Travar as privatizações

O PCP condenou a decisão tomada pelo Conselho de Ministros no dia 25 de Fevereiro de lançar o concurso público para a subconcessão da Carris e do Metropolitano de Lisboa através de um comunicado do seu Gabinete de Imprensa emitido nesse mesmo dia. Nessa nota, o Partido denuncia aqueles que são os «verdadeiros objectivos de mais esta Parceria Público Privada»: promover a transferência de rendas para o grande capital através da «mercantilização dos transportes públicos». Isto ao mesmo tempo que se reduz a oferta de serviços e se aumenta os custos para os utentes.

O PCP acusa ainda o Governo de se justificar, uma vez mais e de forma mentirosa, com os regulamentos comunitários que imporiam esta mercantilização. Mas é a própria proposta de lei aprovada pelo Conselho de Ministros na semana passada a reconhecer que os estados-membros da UE «podem tomar a opção de contratualizar directamente com as empresas públicas a prestação dos transportes públicos», acrescenta o Partido.

Acusando ainda o Governo de estar a «acelerar a implementação de medidas estruturantes no sector dos transportes, de forma unilateral e em oposição frontal às opiniões expressas pela esmagadora maioria das entidades envolvidas», por se encontrar em fase terminal do seu mandato, o PCP apela aos trabalhadores e aos utentes para que intensifiquem a luta contra a privatização do Metro e da Carris. Nesta luta, acrescenta, poderão contar «com a total e activa solidariedade do PCP e dos seus eleitos na Assembleia da República, no Parlamento Europeu e nas autarquias». Com esta luta, confia, é possível derrotar esta «nova tentativa de privatização» destas duas importantes empresas. 



Mais artigos de: PCP

Prosseguir a luta pela democracia<br>e o socialismo

O Partido Comunista Português faz 94 anos. Pela sua natureza e identidade, pelos seus objectivos e projecto, pela justeza dos combates que trava, trata-se de uma força sem paralelo do panorama político nacional. Uma força com uma história ímpar de dedicação aos trabalhadores, ao povo e ao País e com muito mais futuro do que memória.

Ataque a direitos e à soberania

O PCP promoveu anteontem ao final da tarde um debate público no qual condenou os objectivos do Tratado Transatlântico EUA-UE (TTIP), que considera uma «ameaça contra os trabalhadores e os povos».

Solução ou fonte de novos problemas?

A constituição de consórcios no Ensino Superior Público é apresentada como resposta às dificuldades das instituições, mas o PCP teme que venha a ser fonte de novos e graves problemas.

Passos deve esclarecimentos

O PCP dirigiu anteontem ao primeiro-ministro um conjunto de nove questões sobre a situação deste perante a Segurança Social, solicitando-lhe designadamente que especifique as entidades responsáveis pelas remunerações e sobre as quais incidiram os descontos em...

O Militante evoca nacionalizações

«Nacionalizações, conquista história e bandeira de luta» é o título de capa da edição de Março/Abril da revista O Militante, já à venda. Lá dentro, o tema é tratado no texto de Abertura, intitulado «Há 40 anos a...

Vitórias para continuar

Na sequência da intervenção do PCP, trabalhadores do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e da empresa Mahle obtiveram significativas melhorias nas suas condições de trabalho. No caso do centro hospitalar, a iniciativa do Partido resultou no aumento salarial a mais...

A EP já está à venda

A Entrada Permanente para a Festa do Avante! de 2015 (que se realiza nos dias 4, 5 e 6 de Setembro) já está à venda. A compra antecipada da EP constitui uma expressão de solidariedade para com a Festa e o Partido que a promove, tão mais necessária no ano em que decorre a campanha...