PCP contacta instituições e estudantes de Setúbal

Drama no Superior

Paula Santos, deputada do PCP à Assembleia da República (AR), contactou, no dia 27, com os estudantes do Ensino Superior do distrito de Setúbal, onde recolheu testemunhos dos graves problemas sentidos no sector.

Pela manhã visitou a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), em Almada, tendo reunido com a direcção da instituição. De seguida falou com os alunos, que lhe deram conta dos seus problemas, nomeadamente o elevado valor das propinas, as dificuldades do seu pagamento, os custos elevados dos transportes, o crescente número de estudantes a trabalhar para pagar os estudos e a falta de apoios à investigação científica.

Na parte da tarde a deputada comunista esteve no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Ali reuniu com a direcção do IPS – que deu a conhecer os efeitos, na instituição, dos cortes orçamentais que este Governo tem feito no Ensino Superior – e com a direcção da Associação Académica, que realçou a importância do reforço da Acção Social Escolar.

Paula Santos terminou a visita na Residência de Santiago, tendo falado com a Comissão de Residentes, que expôs outras situações com que os estudantes são confrontados no seu dia-a-dia, como a falta de apoios nos estágios (transportes e alimentação) e problemas pedagógicos com a excessiva carga de trabalho na Escola Superior de Tecnologia. Deram ainda a conhecer a exigência da construção de mais um refeitório no IPS, bem como da construção da Escola Superior de Saúde, com a qual o PCP e a JCP estão solidários.

Aprofundar o conhecimento

Estes contactos serviram para aprofundar ainda mais o conhecimento da situação do Ensino Superior e para transmitir aos estudantes e às direcções das instituições as posições por que o PCP e a JCP se têm batido no quadro da sua intervenção na AR.

«Entendemos que o financiamento para o Ensino Superior deve ser reforçado e ser posto um ponto final à existência de propinas, somos pela gratuitidade do Ensino», defende a Comissão Regional de Setúbal da JCP, reclamando ainda que «o financiamento para a Acção Escolar (ASE) deve ser reforçado», assim como «mais bolsas, melhores residências, mais e melhores cantinas» públicas.

Os jovens comunistas exigem, de igual forma, «a saída de Portugal do Processo de Bolonha», uma «reforma do Ensino Superior que tenha em conta a realidade concreta e as especificidades do nosso País», a «revogação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior» e a «participação dos estudantes nos órgãos de gestão da universidade em paridade com os funcionários e professores e a retirada das entidades externas destes órgãos».

Em nota de imprensa, a JCP manifestou-se ainda contra a «criação de fundações» e as «fusões ou consórcios no Ensino Superior», que «não deve ser encarado como um negócio, mas como um direito».




Mais artigos de: Nacional

Nós apoiamos

São já muitos os apoios à Marcha Nacional «A força do povo», todos à rua por um Portugal com futuro, promovida pela CDU, que se vai realizar no dia 6 de Junho, em Lisboa, do Marquês de Pombal aos Restauradores.

A Marcha Nacional é uma poderosa afirmação de que reside no povo, na sua intervenção, na sua luta e no seu voto, a decisão soberana sobre o futuro a construir para as gerações actuais e vindouras, uma afirmação de que está nas mãos dos trabalhadores e do povo decidir do seu destino, abrir outro caminho para Portugal, concretizar uma alternativa patriótica e de esquerda, vinculada aos valores de Abril.

Contra o fascismo<br>e a guerra

A vitória sobre a máquina de guerra hitleriana é assinalada com diversas iniciativas, destacando-se aquela promovida pelo PCP, amanhã, em Lisboa.

Censura em Portalegre

Por iniciativa da CDU, foi aprovada, no dia 30, uma moção de censura ao executivo da Câmara de Portalegre, liderado pela Candidatura Livre e Independente por Portalegre.

Lutar pelo direito a estudar

No dia 29, em todo o País, os estudantes do Ensino Básico e Secundário apitaram contra os cortes de financiamento na Educação – praticados por sucessivos governos do PS, PSD e CDS – e por uma avaliação justa e contínua, sem qualquer barreira de acesso aos graus mais elevados de ensino.

Naufrágios no Mediterrâneo

A JCP, em nota de imprensa divulgada no dia 27, expressa a sua solidariedade para com os povos do continente africano «forçados a fugir da guerra, da fome e da miséria» e manifesta «profundo pesar pela morte de milhares de pessoas nos naufrágios no Mediterrâneo». Os...

AGIT entrevista <br>Jerónimo de Sousa

Já está nas ruas mais uma edição do AGIT – o jornal da JCP. Este número, para além de um grande destaque ao 41.º aniversário da Revolução de Abril, conta com uma entrevista a Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, em que este...

Obras de Lopes Graça na Moita

No dia 14 de Maio, às 21 horas, na Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça, na Moita, tem lugar um espectáculo com as obras do compositor Fernando Lopes Graça, que contará com a colaboração de Domingos Lobo, Alexandre Branco Weffort, José Eduardo Martins e dos coros...

«Nós propomos»

O PCP associou-se, este ano, ao projecto «Nós propomos», do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, patrocinando uma viagem ao Parlamento Europeu (PE) para os alunos vencedores de um concurso que tinha como objectivo apontar um...