Editorial
Opinião
Actual

Pantomineiros

A hipocrisia tem limites, para quem tenha um resto de vergonha. Não é o caso do CDS que nos tem habituado a um verdadeiro jogo...
Actual

Com três letrinhas apenas...

A terceira tentativa de privatização da TAP, depois das tentativas de entrega à falida Swissair (2001) e a um dito...
Actual

Confere

Uma casa a que chamemos nossa; uma sopa quentinha na mesa; uma mão macia como pão a que possamos dar a nossa; uma lufada de ar...
A talhe de foice

Sem pátria

No congresso n.º vinte e tal da JSD – os meninos laranjas têm congressado imenso, em 40 anos de democracia – Passos...
PCP

Tempo de reforçar <br>a luta pela ruptura

Para lá dos casos que se têm atravessado, e estão atravessados, na vida política nacional, é necessário ter presente que está prestes a entrar em vigor o Orçamento do Estado para 2015. Um Orçamento que acentua a exploração, alarga as desigualdades, prossegue o ataque no direito de acesso à saúde, à educação e à protecção social, protege e promove a concentração da riqueza e a acumulação de lucros dos grandes grupos económicos e financeiros – opções que prosseguem a destruição de sectores e empresas estratégicas, como é o caso da TAP.

Crónica Internacional

Capitalismo e corrupção

Os casos de corrupção envolvendo as altas esferas do poder económico e do poder político, tornaram-se tão...
Em Foco

País precisa<br>de uma política<br>patriótica e de esquerda

O Comité Central do PCP, reunido a 14 de Dezembro de 2014, analisou a situação nacional e aspectos da situação internacional, avaliou o desenvolvimento da luta de massas e da intervenção com vista à ruptura com a política de direita e à construção de uma alternativa patriótica e de esquerda. O Comité Central apontou elementos para a preparação das eleições legislativas de 2015 e para a continuação do reforço e afirmação do Partido.

PCP

<font color=0093dd>Luta, propostas e soluções</font>

O PCP encerrou, com uma sessão pública realizada no sábado, 13, a primeira fase da acção nacional «A força do povo por um Portugal com futuro – uma política patriótica e de esquerda». Nos últimos três meses, em múltiplas iniciativas, o PCP demonstrou que há alternativa à política de direita: uma política patriótica e de esquerda, que cabe aos trabalhadores e ao povo, com a sua luta, construir. 

<font color=0093dd>Emprego, direitos, soberania</font>

As intervenções realizadas na sessão de dia 13 comprovaram que esta primeira fase da acção nacional permitiu ao PCP aprofundar e enriquecer a sua proposta de política alternativa com medidas concretas que a corporizam.

Privatização da TAP é «crime»

O Secretário-geral do PCP esteve reunido,no dia 11, com representantes dos trabalhadores da TAP solidarizando-se com a sua luta em defesa da empresa e dos postos de trabalho. 

Alavancas de desenvolvimento

As infra-estruturas de transportes são «estratégicas» e constituem «investimentos produtivos» capazes de impulsionar a recuperação económica e de resolver problemas imediatos, garante o PCP.

Conhecer para crescer

A concretização da acção de contacto com os membros do Partido vai permitir dar um...

Para quê o segredo?

Na edição de Dezembro do seu boletim, O Faísca, a célula do Partido na Autoeuropa alerta os trabalhadores da...

Encontro Nacional do PCP

O Comité Central do PCP decidiu convocar para 28 de Fevereiro de 2015 um Encontro Nacional do PCP, que terá como lema...

Faleceu João Nascimento

Faleceu no dia 12, aos 66 anos, o camarada João Manuel Fernandes do Nascimento, membro da Direcção da...
Trabalhadores

O trabalho e a vida

Numa acção pública, na baixa de Lisboa, o ataque dos patrões e do Governo contra a regulação dos horários de trabalho foi apontado como um dos mais graves impedimentos à conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar.

STAL marca lutas para Janeiro

No novo ano, o STAL/CGTP-IN vai insistir na exigência das 35 horas semanais e um objectivo central da luta dos trabalhadores será a derrota eleitoral do actual Governo e da política de direita.

Parar a fusão da Refer e EP

«O Governo quer mesmo é privatizar e concessionar tudo o que puder, para conseguir pagar as PPP e afins», acusam as organizações dos trabalhadores da Refer, num documento em que apresentam sete razões para a greve de hoje.

Vitórias da luta

«Vale a pena estar sindicalizado e lutar pela defesa e aplicação dos direitos conquistados e consignados com força...

Contra 40 horas na CM Braga

Com mais de 800 participantes, teve lugar em Braga, durante a manhã de dia 12, sexta-feira, uma jornada de...

Greve à PACC amanhã

A Federação Nacional dos Professores manifestou «satisfação por mais esta derrota de um Governo que...

Protesto na Simarsul

Um grupo de trabalhadores da Simarsul (Sistema Integrado Multimunicipal de Águas Residuais da...

Natal em greve na Scotturb

Perante a falta de qualquer resposta dos donos e da gerência da Scotturb ao caderno reivindicativo aprovado pelos trabalhadores, a...

Por salários a tempo e horas

Os trabalhadores de limpeza da Vadeca, no Museu do Oriente e no Centro Hospitalar Médio Tejo, da Conforlimpa, na Biblioteca Municipal...
Assembleia da República

É maior o fosso entre<br>ricos e pobres

Jerónimo de Sousa acusou o primeiro-ministro de «insensibilidade social» e de desrespeitar os milhares de portugueses que foram violentamente atingidos nestes anos pela política do Governo.

 

Governo vira costas à juventude

Desemprego, empobrecimento, precariedade e emigração, eis os traços mais fortes da situação com que se confrontam hoje os jovens, fruto da acção deste Governo e das suas opções firmadas no pacto com a troika.

Nacional

Solidariedade com os trabalhadores

A Câmara do Seixal aprovou, na passada semana, uma tomada de posição manifestando a sua solidariedade para com os trabalhadores do Instituto da Segurança Social (ISS) de Setúbal.

Multas a estudantes carenciados

PCP questiona o Governo sobre a cobrança de multas aos estudantes integrados no escalão A e B por falta de comparência ao almoço na cantina do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, em Setúbal.

PS agrava problemas

No debate sobre o insucesso escolar nos Açores, que se realizou no dia 9, Aníbal Pires, deputado do PCP na Assembleia...

Exigida a demissão de Crato

Um grupo de investigadores e alunos do Ensino Superior exigiram, ontem, a demissão do Ministro da Educação, tendo...
Europa

«Assim não pode ser!»

Os trabalhadores italianos aderiram massivamente à greve geral de oito horas convocada, dia 12, pela CGIL e UIL, contra as políticas anti-sociais do governo de Matteo Renzi.

Bélgica parou

A Bélgica ficou praticamente paralisada por uma greve geral contra a austeridade, realizada dia 15, que a frente comum de sindicatos qualificou de histórica.

A saga do Luxleaks

O jornal belga Le Soir revelou, dia 9, a existência de um novo conjunto de documentos que implicam mais 35 empresas no escândalo...
Internacional

Fim da ocupação na ordem do dia

A Palestina pretende que o Conselho de Segurança da ONU (CS) aprove uma resolução para a retirada de Israel dos seus territórios no prazo de dois anos. A apresentação do projecto estava prevista para ontem, dia 15.

Erdogan sem travão

Jornalistas, guionistas, produtores e o presidente de um grupo de comunicação social foram presos, durante o fim-de-semana na Turquia, numa vaga repressiva ordenada e defendida pelo presidente, Recep Erdogan.

Ponta do <i>iceberg</i>

O total de mortos e desaparecidos durante a ditadura militar brasileira está amplamente subestimado, considera o presidente do...

Obama bonifica banca

O Senado e a Câmara dos Representantes dos EUA aprovaram, sexta-feira, 12, e domingo, 14, o Orçamento Federal até...
Temas

Governo manipula dados do desemprego

Subir Lall, chefe de missão do FMI em Portugal, numa entrevista dada ao Jornal de Notícias, em Novembro de 2014, afirmou: «Ninguém percebeu como é que o desemprego está a baixar». O chefe do FMI ainda não percebeu porque ele, como sempre aconteceu, nunca se deu ao trabalho de estudar a realidade portuguesa.

Argumentos
TVisto

Crime, impudor, sintoma

O caso já foi abordado neste nosso jornal, e naturalmente em excelentes termos, numa breve nota de Anabela Fino. Acontece,...
Aconteceu

Empresas contestam venda da EGF

Nove empresas enviaram à Autoridade da Concorrência um documento conjunto em que se considera que a compra da EGF (Empresa...

Moura distingue Ana Benedita

Ana Benedita Ramos Caro, natural da Vila de Amareleja, foi agraciada, dia 13 de Dezembro, em Moura, com o prémio de Cidadã do...

Reuniões e iniciativas

Reuniões e iniciativas   Almada - Sexta-feira, 19, às 17h00,...

A semana em resumo

Frases

“O sistema económico e financeiro que nos orienta só valoriza o que dá...