Num elementar exercício de memória, esperamos contribuir para que não se repita nunca mais o fascismo e a guerra, porque a luta de classes também se trava no campo da história.
Nós apoiamos
Valorizar o trabalho<br>e os trabalhadores
Integrada no processo de construção do programa eleitoral do PCP para as eleições legislativas, realizou-se na semana passada uma audição sobre o trabalho e os direitos.
Política do Governo é factor<br>de desestabilização
O objectivo de privatização da TAP é, para o PCP, o principal factor de desestabilização desta que é uma «empresa pública e estratégica para os interesses nacionais».
Um direito de todos
Assinalando, amanhã, 8, o Dia da Segurança Social, o PCP estará nas ruas do País a afirmar a necessidade de defender este que é um direito de todos.
Encontro entre PCP e PEV
Palco às jovens bandas
Impedir o assalto
A decisão política do Governo de entregar ao capital privado a exploração das empresas públicas de transporte urbano de passageiros em Lisboa e no Porto confronta-se com a firme oposição dos trabalhadores.
Professores revoltados
São cada vez mais os professores em greve à actividade relacionada com o «exame Cambrigde», que ontem à tarde ia ter prova escrita. Mas do MEC só vêm mais motivos de revolta.
Luta firme na BA Vidro
Persistir traz resultados
Prémios e deméritos da Teleperformance
Defesa da produção leiteira
A maioria PSD/CDS-PP e o PS rejeitaram no dia 24 de Abril a proposta do PCP para a criação de um quadro de regulação do mercado do leite no plano europeu, «acompanhado de medidas que garantam um preço justo e a protecção do mercado nacional face à entrada de leite estrangeiro».
Maioria insensível à asfixia
A maioria PSD/CDS e o PS chumbaram a proposta do PCP para uma nova política de financiamento das instituições do Ensino Superior, capaz de estar à altura de satisfazer as «especificidades e exigências» que a estas se colocam.
Sem mudar de política nada feito
Na comissão de Saúde, para onde baixaram sem votação por 30 dias, estão sete projectos de resolução do PCP relacionados com a natalidade, de um conjunto de 12 diplomas que formalizou no quadro do recente debate parlamentar sobre esta matéria.
Agilizar é preciso
Prevenção e combate
Consumo de cannabis
Nós apoiamos
São já muitos os apoios à Marcha Nacional «A força do povo», todos à rua por um Portugal com futuro, promovida pela CDU, que se vai realizar no dia 6 de Junho, em Lisboa, do Marquês de Pombal aos Restauradores.
A Marcha Nacional é uma poderosa afirmação de que reside no povo, na sua intervenção, na sua luta e no seu voto, a decisão soberana sobre o futuro a construir para as gerações actuais e vindouras, uma afirmação de que está nas mãos dos trabalhadores e do povo decidir do seu destino, abrir outro caminho para Portugal, concretizar uma alternativa patriótica e de esquerda, vinculada aos valores de Abril.
Contra o fascismo<br>e a guerra
A vitória sobre a máquina de guerra hitleriana é assinalada com diversas iniciativas, destacando-se aquela promovida pelo PCP, amanhã, em Lisboa.
Censura em Portalegre
Por iniciativa da CDU, foi aprovada, no dia 30, uma moção de censura ao executivo da Câmara de Portalegre, liderado pela Candidatura Livre e Independente por Portalegre.
Lutar pelo direito a estudar
No dia 29, em todo o País, os estudantes do Ensino Básico e Secundário apitaram contra os cortes de financiamento na Educação – praticados por sucessivos governos do PS, PSD e CDS – e por uma avaliação justa e contínua, sem qualquer barreira de acesso aos graus mais elevados de ensino.
Drama no Superior
Naufrágios no Mediterrâneo
AGIT entrevista <br>Jerónimo de Sousa
Obras de Lopes Graça na Moita
«Nós propomos»
700 mil com «zero horas»
Cerca de 700 mil pessoas vivem no Reino Unido exclusivamente de empregos sem horário e salários garantidos, ao sabor dos interesses de circunstância do patronato.
Salários e direitos
Os maquinistas da Deutsche Bahn iniciaram, na segunda-feira, 4, uma greve por aumentos salariais e liberdade de organização sindical. A paralisação poderá manter-se até domingo.
Polónia apaga memória
No socialismo e agora
O balanço negativo de Hollande
Da democracia na UE
Bandeira de Maio na Ucrânia
O Partido Comunista da Ucrânia (PCU) promoveu, em Kiev, uma concentração e comício de comemoração do 1.º de Maio. Na iniciativa, que a Junta fascista tentou impedir, participaram vários partidos comunistas e operários, entre os quais o PCP, que se fez representar por João Ferreira.
40 anos da vitória do Vietname sobre os EUA
Por ocasião da celebração dos 40 anos da vitória do Vietname sobre a agressão dos Estados Unidos, o Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português enviou uma carta ao Partido Comunista do Vietname saudando a sua luta heróica.