O Militante evoca nacionalizações

«Nacionalizações, conquista história e bandeira de luta» é o título de capa da edição de Março/Abril da revista O Militante, já à venda. Lá dentro, o tema é tratado no texto de Abertura, intitulado «Há 40 anos a revolução tomou o caminho do socialismo» e num artigo de Anselmo Dias, que recorda a nacionalização da banca após o 11 de Março de 1975. Na mesma linha, recorda-se num outro texto os 40 anos da Reforma Agrária.

Francisco Lopes, dos organismos executivos do CC, assina «A situação política actual e as tarefas do Partido», ao passo que Jaime Toga, da Comissão Política, e Celso Costa, do CC, abordam as conclusões e o significado das assembleias das organizações regionais do Porto e do Algarve, respectivamente. Rui Fernandes, da Comissão Política, garante ser fundamental «Romper com o rumo de crescente submissão e subordinação externas».

O centenário do nascimento de António Dias Lourenço, que se cumpre em Abril, é valorizado por Domingos Abrantes, enquanto Isabel Cruz reflecte sobre «Direitos da Mulher, defesa da democracia e luta contra o fascismo». Sobre a relação entre fascismo e guerra escreve Georgui Dimitrov, num texto de 1937 que O Militante recorda.

«A democracia nas escolas, uma conquista de Abril», do dirigente da JCP Miguel Violante, «Sobre o Encontro Nacional da CNOD, unir e mobilizar o movimento da deficiência», de Fernando Maurício, e «Cuba: a frente económica e os desafios da revolução», de Luís Carapinha completam a edição, que também inclui o comunicado da reunião do Comité Central de 9 de Fevereiro.   



Mais artigos de: PCP

Prosseguir a luta pela democracia<br>e o socialismo

O Partido Comunista Português faz 94 anos. Pela sua natureza e identidade, pelos seus objectivos e projecto, pela justeza dos combates que trava, trata-se de uma força sem paralelo do panorama político nacional. Uma força com uma história ímpar de dedicação aos trabalhadores, ao povo e ao País e com muito mais futuro do que memória.

Ataque a direitos e à soberania

O PCP promoveu anteontem ao final da tarde um debate público no qual condenou os objectivos do Tratado Transatlântico EUA-UE (TTIP), que considera uma «ameaça contra os trabalhadores e os povos».

Solução ou fonte de novos problemas?

A constituição de consórcios no Ensino Superior Público é apresentada como resposta às dificuldades das instituições, mas o PCP teme que venha a ser fonte de novos e graves problemas.

Passos deve esclarecimentos

O PCP dirigiu anteontem ao primeiro-ministro um conjunto de nove questões sobre a situação deste perante a Segurança Social, solicitando-lhe designadamente que especifique as entidades responsáveis pelas remunerações e sobre as quais incidiram os descontos em...

Travar as privatizações

O PCP condenou a decisão tomada pelo Conselho de Ministros no dia 25 de Fevereiro de lançar o concurso público para a subconcessão da Carris e do Metropolitano de Lisboa através de um comunicado do seu Gabinete de Imprensa emitido nesse mesmo dia. Nessa nota, o Partido denuncia aqueles...

Vitórias para continuar

Na sequência da intervenção do PCP, trabalhadores do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e da empresa Mahle obtiveram significativas melhorias nas suas condições de trabalho. No caso do centro hospitalar, a iniciativa do Partido resultou no aumento salarial a mais...

A EP já está à venda

A Entrada Permanente para a Festa do Avante! de 2015 (que se realiza nos dias 4, 5 e 6 de Setembro) já está à venda. A compra antecipada da EP constitui uma expressão de solidariedade para com a Festa e o Partido que a promove, tão mais necessária no ano em que decorre a campanha...