Editorial

PCP, LUTA E ALTERNATIVA

O Encontro Nacional do PCP «Não ao declínio nacional. Soluções para o País», que decorreu em...
Opinião
Actual

Apagão

Foram mais de 2000 os que rumaram a Loures no fim-de-semana e encheram por completo o pavilhão Paz e Amizade. Um dia inteiro em que...
Actual

Amnésias

Amnésia é «a incapacidade parcial ou total de recordar memórias». Vem a precisão científica a...
Actual

Actualizações

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, que há cerca de um ano não teve qualquer pejo em afirmar que...
A talhe de foice

Das pedras

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, declarou que os governos de Portugal e de Espanha constituem «um eixo de...
PCP

Realidade, causas e solução

A pobreza entre as crianças e adolescentes portugueses corresponde a uma situação de enorme gravidade no plano humano e traduz aspectos da vida de um povo e de um País que tem que ter outro rumo.

Crónica Internacional

O pântano

O General Wesley Clark tornou-se famoso como comandante supremo da NATO na sua guerra contra a Jugoslávia. Reavivou a fama em 2007,...
Em Foco

Com o PCP e a CDU<br> a alternativa é possível

Determinação. Esta seria a palavra certa se fosse possível reduzir a apenas uma palavra a jornada do dia 28 de Fevereiro que juntou no pavilhão Paz e Amizade em Loures, os mais de 2000 participantes no Encontro Nacional do PCP. Confiança num projecto político, insubstituível e indispensável, para uma alternativa política patriótica e de esquerda, cuja força reside nos trabalhadores e no povo português. «Sim, há solução para os problemas do País e uma política alternativa que coloque como objectivos os direitos e condições de vida dos trabalhadores e do povo», afirma-se na resolução aprovada por unanimidade.
Ficaram a ecoar na sala, como expressão de determinação e confiança, as palavras de Jerónimo de Sousa: «Esta força que transporta um caudal imenso de esperança de que sim, é possível uma vida melhor, que é possível uma mudança a sério de que o País precisa e construir com o PCP e a CDU um outro rumo e um outro caminho de justiça, soberania e de progresso aqui neste chão onde nascemos, vivemos e lutamos como povo que somos, com o povo que temos! Com confiança!».

 

Soluções para uma vida melhor

No Encontro Nacional do PCP «Não ao declínio nacional. Soluções para o País» foram proferidas diversas intervenções relativas a temáticas tão diversificadas como a situação nacional e internacional, as linhas fundamentais da política patriótica e de esquerda que o PCP propõe e o caminho para a concretizar. Nas próximas páginas damos conta do conteúdo essencial dessas intervenções.

 

Dinheiro há...

A Paulo Sá, deputado do PCP à Assembleia da República, coube abordar a necessidade de uma...

Cortar com as amarras

Para João Ferreira, membro do Comité Central e deputado do PCP ao Parlamento Europeu,...
PCP

Prosseguir a luta pela democracia<br>e o socialismo

O Partido Comunista Português faz 94 anos. Pela sua natureza e identidade, pelos seus objectivos e projecto, pela justeza dos combates que trava, trata-se de uma força sem paralelo do panorama político nacional. Uma força com uma história ímpar de dedicação aos trabalhadores, ao povo e ao País e com muito mais futuro do que memória.

Ataque a direitos e à soberania

O PCP promoveu anteontem ao final da tarde um debate público no qual condenou os objectivos do Tratado Transatlântico EUA-UE (TTIP), que considera uma «ameaça contra os trabalhadores e os povos».

Solução ou fonte de novos problemas?

A constituição de consórcios no Ensino Superior Público é apresentada como resposta às dificuldades das instituições, mas o PCP teme que venha a ser fonte de novos e graves problemas.

Passos deve esclarecimentos

O PCP dirigiu anteontem ao primeiro-ministro um conjunto de nove questões sobre a situação deste perante a...

Travar as privatizações

O PCP condenou a decisão tomada pelo Conselho de Ministros no dia 25 de Fevereiro de lançar o concurso público para a...

Vitórias para continuar

Na sequência da intervenção do PCP, trabalhadores do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e da...

A EP já está à venda

A Entrada Permanente para a Festa do Avante! de 2015 (que se realiza nos dias 4, 5 e 6 de Setembro) já está à venda. A...
Trabalhadores

Sábado de luta nacional

A CGTP-IN leva a cabo este sábado, dia 7, em todos os distritos, uma manifestação nacional, para repudiar a exploração e o empobrecimento, para defender a ruptura com a política de direita e para construir uma alternativa de esquerda e soberana, apelando à participação de trabalhadores no activo, reformados e desempregados, e de todos os que se sentem atingidos pela acção do Governo PSD/CDS-PP.

«Parem de atacar a ferrovia!»

A fusão da Refer com a Estradas de Portugal e a privatização da EMEF e da CP Carga representariam «uma machadada de custos colossais e consequências irreversíveis».

Assembleia da República

Exige-se clareza ao primeiro-ministro

O primeiro-ministro deve explicações sobre a realização de escutas ilegais pelas «secretas», prática relativamente à qual há a acusação de ser habitual e cumprida segundo orientações superiores.

Obstrução

A declaração política proferida por António Filipe gerou visível incómodo na bancada do PSD, com a...

Desprezo pela educação e cultura

A maioria PSD/CDS chumbou os projectos de resolução apresentados por todos os quadrantes da oposição sobre o ensino artístico especializado.

Paragem na pesca da sardinha

A maioria PSD/CDS-PP inviabilizou (com a abstenção do PS num dos pontos e em duas alíneas de dois outros) o projecto de...

Passos deve esclarecimentos

O PCP dirigiu anteontem ao primeiro-ministro um conjunto de nove questões sobre a situação deste perante a...

Pela redução do IMI

O PCP defende a desoneração do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), através de uma alteração...
Europa

Elitização, não!

Os estudantes universitários cumpriram nos dias 25 e 26 uma greve contra a reforma dos cursos superiores, que foi seguida em toda a Espanha, incluindo no Secundário.

Da alternativa

Uma eventual evolução positiva da situação social e política na Grécia...
Internacional

Saaráuis têm <br> direito à autodeterminação

A República Árabe Saaráui Democrática (RASD), que assinalou a 27 de Fevereiro o seu 39.º aniversário, avisa que se em Abril não houver progressos na frente diplomática pode voltar à luta armada.

O Wisconsin está de pé

A maioria republicana no Senado do Wisconsin fez aprovar no dia 26 de Fevereiro a «Lei do Direito a Trabalhar» (LDT),...

PCE defende brigadistas

O Partido Comunista de Espanha (PCE) repudia a detenção dos oito brigadistas que participaram ao lado dos independentistas no...
Temas

Um povo decidido a ser livre

Milhares de pessoas manifestaram-se, sábado, 28, em Caracas, contra nova tentativa de golpe de Estado, protagonizada pela direita venezuelana com o patrocínio dos EUA. No acto, também convocado para assinalar o 26.º aniversário do «Caracazo», o presidente da Venezuela apelou à unidade popular em defesa da paz e da pátria e para derrotar a guerra económica e mediática em curso, revelando não descurar que o imperialismo continuará a promover as condições e os meios da ofensiva antibolivariana.

Argumentos
TVisto

O velho conto

O enredo é velho e é conhecido, qualquer coisa como segue. Chega a Lisboa, talvez à estação fluvial do...
Aconteceu

CE reconhece aumento da pobreza

A Comissão Europeia reconheceu que os cortes nos apoios sociais afectaram «desproporcionalmente os mais pobres» e «as...

30 mil partiram para Inglaterra

Cerca de 30 mil portugueses chegaram ao Reino Unido em 2014 para trabalhar, o que representa um aumento de um por cento em...

UC distingue José Quitério

O jornalista e gastrónomo José Quitério foi distinguido, dia 1, com o «Prémio Universidade de Coimbra...

Subterrâneo da Liberdade<br>na Biblioteca do Seixal

A Biblioteca Municipal do Seixal inaugurou, dia 27, a exposição «Jorge Amado: Um Subterrâneo da Liberdade», que estará patente até 28 do corrente mês.
A mostra assinala os 60 anos da edição do célebre romance, homenageando este autor maior da literatura brasileira, com vasta obra traduzida e publicada em mais de 50 países e adaptada para a televisão, cinema e teatro.
Destacado intelectual comunista, Jorge Amado deixou nos seus livros a denúncia das miseráveis condições de vida do povo e críticas severas aos regimes ditatoriais.
É esse o pano de fundo da trilogia «Os Subterrâneos da Liberdade», iniciada em Março de 1952, em Dobris, na Checoslováquia, e concluída em Novembro de 1953, no Rio de Janeiro. A primeira edição seria lançada em Maio de 1954.

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 6...

A semana em resumo

Frases

“O que é chocante é que quando Moscovici, comissário dos Assuntos...