Editorial

A LUTA CONTINUA

Faleceu o camarada José Casanova que foi, entre 1997 e Fevereiro deste ano, Director do Avante! e a quem o Partido, num funeral com...
Opinião
A talhe de foice

Acrisolado

A ajuda do português Durão Barroso ao seu País na presidência da UE foi dizer que, se Portugal não cumprir...
Actual

Os <i>vistos</i> e a ocasião

O País terá acordado em sobressalto pelo sismo dos vistos gold. Talvez sem razão para tal espanto, olhada a falta de...
Actual

Os três pontos

Na semana passada falámos aqui da entrevista de Cavaco em que o cavalheiro afirmou – ao jeito de uma outra...
Actual

Anticomunismo pavloviano

Um jornal diário trata de «soviéticos» aviões russos que recentemente sobrevoavam o Atlântico. Um canal...
PCP

A luta dos comunistas

No Avante! de 6 de Novembro, como é próprio dum jornal que é o órgão central do PCP, com a sua natureza de classe, publicaram-se diversos artigos, temas, notícias, argumentos, reportagens com um destaque central para a luta e organização dos trabalhadores e do povo, e do PCP como seu Partido de vanguarda. Mereceram igualmente atenção, no mesmo plano de classe, acontecimentos nacionais e internacionais e leituras e análises sobre questões da actualidade.

Crónica Internacional

Absurdo sem limites

O cantor e humorista norte-americano Tom Lehrer notabilizou-se nos anos 50 e 60 pelas suas canções satíricas...
Em Foco

É imperioso e urgente<br>reforçar a luta pela Paz

«Se a situação internacional encerra sérios e grandes perigos, abre igualmente grandes potencialidades para a luta de emancipação dos trabalhadores e dos povos, para a luta pela Paz» – afirma Ilda Figueiredo, presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) em entrevista ao Avante!, onde entre outros aspectos refere a importância do Concerto pela Paz do próximo dia 22 como meio de mobilizar vontades, que é preciso alargar muito, face à ameaça da guerra com o seu rasto de barbárie e destruição.

PCP

Comunistas assim nunca partem

O desaparecimento de José Casanova, destacado dirigente do Partido Comunista Português, constitui uma perda imensa para o colectivo partidário. Prosseguir o combate que foi o seu é a melhor homenagem que se lhe pode prestar.

Força da resistência<br>da luta e da alternativa

O reforço do Partido, a luta contra a política de direita que afunda o País e o Alentejo e a afirmação de um caminho alternativo para a região dominaram os trabalhos da 8.ª Assembleia da Organização Regional de Beja do PCP, realizada no domingo, 16, em Castro Verde.

Levar a mudança ao Cabo

Mais de 200 militantes comunistas vindos de todo o País debateram, sábado, 15, o futuro da Festa do Avante! e as exigências que se colocam com a compra da Quinta do Cabo. O objectivo é aproveitar o alargamento do espaço para fazer uma Festa melhor.

Reforçar a frente antimonopolista

Num jantar com micro, pequenos e médios empresários, realizado em Lisboa no dia 14, Jerónimo de Sousa apelou à construção de uma «vasta frente antimonopolista, capaz de criar condições para uma verdadeira alternativa política».

Intensificar o ritmo

Foi em Castro Verde, no intervalo da 8.ª Assembleia da Organização Regional de Beja do PCP, que encontrámos alguns...

Governo e política esgotados

Face ao estado de degradação económica, social e política e institucional a que chegou o País, este Governo PSD/CDS não pode manter-se em funções, reiterou Jerónimo de Sousa no comício do PCP em Évora.

Encontro com CNJP

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral, esteve reunida no dia 13 com a...
Trabalhadores

Ponto alto da luta que não pára

A CGTP-IN considerou que o «dia nacional de indignação, acção e luta» foi «um momento alto da luta contra a exploração e o empobrecimento», valorizando resultados alcançados e destacando a importância da articulação das reivindicações concretas com a luta mais geral, pela demissão do Governo e alteração da política - como vai voltar a ser exigido nos próximos dias, nas iniciativas descentralizadas da «marcha nacional».

CP em greve dia 24

O sindicato da Fectrans/CGTP-IN no sector ferroviário criticou as duas organizações que convocaram greves sectoriais para segunda-feira, mas apelou a que todos os trabalhadores abrangidos adiram.

Greve dos enfermeiros

A greve nacional de enfermeiros, convocada pelo SEP/CGTP-IN, que contou com 70 por cento de adesão no dia...

Despedir efectivos no ISS

O Governo quer despedir quase 700 trabalhadores efectivos do Instituto de Segurança Social (ISS,IP),...
Assembleia da República

O acesso aos cuidados de saúde

Assegurar a todos os portugueses o acesso à saúde, à educação e à fruição cultural, assim é o sentido geral das propostas de alteração ao OE do PCP no capítulo das áreas sociais.

 

Nacional

Força redobrada para continuar

A Juventude Comunista Portuguesa (JCP) assinalou, no passado dia 10 de Novembro, trinta e cinco anos de vida. As comemorações deste aniversário tiveram múltiplas expressões por todo o País, merecendo destaque a iniciativa de âmbito nacional realizada no sábado, 15, no Porto.

Balanço positivo

Apesar da herança pesada deixada pelo PS, foi possível realizar trabalho, consideraram, unanimemente, eleitos e activistas da CDU no encontro concelhio de Évora.

Congresso da CNA

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) realiza, no próximo domingo, 23, em Penafiel, o seu VII Congresso. Em...

Património duriense

As eleições para os corpos sociais da Casa do Douro são a primeira linha de defesa de um património que é...

Saúde em causa

A Câmara Municipal de Serpa está contra a transferência do Hospital de São Paulo para a Santa Casa da...
Europa

Na rua, pela alternativa

Cerca de cem mil pessoas em 30 manifestações realizadas, dia 15, nas principais cidades de França, condenaram as políticas de austeridade e exigiram uma alternativa.

Tensão social

Milhares de trabalhadores italianos dos sectores público e privado paralisaram, dia 14, realizando acções de rua em duas dezenas de cidades contra as políticas de austeridade.

Crise na natalidade

Um relatório divulgado, dia 13, em Bruxelas, pelo Instituto de Política Familiar (IPF) revela que sete em cada dez...

Epidemia conveniente

Há uma epidemia conveniente entre os principais responsáveis da União Europeia (UE) e das...
Internacional

G20 promete mais crescimento

A reunião do G20 terminou no domingo, 16, na Austrália, com o anúncio de que poderá haver um crescimento adicional de 2,1 por cento dos PIB, até 2018, dos integrantes do grupo. Um objectivo em que poucos acreditam.

Contra o boicote a Cuba

O diário norte-americano The New York Times voltou a dedicar a Cuba o seu editorial de domingo, 17, desta feita para condenar os EUA por incentivarem a emigração de médicos cubanos.

Temas

Número de desempregados continua a aumentar

O INE acabou de publicar os dados do desemprego oficial referentes ao 3.º Trimestre de 2014. O Governo, utilizando os dados que abrangem apenas uma parte dos desempregados, veio logo dizer, na sua campanha de manipulação da opinião pública, que o desemprego tinha diminuído, apresentando isso como um êxito da recuperação económica fruto da sua política de austeridade.

Argumentos
TVisto

Viagem ao deserto anunciado

Uma equipa de reportagem da TVI, ou talvez da SIC, ou talvez da RTP, foi fazer mais uma visita ao interior do País. A aparente...
Aconteceu

Ana Moura esgota salas nos EUA

A fadista Ana Moura, em digressão pelos Estados Unidos e Canadá, esgotou, dia 11, a sala B.B. King Blues, em Manhattan, Nova...

Reuniões e iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira,...

A semana em resumo

Frases

“É preciso evitarmos masoquismos. Nós temos um programa [de...