Loures investe na Educação

No dia 12 foram inauguradas as obras de remodelação e ampliação da Escola Básica n.º 4 de São João da Talha, em Loures. Com um investimento de mais de um milhão de euros – cofinanciados pela Valorsul – a escola conta agora com três novas salas de Ensino Básico e duas salas de jardim de infância, embora o Ministério da Educação e da Ciência só tenha aprovado a instalação de apenas uma.

Além destas novas valências, o equipamento escolar – que acolhe diariamente mais de 300 crianças – tem também uma nova sala de apoio à multideficiência, três salas de apoio às actividades extracurriculares e uma nova biblioteca. Também o refeitório e toda a zona da cozinha foram remodelados e ampliados, assim como todas as instalações sanitárias do complexo escolar.

Há ainda a destacar a remodelação do ginásio, o revestimento e isolamento dos edifícios e a instalação de janelas de vidros duplos com corte térmico. Foi ainda substituída a cobertura de fibrocimento por painéis metálicos, também com isolamento térmico.

Os espaços exteriores foram reorganizados, de forma a tirar melhor partido da área existente e dar resposta às situações de mobilidade condicionada. Foi construído um novo campo de jogos e criada uma área destinada à implementação de uma horta pedagógica. A área coberta do logradouro foi também ampliada.

Segundo o presidente da Câmara de Loures, «é sempre um dia especial quando se inaugura uma nova escola», sendo este «o melhor investimento que um município pode fazer». Na inauguração, Bernardino Soares lembrou que «estas obras foram finalizadas no tempo em que estava previsto, coisa que é rara nas obras públicas» e «nos tempos que correm». «As obras beneficiaram de verbas da Valorsul, que pertenciam ao município de Loures. Assim se vê a importância desta empresa, que se deve manter na esfera pública», afirmou, dando ainda a conhecer que a autarquia vai investir cerca de cinco milhões de euros nos próximos dois anos na área da educação.




Mais artigos de: Nacional

Solidariedade com os trabalhadores

A Câmara do Seixal aprovou, na passada semana, uma tomada de posição manifestando a sua solidariedade para com os trabalhadores do Instituto da Segurança Social (ISS) de Setúbal.

Multas a estudantes carenciados

PCP questiona o Governo sobre a cobrança de multas aos estudantes integrados no escalão A e B por falta de comparência ao almoço na cantina do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, em Setúbal.

PS agrava problemas

No debate sobre o insucesso escolar nos Açores, que se realizou no dia 9, Aníbal Pires, deputado do PCP na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, criticou a utilização manipulatória do chamado «ranking das escolas» para atacar a Escola...

Exigida a demissão de Crato

Um grupo de investigadores e alunos do Ensino Superior exigiram, ontem, a demissão do Ministro da Educação, tendo interrompido a intervenção de Nuno Crato na Conferência «Ciência e Inovação no Portugal 2020», que teve lugar no Instituto Superior...

Taxistas revoltados <br>em Lisboa

A Federação Portuguesa do Taxi (FPT) e a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) solicitaram, segunda-feira, uma reunião com carácter de urgência ao presidente do Conselho de Administração da TAP com...