Persistir traz resultados

Depois de os trabalhadores da Confeitaria Real, em Vila Real de Santo António, realizarem uma concentração, em protesto, no dia 28 de Abril (na foto), «o patrão assumiu que irá tomar as medidas necessárias para corrigir os erros, respeitando os direitos consagrados no contrato colectivo de trabalho», informou o Sindicato da Hotelaria do Algarve, da Fesaht/CGTP-IN. Em nota à imprensa, no dia 29, saudou a coragem e determinação dos trabalhadores, apontando este exemplo como estímulo para a luta de todos os que vivem «o lado negro do Algarve».

Pelo pagamento de salários, subsídios e outros valores em dívida, mas também pela defesa dos postos de trabalho e dos direitos, da estabilidade e da viabilização da empresa, estiveram em greve na segunda-feira, dia 4, os trabalhadores do empreendimento turístico Parque da Floresta, em Vila do Bispo. O Sindicato da Hotelaria do Algarve afirma que os cerca de cem trabalhadores estão saturados do processo pouco transparente de recuperação da empresa Golf Santo António, gestora do empreendimento.

A cantina da RTP Porto, concessionada à Eurest, esteve encerrada a 30 de Abril, devido a uma greve que teve a adesão de 13 dos 14 trabalhadores (a excepção foi a chefia), em luta pelo pagamento sem cortes do trabalho nos feriados, por aumentos salariais que não ocorrem há cinco anos, contra os ritmos de trabalho intensos e a falta de pessoal, informou o Sindicato da Hotelaria do Norte, da Fesaht/CGTP-IN, afirmando que «os trabalhadores têm razão e prometem continuar a luta».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Impedir o assalto

A decisão política do Governo de entregar ao capital privado a exploração das empresas públicas de transporte urbano de passageiros em Lisboa e no Porto confronta-se com a firme oposição dos trabalhadores.

Professores revoltados

São cada vez mais os professores em greve à actividade relacionada com o «exame Cambrigde», que ontem à tarde ia ter prova escrita. Mas do MEC só vêm mais motivos de revolta.

Luta firme na BA Vidro

Nos dias 3 e 4 de Maio os trabalhadores da BA Vidro na Marinha Grande e na Venda Nova (Amadora) voltaram à greve, com forte adesão, pela restituição de direitos contratuais retirados pela administração desde Janeiro de 2013. Trata-se de um inaceitável desrespeito pelos...

Prémios e deméritos da Teleperformance

O estímulo à «bufaria» foi tornado público pelo CESP     A contrastar com os seis prémios de «great place to work» («melhor local para trabalhar») que a filial portuguesa da multinacional Teleperformance já...