PCE defende brigadistas

O Partido Comunista de Espanha (PCE) repudia a detenção dos oito brigadistas que participaram ao lado dos independentistas no Donbass na luta contra o «governo de Kiev, as suas políticas belicistas e os nazi-fascistas que tomaram o poder na Ucrânia» com o apoio dos EUA e da União Europeia. Em comunicado divulgado a 28 de Fevereiro, o PCE lembra a sua história como partido que «deu e recebeu solidariedade à escala mundial», recusa «considerar o internacionalismo como um delito» e reafirma a sua «eterna gratidão» a quantos acorreram a Espanha em defesa da II República contra o fascismo. O documento sublinha em particular a dívida de gratidão «aos ucranianos e demais povos da antiga URSS pelo seu apoio e solidariedade na resistência democrática durante a longa noite da ditadura franquista».

Considerando que as detenções «não têm qualquer fundamentação jurídica», o PCE repudia as alegações de que os brigadistas puseram em causa a «neutralidade espanhola» no conflito da Ucrânia, uma vez que essa «neutralidade não existe», pois o «governo espanhol secundou todas as decisões de apoio aos golpistas que ocuparam o governo de Kiev», desde as sanções à Rússia (apesar de isso ter prejudicado os agricultores espanhóis) à participação da Força Aérea nas operações da Nato, no Báltico, provocando a Rússia nas suas próprias fronteiras.

O PCE, reiterando que o problema na Ucrânia não é a disputa territorial com a Rússia mas sim o carácter nazi-fascista do governo de Kiev, exige ainda a imediata libertação dos brigadistas, sem qualquer acusação.



Mais artigos de: Internacional

Saaráuis têm <br> direito à autodeterminação

A República Árabe Saaráui Democrática (RASD), que assinalou a 27 de Fevereiro o seu 39.º aniversário, avisa que se em Abril não houver progressos na frente diplomática pode voltar à luta armada.

O Wisconsin está de pé

A maioria republicana no Senado do Wisconsin fez aprovar no dia 26 de Fevereiro a «Lei do Direito a Trabalhar» (LDT), transitando o infame projecto de lei para a Assembleia Estadual, também controlada pelo Partido Republicano. Ao proibir os sindicatos de exigir o pagamento de quotas a todos os...