O balanço negativo de Hollande

Uma esmagadora maioria dos franceses (81%) considera negativo o balanço de três anos do governo presidido por François Hollande.

Segundo uma sondagem CSA publicada, dia 2, pelo jornal digital Atlantico, apenas 19 por cento dos inquiridos fazem uma avaliação positiva do mandato do presidente, eleito em 6 de Maio de 2012.

Interrogados sobre as razões do juízo negativo, 69 por cento apontaram a falta de resultados no plano económico.

Ao contrário do que se poderia supor, Hollande goza de uma imagem pessoal bastante razoável face à apreciação da sua governação. Assim, 45 por cento dos inquiridos consideram-no «simpático», 38 por cento, «honesto» e 32 por ceno «corajoso e determinado».

Todavia, apenas 18 por cento apoiariam a sua recandidatura em 2017, contra 81 por cento que excluem essa hipótese.

Opiniões e factos

A opinião negativa expressa na sondagem traduz uma realidade que é particularmente alarmante ao nível do desemprego.

Apesar das promessas eleitorais de Hollande, nestes últimos três anos mais de um milhão de pessoas perderam os seus empregos em França.

Com a economia estagnada, a curva do desemprego praticamente não parou de se agravar desde o início da crise em 2008, com a destruição de cerca de 2,6 milhões de postos de trabalho.

Em final de Março, havia mais de seis milhões de inscritos nos centros de empregos do território continental. Mais de 2,3 milhões eram desempregados de longa duração, categoria que cresceu 136 por cento desde meados de 2008.




Mais artigos de: Europa

700 mil com «zero horas»

Cerca de 700 mil pessoas vivem no Reino Unido exclusivamente de empregos sem horário e salários garantidos, ao sabor dos interesses de circunstância do patronato.

Salários e direitos

Os maquinistas da Deutsche Bahn iniciaram, na segunda-feira, 4, uma greve por aumentos salariais e liberdade de organização sindical. A paralisação poderá manter-se até domingo.

Polónia apaga memória

O edil do pequeno município polaco de Pieniezno, situado a Nordeste, perto da fronteira russa de Kaliningrado, solicitou autorização para desmantelar o monumento a Ivan Tcherniakhóvski (1906-1945). O general mais jovem do Exército Vermelho, duas vezes herói da União...

No socialismo e agora

O gabinete oficial de Estatísticas da República Checa divulgou em meados de Abril um estudo comparativo do poder de compra hoje e há 30 anos, sob o regime socialista. Os números oficiais indicam que o salário médio aumentou sensivelmente neste período. De 2920 coroas...

Da democracia na UE

Em 2010, quando se lançava o então novo processo designado por «Semestre Europeu» – oficialmente designado por ciclo de coordenação das políticas económicas e orçamentais na UE – o então presidente do Tribunal de...