Poder de compra dos checos

No socialismo e agora

O gabinete oficial de Estatísticas da República Checa divulgou em meados de Abril um estudo comparativo do poder de compra hoje e há 30 anos, sob o regime socialista.

Os números oficiais indicam que o salário médio aumentou sensivelmente neste período. De 2920 coroas em 1985 (107 euros ao câmbio actual), passou para 25 686 coroas (937 euros) em 2014.

Contudo, quem hoje dispuser desse valor médio pode comprar cerca de 1100 broas de pão, ou seja, a mesma quantidade que compraria há 30 anos.

Em contrapartida, poderá adquirir uma quantidade duas vezes superior de manteiga e quatro vezes de ovos.

No mesmo sentido, as estatísticas indicam que o salário médio é suficiente para adquirir 8,6 aspiradores, contra 2,5 unidades há 30 anos. O senão é o preço da energia, que era muito mais barata na época precedente.

A cultura era igualmente mais acessível. Em 1985, com o mesmo salário médio, os checos podiam comprar um terço mais de bilhetes de cinema do que hoje.

Também o transporte público era três vezes mais barato, restando como consolação, aos que hoje optam por ficar em casa, a possibilidade de poderem pagar duas vezes mais por serviços audiovisuais do que há 30 anos.

Os dados, divulgados dia 16 de Abril pela Rádio Praga, são omissos relativamente a outros aspectos que pesam no poder de compra, por exemplo o acesso à Educação ou à Saúde, assim como nada referem quanto ao nível de desigualdade de rendimentos, factor que necessariamente revelaria a verdadeira incidência do «salário médio», hoje e há 30 anos.




Mais artigos de: Europa

700 mil com «zero horas»

Cerca de 700 mil pessoas vivem no Reino Unido exclusivamente de empregos sem horário e salários garantidos, ao sabor dos interesses de circunstância do patronato.

Salários e direitos

Os maquinistas da Deutsche Bahn iniciaram, na segunda-feira, 4, uma greve por aumentos salariais e liberdade de organização sindical. A paralisação poderá manter-se até domingo.

Polónia apaga memória

O edil do pequeno município polaco de Pieniezno, situado a Nordeste, perto da fronteira russa de Kaliningrado, solicitou autorização para desmantelar o monumento a Ivan Tcherniakhóvski (1906-1945). O general mais jovem do Exército Vermelho, duas vezes herói da União...

O balanço negativo de Hollande

Uma esmagadora maioria dos franceses (81%) considera negativo o balanço de três anos do governo presidido por François Hollande. Segundo uma sondagem CSA publicada, dia 2, pelo jornal digital Atlantico, apenas 19 por cento dos inquiridos fazem uma avaliação positiva do mandato do...

Da democracia na UE

Em 2010, quando se lançava o então novo processo designado por «Semestre Europeu» – oficialmente designado por ciclo de coordenação das políticas económicas e orçamentais na UE – o então presidente do Tribunal de...