Saudação do PCP

40 anos da vitória do Vietname sobre os EUA

Por ocasião da celebração dos 40 anos da vitória do Vietname sobre a agressão dos Estados Unidos, o Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português enviou uma carta ao Partido Comunista do Vietname saudando a sua luta heróica.

Vitória do povo vietnamita é fonte de inspiração para os comunistas e revolucionários de todo o mundo

«No momento em que se celebra o 40.º aniversário da vitória do Vietname sobre a agressão do imperialismo norte-americano, saudamos calorosamente o Partido Comunista do Vietname e o povo vietnamita pela luta heróica travada pela libertação, a soberania e a independência da vossa pátria, pelo progresso social e o socialismo» – afirma-se na mensagem, que sublinha em seguida:

«A resistência e luta de libertação nacional do povo vietnamita granjeou a solidariedade, o reconhecimento e a admiração das forças democráticas e progressistas por todo o mundo. Luta heróica em que o Partido Comunista do Vietname, sob a liderança de Ho Chi Minh, assumiu o papel revolucionário de vanguarda, unindo todo o povo vietnamita a Norte e a Sul do país.

«A vitória do povo vietnamita, a sua vontade e determinação inquebrantáveis para lutar e vencer, os extremos exemplos de coragem que deu ao mundo e o caminho de desenvolvimento social e económico em que se lançou após a vitória contra o imperialismo norte-americano, orientado para a construção de uma sociedade socialista no Vietname reunificado, foi e continua a ser uma importante fonte de inspiração para os comunistas e revolucionários de todo o mundo.

«Num momento em que se intensifica a ofensiva exploradora e agressiva do imperialismo e se multiplicam os perigos de guerra, lembrar e comemorar os 40 anos da libertação do Vietname é também reafirmar a confiança na luta dos povos pela paz, a liberdade, a soberania, o progresso social e o socialismo.»

A carta termina com a reafirmação da solidariedade de sempre do Partido Comunista Português ao Partido Comunista do Vietname e ao povo Vietnamita, com o desejo que alcancem os maiores êxitos no caminho da construção de uma nova sociedade orientada pelos valores e ideais do socialismo.




Mais artigos de: Internacional

Bandeira de Maio na Ucrânia

O Partido Comunista da Ucrânia (PCU) promoveu, em Kiev, uma concentração e comício de comemoração do 1.º de Maio. Na iniciativa, que a Junta fascista tentou impedir, participaram vários partidos comunistas e operários, entre os quais o PCP, que se fez representar por João Ferreira.

Baltimore sob tensão

Um homem foi atingido por uma bala durante os protestos de segunda-feira, 4, em Baltimore. Os manifestantes acusam a polícia de ter disparado, mas as autoridades asseguram que o tiro partiu da arma do manifestante.O incidente aconteceu depois da presidente da câmara da cidade ter levantado, domingo, 3, o...

Protestos, divisões <br> e ameaças no Burundi

Prosseguem no Burundi as manifestações populares contra a recandidatura do presidente Pierre Nkurunziza a um terceiro mandato, em eleições previstas para 26 de Junho. Desde o começo dos protestos, há 10 dias, sobretudo em Bujumbura, reprimidos...