Reconversão das AUGI

Agilizar é preciso

Com os votos contra da maioria PSD/CDS-PP e a abstenção do PS e BE foi rejeitado um projecto de lei do PCP com propostas de alteração ao diploma que estabelece o regime excepcional para a reconversão urbanística das áreas urbanas de génese ilegal (Lei n.º 91/95). O objectivo declarado era agilizar e acelerar o processo de reconversão e legalização destas áreas comummente conhecidas por AUGI.

Um projecto de lei conjunto dos partidos do Governo e do PS, também com alterações à legislação vigente, teve o voto favorável dos seus autores e a abstenção das restantes bancadas. Já a merecer aprovação unânime da câmara esteve um projecto de resolução, também da maioria PSD/CDS-PP, onde a AR recomenda ao Governo a ponderação de incentivos à reconversão urbanística das áreas urbanas de génese ilegal, designadamente a admissibilidade de aplicação do regime fiscal previsto para a reabilitação urbana, com as adaptações que se mostrem necessárias.

Consciente da morosidade e complexidade que tem marcado este processo de reconversão das AUGI, que está longe de estar concluído, para o PCP – e nesse sentido iam as suas propostas –, é da maior importância que o mesmo não se eternize, «sob pena de defraudar as expectativas dos seus moradores, que anseiam pela resolução definitiva desta questão e por terem a sua habitação totalmente legalizada».

Isso mesmo afirmou a deputada comunista Paula Santos, argumentando que a conclusão do processo de reconversão das AUGI constitui um factor impeditivo do «comprometimento de novos solos».

Aperfeiçoar a lei das AUGI foi, pois, o sentido geral que esteve presente nas medidas concretas avançadas pela bancada comunista neste debate, traduzidas na proposta de eliminação de alguns constrangimentos, agilização de procedimentos e prorrogação de aplicação do seu prazo de vigência, em ordem a que os processos de reconversão em curso possam tramitar até à sua conclusão ao abrigo da presente lei.


Propostas do PCP

Atribuir às câmaras municipais a possibilidade de procederem à divisão dos prédios em compropriedade, que integrem a AUGI, quando não tenha sido constituída a administração conjunta, constitui uma das propostas do PCP para agilizar o processo de reconversão daquelas áreas.

Por outro lado, tendo em conta as dificuldades económicas sentidas por muitos comproprietários, defendida pela bancada comunista é a redução do IVA para a taxa reduzida para os estudos, obras de infra-estruturas, espaços verdes e construção de equipamentos no âmbito dos processos de reconversão de AUGI da responsabilidade das respectivas comissões de administração.

A possibilidade de se proceder a alterações à delimitação das AUGI, tendo em conta um maior conhecimento da realidade local, desde que não sejam incluídos novos artigos matriciais, é outra possibilidade inscrita no projecto de lei do PCP, que propôs ainda a prorrogação do prazo para a constituição de comissão de administração até ao fim do ano de 2015 e para a obtenção do título de reconversão até 2020.




Mais artigos de: Assembleia da República

Defesa da produção leiteira

A maioria PSD/CDS-PP e o PS rejeitaram no dia 24 de Abril a proposta do PCP para a criação de um quadro de regulação do mercado do leite no plano europeu, «acompanhado de medidas que garantam um preço justo e a protecção do mercado nacional face à entrada de leite estrangeiro».

Maioria insensível à asfixia

A maioria PSD/CDS e o PS chumbaram a proposta do PCP para uma nova política de financiamento das instituições do Ensino Superior, capaz de estar à altura de satisfazer as «especificidades e exigências» que a estas se colocam.

Sem mudar de política nada feito

Na comissão de Saúde, para onde baixaram sem votação por 30 dias, estão sete projectos de resolução do PCP relacionados com a natalidade, de um conjunto de 12 diplomas que formalizou no quadro do recente debate parlamentar sobre esta matéria.

Prevenção e combate

A maioria PSD/CDS aprovou, dia 30 de Abril, na generalidade, a proposta do Governo que cria um registo de identificação criminal de condenados por crimes sexuais contra menores, diploma que teve os votos contra das oposições. Com os votos favoráveis de todas...

Consumo de cannabis

A maioria PSD/CDS-PP inviabilizou a recomendação proposta pelo PCP para que o Governo analise a evolução dos impactos na saúde do consumo de cannabis, adopte medidas para prevenir o seu consumo e estude a utilização desta substância para fins terapêuticos. O...